Categories:

Como emitir o CRLV 2020 de forma digital – um guia prático

Uma coisa é certa: mesmo em momentos de incerteza, este ano trouxe mudanças significativas para todos. Com isso, algo que não podemos negar, é que a pandemia acelerou não somente a adoção do home office, mas também a digitalização de vários processos. 

Com o Detran não foi diferente! Desde 2018, o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo já tinha sua versão digital, mas era oferecida apenas em alguns Estados, sendo algo bem restrito. Agora, em 2020, todos os 27 DETRANs adotaram esse processo mais prático, que permite os motoristas consultarem e baixarem o CRLV Digital pelo celular ou internet.

Vamos, a seguir, entender um pouco mais dessa nova forma de emissão de documento.  

Afinal, o que é o CRLV-e?

O CRLV-e já é o seu conhecido documento de licenciamento, mas agora em sua versão digital. Ele possui as mesmas informações do CRLV impresso e a mesma validade jurídica do documento físico – 1 ano de licenciamento.  

Atualmente, o documento encontra-se disponível para download pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) e em sua versão impressa pelo site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Com isso, ele pode ser acessado a qualquer hora, além de possuir garantia de autenticidade por meio de um QR Code.

A emissão é realizada de forma totalmente online, não sendo necessário comparecer presencialmente nos postos do Detran. 

Consigo emitir CRLV Digital, mesmo tendo débitos pendentes?

Importante ressaltar que não. Para obter o documento do veículo de forma digital, é necessário realizar o pagamento do licenciamento vigente daquele ano e todos os débitos que estejam em atraso, como multas de trânsito, IPVA e Seguro DPVAT.

Após concluída essa etapa, você poderá emitir o documento e seguir o guia prático abaixo.

Passo a Passo – Como emitir o meu CRLV 2020 de forma digital

1. Baixe o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) 

Para iniciar, é preciso realizar o download do aplicativo em seu smartphone. O aplicativo encontra-se disponível tanto para IOS (App Store) quanto para o sistema Android (Play Store).

Caso queira saber mais sobre as funcionalidades do aplicativo, basta acessar o nosso artigo sobre Carteira Digital de Trânsito

2. Realize o seu cadastro pelo gov.br

Após baixar o App, é preciso realizar o seu primeiro acesso. Para isso, será necessário criar uma conta no gov.br. Você terá 6 opções de como ativar esse cadastro, recomendamos selecionar a alternativa “Número do CPF”, pois é a mais rápida.

Para saber detalhes dessa etapa, acesse a página de Conta de Acesso do Governo Federal

3. Login – Primeiro acesso no aplicativo

Após realizado o seu cadastro pelo gov.br, basta voltar no aplicativo, preencher o seu CPF, tocar em “Avançar” e digitar a sua senha.

O próximo passo consiste em ler as informações sobre validade do documento e o uso de dados pelo aplicativo. Após concluir, basta clicar em “Autorizar”.

4. Acesse a aba de “Veículos”

Estamos quase terminando! Ao acessar o menu principal do aplicativo, o usuário deve clicar em “Veículos”. Em seguida, é só clicar em “Toque aqui para adicionar um CRLV”.

5. Preencha os dados do veículo 

Nesta etapa, será preciso preencher os campos com o Renavam do veículo e com o código de segurança do CRV (Certificado de Registro do veículo) o antigo DUT (Documento Único de Transferência).

Mas onde encontro o código de segurança do CRV?

Diferente do CRLV, o CRV não é de porte obrigatório e não tem validade. Esse é um dos documentos emitidos no primeiro emplacamento do veículo e ele tem com objetivo registrar todas as suas características e dados pessoais do proprietário. 

Uma nova emissão só é necessária quando há transferência de propriedade, mudança de UF ou alteração de alguma característica ou categoria do veículo. Seu código de segurança fica localizado na parte superior direita do documento, contendo onze caracteres.

6. Faça o download ou imprima o seu CRLV 2020 – última etapa!

Pronto! Depois de realizada as etapas do nosso guia prático, o seu CRLV Digital irá ficar disponível para consulta e download pelo aplicativo “CDT”. Em qualquer hora, você pode visualizar o seu documento, acessando-o mesmo sem conexão com a Internet.

Pelo aplicativo, o usuário também consegue imprimir o documento direto da sua casa, basta fazer o compartilhamento do PDF para o seu e-mail e realizar a impressão.

Como baixar o meu CRLV Digital pelo Portal do Denatran?

Outra forma de baixar o seu  Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo é pelo Portal do Denatran. O passo a passo não é tão diferente, nas duas opções é preciso fazer o login ou cadastro pelo gov.br, utilizando CPF e senha. Confira!

1. Acesse o Portal de Serviços do Denatran;

2. Em Menu, na aba usuário, clique em “Entrar com o gov.br”;

3. Como já realizamos o cadastro com gov.br pelo aplicativo CDT, agora basta informar seu CPF e a senha que criou. Mas se ainda precisa criar uma conta, basta seguir as etapas da nossa publicação no Instagram;

4. Após feito o seu cadastro, você será redirecionado para a Página de Login. Em seguida, vá em Menu e clique em “Baixar CRLV”;

5. Pronto! Agora é só preencher com o Renavam, Placa e CRV do veículo. Depois disso, é só realizar o download do seu documento.

Com essa facilidade, o motorista conseguirá ter o documento na palma da sua mão, disponível a qualquer hora e com assinatura digital, característica que torna o CRLV-e totalmente legítimo. Além disso, você pode usar o CRLV Digital pelo celular ou de forma impressa, o que preferir. 

É menos burocracia e mais rapidez nos processos, onde tudo estará mais acessível para o motorista, em um processo que pode ser feito completamente de casa.

Gostou do conteúdo? Nos conte nos comentários!

4 thoughts on “Como emitir o CRLV 2020 de forma digital – um guia prático

  1. Amei saber dessa informação, ainda mais nos tempos de hoje, já facilita demais!!! Perfeito, tudo bem explicadinho e me tirou até dúvidas que tinha 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    1. Agradecemos muito pelo comentário, Túlio! Nesta plataforma, queremos levar cada vez mais informação aprofundada, com o objetivo de facilitar a vida dos motoristas. Por isso, ficamos felizes em saber que conseguimos te ajudar nesse propósito! Continue nos acompanhando, pois novos conteúdos estão por vir.

    1. Que bom que podemos ajudá-lo! Agradecemos pelo comentário e pelo feedback positivo sobre o nosso conteúdo. Em breve, teremos mais artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *