IPVA atrasado? E agora?

No início do ano temos vários compromissos financeiros, principalmente impostos. Acaba que muitas pessoas se perdem na data ou nas finanças e uma das opções é não pagar ou até mesmo atrasar o IPVA. O não pagamento desse processo, envolve inúmeros riscos e transtornos, tanto financeiros quanto jurídicos. Além do veículo ser apreendido, o dono do veículo pode encarar multas e várias outras burocracias.

Acreditamos que vale a pena fazer um planejamento financeiro e priorizar essa conta. Sabemos que nem sempre é possível ter dinheiro suficiente. Por isso, existem alternativas para conseguir quitar essas dívidas com tranquilidade.

E se eu não pagar o IPVA?

Tenha calma jovem! A inadimplência implica em uma série de consequência. A primeira é que você não vai conseguir fazer o licenciamento do seu veículo, processo responsável por validar a documentação do automóvel. Sem estar devidamente licenciado, o carro pode ser apreendido.

E o pior pode acontecer… em caso do IPVA atrasado, poderá receber um comunicado pelo correio com o prazo para pagar a pendência. Caso esse pagamento não ocorra, seu nome pode ser encaminhado para a lista de maus pagadores, como SPC ou Serasa.

Saiba como funciona a multa por atraso do IPVA.


A cada dia que você fica sem pagar o IPVA, é aplicada uma multa no valor de 0,3% em Brasília. Essa porcentagem vai aumentando todos os dias. É importante lembrar que além dessa multa, ainda existem  os juros que são baseados na taxa Selic. Os valores da multa variam de acordo com cada estado. Consulte o site do Detran do seu estado para verificar os valores.

Tem chance do meu carro ser apreendido?

É possível meu amigo! E nesse caso você terá que pagar, além do IPVA, os juros e a multa referente aos dias que seu carro ficou parado no pátio do Detran. Lembre-se que para para retirar o veículo do pátio o processo é bem burocrático, pois você terá que pagar um boleto diretamente no banco, além de validar algumas documentações. Se você não conseguir pagar a dívida, seu carro vai para o leilão.

E aí, vale ou não a pena pagar o IPVA em dia? Qualquer coisa #UseZapay que temos as melhores soluções para te ajudar nesse pagamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *