IPVA DF 2022
Categories:

IPVA 2022 DF: Calendário, pagamento, valor e consulta no Detran DF

Uma das obrigações que todo motorista tem é o pagamento dos impostos anuais. Neste conteúdo, os motoristas do Distrito Federal poderão saber mais sobre o IPVA 2022 DF.

A Zapay preparou dicas e informações para que você possa ficar com toda a documentação do seu veículo em dia. Saiba mais sobre parcelamento IPVA DF, como consultar IPVA 2022 DF, qual é a alíquota IPVA DF para 2022 e quem tem direito à isenção IPVA DF. Confira!

Calendário de vencimento

Consulta de IPVA DF 2022 

Calendário de vencimento

Número final da placa Parcela única ou primeira parcela  Segunda parcela Terceira parcela Quarta parcela Quinta parcela Sexta parcela
1 ou 2 21 de fevereiro de 2022 21 de março de 2022 25 de abril de 2022 23 de maio de 2022 20 de junho de 2022 25 de julho de 2022
3 ou 4 22 de fevereiro de 2022 22 de março de 2022 26 de abril de 2022 24 de maio de 2022 21 de junho de 2022 26 de julho de 2022
5 ou 6 23 de fevereiro de 2022 23 de março de 2022 27 de abril de 2022 25 de maio de 2022 22 de junho de 2022 27 de julho de 2022
7 ou 8 24 de fevereiro de 2022 24 de março de 2022 28 de abril de 2022 26 de maio de 2022 23 de junho de 2022 28 de julho de 2022
9 ou 10 25 de fevereiro de 2022 25 de março de 2022 29 de abril de 2022 27 de maio de 2022 24 de junho de 2022 29 de julho de 2022

Vale dizer que a Secretaria do Estado de Economia do Distrito Federal adiou a data de vencimento da primeira parcela do IPVA e da cota única. O pagamento antes começaria no dia 21 de fevereiro, uma segunda-feira – com a mudança, a nova data foi iniciada em 3 de março (quinta-feira)
Os moldes e as alíquotas adotadas foram os mesmos utilizados como padrão no Distrito Federal para os anos anteriores. Os proprietários de veículos, de quaisquer categorias, puderam pagar o IPVA em seis vezes e com 10% de desconto para aqueles que optaram pelo pagamento à vista.
Ou seja, programe-se para 2023 e aproveite as melhores condições possíveis para o seu bolso e para o planejamento financeiro de sua família. Sempre vale reforçar, o IPVA é um compromisso fiscal anual.

Pague seu IPVA em até 12x com a Zapay

A Zapay possui a maior cobertura nacional de consultas de veículos, integrados com 25 DETRANS de todas as regiões brasileiras.

Quanto tempo leva para meus débitos saírem do sistema do DETRAN?

Após a aprovação do pedido, os débitos irão ser liquidados junto à rede bancária. Depois desse processo, o DETRAN solicita até 2 dias úteis para que os débitos sejam baixados no sistema.

Faça sua consulta gratuita e pague seu IPVA em até 12x.


IPVA 2022 DF quando começa a pagar?

Antes de começarmos a falar sobre datas, é válido entendermos, afinal, o que é o IPVA e por que ele é tão importante?!

IPVA é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Trata-se de um imposto que incide sobre a propriedade de veículos – ou seja, a ser pago por todos aqueles que detém um carro, moto, ou qualquer outro veículo automotivo, em seu nome; o imposto não diz respeito a embarcações nem a aeronaves. O IPVA é um imposto estadual, de modo que apenas o Distrito Federal, bem como os estados brasileiros têm o poder de instituí-lo.

Ainda: é possível saber mais sobre as bases do IPVA ao acessar o artº 155, Inciso III, da Constituição Federal. Nele consta que “Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre […] (III) propriedade de veículos automotores”.

Cada estado tem autonomia para estabelecer um critério próprio a ser utilizado na alíquota do imposto. Vamos usar o Distrito Federal como exemplo para entendermos a alíquota. Para o IPVA, a cobrança, em 2022, sobre o valor do veículo é de 3% para automóveis, 2% para motocicletas e 1% para caminhões e micro-ônibus. Sendo assim, a base de cálculo é o valor venal do veículo, estabelecido pelo estado que cobra o imposto. Mas o que seria o valor venal? Trata-se de uma estimativa feita pelo Poder Público sobre o preço de determinados bens – sua função é servir como base para o cálculo de determinados impostos e, em alguns casos, emolumentos judiciais ou administrativos.

A título de comparação, estas são as taxas de IPVA cobradas pelos estados do Centro-Oeste brasileiro:

– Goiás: 3,75% para carros de passeio; 3,45% para caminhonetes e utilitários e 3% para motocicletas.

–  Mato Grosso: 3% para carros de passeio; 2,5% para caminhonetes e utilitários e 1% para motocicletas.

– Mato Grosso do Sul: 3,5% para carros de passeio; 3,5% para caminhonetes e utilitários e 2% para motocicletas.

– Distrito Federal: 3% para carros de passeio; 1% para caminhonetes e utilitários e 2% para motocicletas.

A cobrança do IPVA é anual e recai em todos os veículos, sejam eles novos, seminovos ou usados. Nunca se esqueça disso.

Hoje, o valor recebido pelo IPVA é distribuído da seguinte forma: 40% do montante fica com o estado (no caso deste artigo, com o Distrito Federal), 40% com o município e os outros 20% são destinados para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (o Fundeb).

E, dentro destas distribuições, há algumas recomendações. Por exemplo, o Governo Federal indica que 6% dos valores arrecadados pelo IPVA pelos respectivos municípios sejam sempre destinados aos investimentos na área da Saúde. Com a pandemia, vimos a importância deste tipo de determinação, não é mesmo?!

Você pode estar se perguntando: mas e a cobrança do IPVA DF 2022, quando começou? Para os motoristas com a placa final 1 ou 2, o pagamento começou em 21 de fevereiro deste ano. Confira a tabela completa de datas logo abaixo. Dica: atente-se sempre para o número final da placa de seu veículo, é com ele que você poderá saber quais datas deve seguir:

Alíquota IPVA DF 2022

A alíquota IPVA DF 2022 para carros de passeio é de 3%. Já para caminhões e utilitários, a alíquota é de 1% e para caminhonetes, 2%.

Isenções do IPVA DF 

A seguir, confira quem pode solicitar a isenção do IPVA 2022 DF, segundo as orientações da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal, e veja se você se encaixa em uma destas situações:

  1. a)Motofrete – Solicitar o reconhecimento de isenção de IPVA para os ciclomotores, as motocicletas e as motonetas destinadas à prestação de serviço de coleta, transporte e entrega de pequenas cargas e documentos. A isenção de IPVA é concedida de forma automática após o registro dos ciclomotores, motocicleta ou motonetas na categoria aluguel (mototáxi ou motofrete) junto ao DETRAN-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal).
  2. b)Taxista– Solicitar o reconhecimento de isenção de IPVA para os veículos destinados ao transporte público de pessoas comprovadamente registrados na categoria de aluguel (táxis), quando pertencentes a profissionais autônomos ou cooperativas de motoristas. A isenção de IPVA é concedida de forma automática após o registro do veículo na categoria aluguel (táxi) junto ao DETRAN-DF.
  3. c)Estados Estrangeiros e seus Funcionários Estrangeiros -Solicitar o reconhecimento de isenção de IPVA para os veículos pertencentes às missões diplomáticas e aos diplomatas e funcionários estrangeiros das referidas missões, desde que mantenham com o Brasil a reciprocidade de tratamento tributário para o mesmo imposto, que deverá ser atestada pelo Ministério das Relações Exteriores-MRE.
  4. d)Organismos Internacionais e seus Funcionários Estrangeiros -Solicitar o reconhecimento de isenção de IPVA para os veículos pertencentes aos Organismos Internacionais com representação no Distrito Federal, bem como os pertencentes aos Funcionários Estrangeiros dos mencionados organismos, desde que mantenham com o Brasil a reciprocidade de tratamento tributário para o mesmo imposto, que deverá ser atestada pelo Ministério das Relações Exteriores-MRE.
  5. e)Pessoa com Deficiência –Solicitar o reconhecimento de isenção de IPVA de veículo de propriedade de pessoa com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista, cujo valor da base de cálculo do referido imposto do exercício de 2022 não exceda R$140.000,00 e sejam atendidas as condições abaixo. É considerada pessoa com:

 Deficiência física: aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

 Deficiência visual: aquela que apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 (tabela de Snellen) no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º, ou ocorrência simultânea de ambas as situações.

 Deficiência mental severa ou profunda: aquela que apresenta o funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação anterior aos dezoito (18) anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas.

 Autismo: aquela que apresenta transtorno autista ou autismo atípico.

O veículo automotor deve ser adquirido diretamente pelo portador da deficiência e, no caso, de interdito, pelo curador, em nome do interdito.

f) Transporte Coletivo Escolar ou Público ou Trator de Roda, de Esteira ou Misto – Solicitar o reconhecimento de isenção de IPVA para:

– Ônibus, micro-ônibus e outros veículos destinados ao transporte coletivo escolar, regularmente registrados junto ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN/DF na categoria escolar (utilizar este Atendimento Virtual somente no caso de a isenção não ter sido concedida automaticamente); ou

– Ônibus e micro-ônibus novos destinados ao transporte público coletivo urbano, assim entendido aquele prestado mediante concessão ou permissão e fiscalização do Poder Público, exclusivamente no primeiro exercício da aquisição; ou

– Trator de roda, trator de esteira ou trator misto destinado à execução de trabalho agrícola ou de terraplanagem, desde que transitem apenas na propriedade ou nas áreas em que são utilizados.

g) Veículo Novo de Pessoa Física – Obter a isenção de IPVA para veículo novo, no ano de sua aquisição, desde que atendidas as duas condições abaixo:

– O veículo deve ter sido adquirido de estabelecimento revendedor localizado no Distrito Federal, por consumidor final;

– O contribuinte beneficiário não pode estar inscrito na dívida ativa do Distrito Federal na data da aquisição do veículo.

A isenção de IPVA é concedida de forma automática desde que atendidas as condições citadas acima. Para renunciar à isenção basta efetuar o pagamento do IPVA isento.

h) Veículo Sinistrado – Solicitar Não Incidência e/ou Remissão de IPVA 

Solicitar o reconhecimento de não incidência e/ou remissão de IPVA para Veículo Sinistrado, desde que o fato seja objeto de ocorrência policial.

A não incidência e/ou remissão para Veículo Roubado ou Furtado é concedida automaticamente pela SEEC/DF (antiga Secretaria de Fazenda), com base nas informações constantes do Cadastro de Veículos do DETRAN-DF, após o registro da ocorrência policial.

  1. i)Veículos Elétricos ou Híbridos Obter a isenção de IPVA para veículos movidos a motor elétrico, inclusive os híbridos, movidos a motores a combustão e a motor elétrico. A isenção de IPVA é concedida de forma automática após o registro dos veículos junto ao DETRAN-DF.

Para todo as situações aqui elencadas: caso o veículo não tenha isenção ou em caso de não constar a isenção, o contribuinte deverá procurar o DETRAN-DF para a correção os dados no Cadastro de Veículos.

Consulta de IPVA DF 2022

Para realizar a consulta IPVA 2022 DF, o proprietário do veículo deve acessar a página da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal e clicar na aba IPVA. Em seguida, é necessário a opção “Consultar Pauta de IPVA por Veículo”. Para consultar o valor que seu veículo deve pagar, tenha em mãos o número da placa e o RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) – selecione o ano de exercício desejado (2022, por exemplo). E pronto.

Na aba IPVA, aparecem ainda as opções “Encerrar Benefício Fiscal” e “Emitir Guia IPVA”.

Você pode realizar a consulta ao IPVA DF 2022, também pelo site do DETRAN DF. O caminho é o seguinte:

  1. Acesse o site do DETRAN DF, por meio do link df.gov.br.
  2. A seguir, preencha o número do RENAVAM do seu veículo.
  3. Escolha o período de “exercício” do imposto – para este ano, selecione 2022, por exemplo.
  4. Escolha e selecione se você quer consultar o valor do IPVA ou emitir a guia de pagamento.
  5. Então, basta clicar em “executar”.

Tem como parcelar o pagamento? 

Opa, tem sim! 😉

O motorista pôde optar pelo pagamento da parcela única ou ainda o parcelamento em até seis vezes. O negócio é escolher sempre a opção mais leve para o seu bolso.

Como faço para pagar no PIX?

Para pagar o IPVA no PIX, você pode utilizar os serviços da Zapay ou ainda acessar o aplicativo do seu banco. Nesta segunda opção, basta selecionar a opção “pagar um débito com PIX” e apontar a câmera do celular para o QR Code da guia do IPVA, que fica no canto superior direito do documento. Esta quitação pode ser feita a partir do aplicativo de qualquer banco.

Já para quitar os débitos veiculares utilizando os serviços da Zapay, tanto o IPVA quanto outros débitos veiculares, como licenciamento, multas e demais taxas, o caminho é o seguinte:

  1. Acesse nosso site e consulte os débitos pela placa do veículo.
    2. Se existirem débitos de seu veículo em aberto, estas informações apareceram na
    tela. É preciso se cadastrar na Zapay e criar um usuário e uma senha. Com esta
    ativação, você poderá selecionar o débito que deseja pagar ao clicar no botão
    “Pagar agora”.
    3. Escolha a forma de pagamento que melhor cabe no seu bolso e no planejamento
    familiar. Você pode efetuar a quitação em até 12 vezes no cartão de crédito, fazer um PIX, pagar via boleto, TicketLog ou ainda Voucher. É só escolher a
    opção e efetuar o pagamento.

Dicas da Zapay!

Dica 1: Quer renovar a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) DF? Confira este passo a passo que preparamos para você!

Dica 2: Conheça aqui quem tem direito a pedir isenção de IPVA no DF. Acesse e saiba mais!

Dica 3: Agora, se você deseja consultar o IPVA, o licenciamento, além das multas, no DETRAN DF, embarque com a Zapay!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *