mulher comprando carro
Categories:

Carro usado: Dicas para fazer um bom negócio

O golpe tá aí, cai quem quer. Separamos algumas dicas pra te ajudar na hora de comprar um carro usado e evitar dores de cabeça no futuro. Lembrando que se puder levar um mecânico de confiança pra avaliar o carro com você vai te ajudar e muito!

Carro usado x carro zero?

Uma das grandes vantagens de comprar um carro usado é poder adquirir um carro com mais itens e até qualidade pelo valor do carro zero, porém ele pode trazer surpresas desagradáveis se você não estiver atento na hora da compra. 

Separamos algumas dicas pra você ficar de olho na hora de comprar um carro usado para evitar ter dor de cabeça no futuro. 

Histórico do carro usado

Já pensou você comprar um carro usado que não é aceito por nenhuma seguradora?

Saiba que se o carro tem passagem por leilão ou já sofreu sinistro, essas informações ficam registradas nas seguradoras e isso pode causar a recusa do seguro.

Tapando o problema do carro usado

Redobre a atenção quando te oferecerem carros envelopados ou adesivados.

A moda dos carros envelopados pode ser uma grande enganação na hora de comprar um carro usado, pois pode esconder problemas na carroceria, além de arranhões, problemas na pintura e pior, pontos de ferrugem. 

Outro ponto de atenção é quando o carro é consideravelmente velho, mas tem uma pintura super brilhante.

O uso de ceras coloridas podem ajudar a disfarçar problemas na pintura e na primeira lavagem do carro você pode levar um baita de um susto com o real estado do carro

O carro usado tem válvula termostática?

Você sabe o que é e para o que serve a válvula termostática?

A válvula termostática é um componente imprescindível para manter a qualidade do seu seu carro, pois é responsável por garantir que o motor funcione sob temperatura constante, por volta dos 90°. 

A pegadinha com essa peça é que muitas vezes quando o carro ferve, os mecânicos retiram a válvula termostática. Dessa forma, demora muito mais tempo para que o motor atinja a temperatura ideal.

E o que isso significa? Que muito provavelmente você vai gastar mais combustível. 

O pior é que se o carro estava fervendo e a solução do mecânico foi apenas tirar a válvula termostática, fica a pulga atrás da orelha: será que investigou e arrumou a causa real do problema?

Vale lembrar que o aquecimento do motor pode acontecer por conta de vazamentos  bomba d ‘água com defeito, queima da junta de cabeçote, entupimento do radiador, falha da ventoinha do radiador, entre outros vários problemas.

Então já sabe, fica de olho na válvula termostática e peça para um que um mecânico de confiança avalie a peça ou a falta dela. 

Hodômetro adulterado, ainda acontece

O hodômetro serve para medir as distâncias percorridas pelo carro e infelizmente a adulteração do hodômetro ainda acontece com frequência.

Pra escapar dessa furada, a dica é analisar se os componentes do carro condizem com a quilometragem exibida no odômetro. 

Se o carro tiver uma quilometragem baixa e você notar que seus componentes (volante, câmbio, pneus etc) estão bem gastos, foge que é cilada!

Problema no câmbio camuflado

Escute se o carro faz barulhos estranhos, principalmente ao trocar de marcha e mesmo que não note nenhum ruído vale checar o câmbio com um mecânico de confiança porque o golpe tá aí.

Tem gente que coloca pó de serragem para acabar com o ruído do câmbio que arranha nas trocas, pois o conserto é caro e adivinha?

Se você cair nessa, o conserto vai sair do seu bolso.

Para os carros com câmbio automático, você deve reparar se quando troca a marcha o carro dá trancos, pois pode indicar problemas e o conserto não é nada barato.   

Motor brilhando? Pode ser uma fria!

Você pode pedir pra ver o motor do carro e ele estar lindo e limpo pode esconder problemas que você nem imagina! Tem gente que, pra disfarçar vazamentos, dá aquele banho no motor.

Lembrando que não é recomendado lavar o motor com frequência, pois pode estragar os componentes eletrônicos. Se você se deparar com um motor todo empoeirado e com terra pelo menos pode indicar que ele não foi aberto. 

Os golpes são vários, e pra não cair neles, a dica de ouro é levar um mecânico de confiança pra avaliar o carro com você antes de decidir comprar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *