imagem traz uma mão segurando habilitação especial com IPVA
Categories:

Parcelar IPVA atrasado PR: entenda como fazer

Você provavelmente já conhece ou, pelo menos, já ouviu falar sobre o IPVA. Aquela taxa que tem de ser paga anualmente ao governo, por todos os proprietários de veículos. 

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto obrigatório, e seu valor é calculado com base na marca, ano e tipo de combustível do automóvel, além do valor venal do veículo. Este último é multiplicado pela alíquota definida pelo departamento de trânsito de cada estado. 

É importante lembrar que cada estado, através de seus Detrans, têm autonomia para estabelecer o valor do imposto com base nos pontos que dissemos acima.  Além da taxa, também são definidos os prazos de vencimento, a porcentagem de desconto e se será possível parcelar ou não

No estado do Paraná, o pagamento do IPVA teve seu prazo de vencimento em Janeiro, e era possível quitar o valor com um desconto de 3,5%, se o mesmo fosse pago em uma única parcela, antes do vencimento. 

Agora, se você deixou o vencimento passar batido e não quitou seu IPVA, pode deixar com a gente. Neste artigo vamos te explicar o que fazer para quitar a taxa fora do prazo. Fique com a gente e aproveite para entender se é ou não possível realizar o parcelamento da dívida. 

Como parcelar IPVA atrasado PR?

Como mencionamos acima, cada estado possui a autonomia para decidir se o IPVA pode ser quitado em parcelas ou não. 

Para os paranaenses, o Detran PR definiu que, se pago à vista, o condutor tem direito a um desconto de 3%. Caso decida pelo parcelamento, motoristas podem pagar o valor integral em até 5x. 

E, embora alguns condutores não saibam, existe a possibilidade de parcelar o IPVA PR atrasado. De duas maneiras, inclusive.

A primeira é através do site da Secretaria da Fazenda. Dessa forma, você vai precisar também quitar o IPVA de anos anteriores, caso alguns estejam em aberto.

Se esse for o caso, basta que você entre no site da SeFaz-PR, realize a consulta de débitos do seu veículo através de seus dados e emita a guia de pagamento do IPVA atrasado PR. 

Na hora de escolher a forma de pagamento, se seu débito ainda não estiver na dívida ativa, você pode realizar o pagamento em 10x, emitindo o boleto e pagando ele em casas lotéricas, bancos credenciados ou aplicativos de internet banking. 

Agora, uma outra maneira de resolver seus débitos veiculares, de um jeito ainda mais fácil, é aqui com a gente. 

Realizando seu cadastro aqui na Zapay, você pode consultar a situação do seu veículo e parcelar tudo em até 12x, sem sair de casa.

Qual o valor do IPVA 2022 PR?

O valor do IPVA, diferente do licenciamento, não é o mesmo para todos os automóveis. Conforme falamos lá em cima, o cálculo da taxa é baseado nos detalhes de cada modelo de carro e valor de mercado –que definem o valor venal–, e multiplicado pela alíquota definida por cada estado. 

No Paraná, a alíquota do IPVA para veículos de passeio, por exemplo, está em 3,5%. Já para ônibus, micro-ônibus e veículos que utilizam GNV como combustível, a alíquota está em 1%.

Se pegarmos um carro que tem o valor venal de R$30 mil como exemplo e multiplicarmos pela alíquota, o valor do IPVA 2022 desse carro é de R$1.050,00.

IPVA atrasado PR gera apreensão do veículo?

Pode parecer estranho mas IPVA atrasado não acarreta na apreensão do veículo. Só que aqui existe um ponto que confunde um pouco alguns motoristas.

O que acontece é que sem quitar o IPVA, você não consegue pagar o licenciamento e nem emitir o CRLV, e, aí sim, pode ter seu veículo apreendido.

Isso acontece porque para quitar o licenciamento PR, você precisa acertar todos os débitos pendentes de seu automóvel. Então, a data limite para acertar o IPVA é o prazo de vencimento do licenciamento. 

Claro que, até lá, o valor do seu IPVA terá aumentado devido às multas e juros que começam a correr depois do vencimento. E, depois do prazo de 30 dias após o vencimento, esse débito do IPVA atrasado PR entra na dívida ativa da União.

O que acontece se não pagar o IPVA PR?

Então, além de bloquear o pagamento do seu licenciamento, não pagar o IPVA PR gera juros e multas, que são aplicados em cima do valor original. 

Esse valor adicional ao original tem acréscimo de 0,334% ao dia, podendo alcançar 20% como valor máximo de juros. Isso leva 60 dias. 

Depois de 30 dias sem acertar o IPVA, como comentamos no tópico anterior, esse débito entra na Dívida Ativa, e seu CPF fica impossibilitado de se inscrever em concursos públicos, em vestibulares e provas para instituições federais de educação, além de dificultar a abertura de contas bancárias e conseguir crédito.

Conclusão

E então? Entendeu os desdobramentos de um IPVA atrasado aqui no Paraná, e como fazer para quitar esse valor mesmo atrasado?

Sabemos que na correria do dia a dia, algumas burocracias, embora importantes, podem passar batido ou até mesmo ficarem fora do planejamento financeiro. 

Conheça nosso trabalho por aqui. Nossos conteúdos exclusivos podem te ajudar a entender mais sobre normas de trânsito, atualizações legislativas, dicas de consumo de combustível e situações burocráticas como o IPVA

E tem mais. A Zapay não te ajuda a quitar apenas o IPVA. Nós temos a maior cobertura nacional em consulta de débitos veiculares, incluindo multas de trânsito e licenciamento. Você pode quitar tudo junto, aproveitando o mesmo parcelamento de até 12x. Nosso sistema é integrado ao Detran PR e de outros 24 estados, de todas as regiões brasileiras. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.