Revisão de carro
Categories:

Revisão: dicas para manter seu carro em bom estado

Muitas pessoas aproveitam o fim de ano para tirar férias e viajar. E quando pensamos em pegar estrada pensamos não só nos gastos da viagem mas também com o carro.  Além dos custos de pedágio e gasolina você deveria também se programar para fazer uma revisão para garantir que o carro está bem antes da viagem. Além de trazer mais segurança, um carro em boas condições regularmente previne problemas por mais tempo sem que inconvenientes com o veículo apareçam pra estragar o passeio. 

O filtro está limpo? Os pneus estão em bom estado? O óleo está ok? Há vários itens que precisam ser checados para que você e sua família possam viajar com mais tranquilidade e curtir as merecidas férias. Por isso, separamos algumas dicas pra que você garanta uma boa revisão antes de pegar estrada. Confira!

O que é revisão? 

A revisão do carro garante o seu funcionamento correto. É como se fosse o check up que você faz todo ano para se manter saudável. Não importa se o carro é novo ou velho todos os carros devem passar por uma revisão periódica de acordo com tempo ou quilometragem indicada no manual do carro. 

Manter seu carro em bom estado te ajudará a economizar dinheiro e tempo, além de te dar mais segurança. Lembre-se carros com problemas podem causar acidentes, inclusive fatais. 

Na revisão, uma equipe especializada verifica peças e funcionamento do carro para que possa efetuar consertos sempre que necessário para manter seu carro seguro para uma viagem, por exemplo. 

Tipos de revisão 

Existem revisões específicas, dependendo do tempo de vida do seu carro ou de como você o utiliza. Podendo ser: 

  • Revisão corretiva: é feita quando você nota que uma peça do carro está com problemas ou quebrada. Você leva na oficina para consertar ou trocar a peça.
  • Revisão preventiva: esse é aquele verdadeiro check up que você precisa fazer no seu carro periodicamente, geralmente todo ano. Dependendo de quanto você usa o carro, pode ser necessário fazer mais vezes ao ano. Nesse tipo de revisão as peças são checadas, e se mostrarem problemas, são trocadas. A revisão preventiva costuma checar:Água do limpador de para-brisa, limpadores de para-brisa, buzina, cintos de segurança, correia dentada, embreagem, estepe, filtro de ar, filtro de ar-condicionado, filtro de combustível, filtro de óleo, fluido da direção hidráulica, fluido de freio (óleo de freio), luzes, óleo, óleo de cambio manual, Pneus, sistema de carga, Sistema de freios, Sistema de suspensão e Velas de ignição.

Quando fazer a revisão? 

O ideal é seguir a instrução do manual do seu veículo. É importante ter em mente que mesmo que seu carro fique parado o ano todo é importante que a revisão seja feita, pois há itens do carro que possuem prazo de validade e que precisam ser trocados. 

Se você está pensando em vender o carro é importante fazer a revisão para que o carro esteja 100%, o que pode ajudar na venda inclusive. Ninguém se interessa por carros com defeitos. 

Antes de pegar a estrada para viagens longas com pista ruim, vale fazer uma revisão também pra garantir que está tudo bem com seu carro. 

Geralmente a quilometragem mínima para revisão é de:

  • Substituição das velas de Ignição: a cada 20 mil quilômetros rodados
  • Fluído do freio: a cada 20 mil quilômetros rodados
  • Alinhamento: a cada 10 mil quilômetros rodados
  • Balanceamento: a cada 10 mil quilômetros rodados
  • Filtro de ar do motor: a cada 15 mil quilômetros rodados
  • Filtro de combustível: a cada 15 mil quilômetros rodados
  • Filtro do ar-condicionado: a cada 15 mil quilômetros rodados

Mecânico

Você pode consultar o manual do carro para verificar alguns itens, inclusive o pneu por, exemplo, mas é imprescindível que um mecânico especializado faça a revisão completa, pois só o mecânico será capaz de avaliar com segurança e detalhe as peças do carro e avaliar se é necessario consertar ou trocar.

Mais uma dica é não deixar pra agendar a revisão perto da viagem, pois pode demorar mais do que previsto e você terá que adiar a data.

Dica de ouro

Fazer a revisão do carro é imprescindível para viajar com o carro em perfeito estado, mas ter um seguro é tão importante quanto estar protegido e coberto em caso de acidentes e imprevistos. Cuide do seu carro para ter mais tranquilidade e não ser surpreendido. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *