A transformação digital no mercado financeiro

A evolução da tecnologia na sociedade proporciona uma revolução diária no estilo de vida. Os hábitos se transformaram e a forma de adquirir informação, produtos e serviços estão a poucos cliques, tudo isso, por conta das facilidades digitais. Para aproveitar de suas amplas vantagens, é preciso se moldar a ela, sem correr o risco de perder oportunidades de facilitar a vida e torná-la mais ágil e eficiente.

A forma de lidar com o dinheiro também ganhou com essas evoluções, onde as instituições financeiras vêm apresentando constantes novidades para facilitar a vida dos correntistas e cortar custos. Uma delas é o surgimento das contas digitais, realizada 100% online e sem a necessidade da presença física no banco. A novidade vem causando uma transformação no relacionamento do banco com seus correntistas e movimentando o mercado financeiro.

Fintechs e as instituições bancárias
No setor financeiro vem surgindo uma nova modalidade de empresas, criadas já com as transformações digitais do setor e que vieram para trazer ainda mais novidades e mudanças. São chamadas de fintechs, que estão tirando da inércia as instituições tradicionais para renovar a concorrência.

As fintechs são empresas que usam tecnologia de forma intensiva e oferecem produtos e serviços financeiros com métodos diferenciados e muito mais práticos e seguros dos que os já existentes. A diferenciação não é só pela presença da tecnologia ou o modelo de negócios que dispensa burocracias, mas também no bom atendimento e na experiência positiva com o usuário.

Confira alguns dos benefícios que ilustram bem o que é fintech:
Tecnologia: é possível resolver quase tudo online sem abrir mão da segurança.
Agilidade: menos burocracia.
Novidade: serviços que inovam o setor e trazem novas soluções.

A recorrente a reclamação de mau atendimento dos bancos tradicionais, com muita burocracia para realizar movimentos simples, custos com taxas e lotação. Enquanto os bancos enxergaram a internet como uma forma de redução de custos, as fintechs focam em proporcionar uma melhor experiência para o cliente.

O amadurecimento dessas inovações e o investimento feito no Brasil são alguns dos motivos para o crescimento do setor, que vem ampliando as startups do sistema financeiro para ampliar as formas de se lidar com o dinheiro. A regulamentação do Banco Central para transações feitas exclusivamente por meios digitais também foi um grande facilitador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *