5 Passos para organizar sua vida financeira

A educação financeira é muito mais do que falar em dinheiro, ela é qualidade de vida! O sonho de qualquer pessoa é ter uma vida financeira equilibrada, com as contas em dia e ainda sobrando algum dinheiro para investir.

O problema é que, enquanto 99,9% das pessoas querem estar nessa situação, apenas uma pequena fração delas realmente fazem por onde alcançar essa tranquilidade financeira.

A boa notícia é que organizar sua vida financeira não é nenhum bicho de sete cabeças. Existem algumas dicas bem simples que, se seguidas à risca, certamente te guiarão para o sucesso.

O objetivo aqui é compartilhar dicas sobre como organizar sua vida financeira e mostrar que qualquer pessoa pode fazer isso, independente de quanto recebe por mês

1.Estabeleça o seu objetivo financeiro
De nada adianta ter o conhecimento sobre o que e como fazer se você não souber onde quer chegar. A definição de objetivos financeiros permite transformar sonhos em valores monetários, onde é possível saber quanto falta para alcançar cada objetivo

2. Elabore o seu orçamento
A elaboração do orçamento geralmente é feita em três passos:

  • Identifique como você está gastando seu dinheiro atualmente;
  • Avalie seus gastos atuais e defina metas de despesas que levem em conta seus objetivos financeiros de longo prazo; e
  • Acompanhe de perto suas futuras despesas para assegurar que estejam dentro do planejado.

3. Tenha o controle das suas dívidas
Manter as dívidas sob controle é essencial para o sucesso do seu planejamento.

É importante ter consciência que existem dívidas boas (financiamento da casa própria, por exemplo) e dívidas ruins (dívidas com cartão de crédito ou cheque especial), sendo necessário se livrar das ruins o quanto antes.
Além disso, comece pelo pagamento das dívidas com taxas de juros mais altas.

4. Disciplina é tudo
Essa é a dica mais valiosa que existe! Todas as demais são essenciais, mas sem disciplina é impossível seguir um planejamento e alcançar o sucesso.

Muitas vezes, por falta de disciplina, sabotamos nosso próprio plano, deixando de investir o montante programado ou gastando mais do que havíamos calculado.

5. Tenha um dinheiro reservado para emergências
Como não sabemos o que estar por vir no dia de amanhã, é necessário estar preparado para qualquer imprevisto que possa acontecer.

O objetivo de montar um fundo para emergência é justamente se preparar para emergências financeiras, como um problema de saúde, consertos no automóvel e na residência ou até mesmo com a perda do emprego.

É importante ter tranquilidade financeira em momentos como esses e um fundo de emergência garante isso.


Ser determinado e persistente com seus objetivos na condução de sua vida financeira, dá trabalho e ocupa tempo, mas vale à pena. Assim como cuidar da sua saúde, zelar pelas suas finanças é atemporal, e demanda atenção contínua.

Vamos abraçar esta causa: sempre é hora de aprender e praticar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *