calendário de licenciamento
Categories:

É possível licenciar um veículo com débitos de multas? Descubra aqui!

Ei, motorista! Você sabe tudo sobre licenciamento de veículos? E licenciamento com multas abertas? Nós da Zapay buscamos todas as informações e vamos tirar as maiores dúvidas sobre esse assunto, logo abaixo! Confira a seguir! 

O que é licenciamento?

O licenciamento é um procedimento anual e obrigatório que autoriza o veículo a circular pelas vias do território nacional. 

Essa é mais uma taxa obrigatória dos motoristas, assim como o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). 

Ao realizar esse procedimento, o motorista recebe o novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Ao se locomover com o automóvel, o condutor precisa portar o CRLV para comprovar que a permissão da circulação do veículo.

Leia sobre: Licenciamento de moto

Como funciona o licenciamento? 

Antigamente, o licenciamento de veículos era realizado pelos Correios, que permitia o pagamento pelo sistema bancário e o recebimento do documento no endereço cadastrado no Detran de cada estado. 

Porém, a partir de 08 de maio de 2020, a emissão do licenciamento anual (CRLV) tornou- se digital.

Após o pagamento da taxa do licenciamento e de eventuais débitos veiculares pendentes, o condutor pode pesquisar na aba de “Débitos, restrições e vistorias” no site do Detran do seu estado para verificar se o seu Licenciamento Digital está disponível.

Também é possível baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” para utilizar o seu CRLV-e, que pode ser consultado no celular, sempre que precisar. 

Esse aplicativo pode ser baixado no Google Play e no App Store. É importante saber que a sua utilização tem o mesmo valor legal que o documento impresso.

Quando solicitar o licenciamento?

O Detran de cada estado divulga o calendário de licenciamento dos veículos, conforme os números finais da placa.

O Detran de São Paulo, por exemplo, já divulgou as datas para o licenciamento 2022 para os condutores que possuem veículos cadastrados no estado. 

Veja as datas de licenciamento para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque em SP, a seguir: 

  • Final de placa 1 e 2: até 31 de julho de 2022;
  • Final placa 3 e 4: no mês de agosto de 2022;
  • Final placa 5 e 6: em setembro;
  • Final placa 7 e 8: em outubro;
  • Final de placa 0: no mês de novembro.

Como solicitar o licenciamento?

Para realizar o licenciamento do seu veículo é fácil e rápido. O motorista precisa usar o número do Renavam do seu veículo e pagar a taxa de emissão do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Essa taxa pode ser paga pelos Correios, agências bancárias, caixas eletrônicos ou pela internet.

Se não houverem outros débitos veiculares abertos, então aguarde o recebimento do novo CRLV em até 7 dias úteis, no endereço cadastrado no Detran do seu estado.

Em poucos dias, o documento será enviado para o endereço do condutor. No entanto, dependendo do período do ano, um grande volume de solicitações de licenciamento pode atrasar o envio.

Caso não receba o seu documento dentro do prazo estipulado, acesse o portal do Detran e faça login com seu CPF/CNPJ e senha.

Em seguida, escolha no menu ‘Serviços online’ a opção ‘Veículos’, depois ‘Acompanhamento de serviços de eletrônicos’ e, por fim, em ‘Licenciamento do veículo’, para obter o código de rastreamento (A.R.) do seu documento nos Correios.

Dessa forma, acesse o portal dos Correios e acompanhe o envio de seu documento informando o código de rastreamento. 

Problemas com o documento do licenciamento

Alguns casos podem dificultar a entrega do documento do licenciamento no endereço do condutor.

Por isso, lembre-se sempre de atualizar o seu endereço no cadastro do Detran do seu estado. 

Além disso, caso o Correios tente entregar o documento e não obtenha sucesso, então  aparecerá uma mensagem como “devolvido ao remetente” no rastreamento. 

Neste caso, seu documento será enviado para a unidade do Detran em que o automóvel está cadastrado para retirada no local. 

Posso fazer o licenciamento com multas?

Afinal, é possível fazer o licenciamento do veículo com multas pendentes? A resposta é não, o motorista não consegue licenciar um automóvel se ele tiver alguma multa.

Portanto, se houverem débitos referentes ao seguro obrigatório (DPVAT), multas de trânsito e IPVA, é necessário efetuar o pagamento.

Essa regra vale para multas vencidas, ou seja, se caso receber uma multa recente e ela ainda ter virado um débito, então aproveite e realize o licenciamento.  

No entanto, o ideal é pagar as multas e depois solicitar o licenciamento do seu automóvel. É muito importante estar em dia com seus débitos veiculares para não ter dores de cabeça.

Como se organizar financeiramente para realizar o licenciamento? 

Como o licenciamento precisa ser renovado todo ano, então todo proprietário de veículo precisa tomar alguns cuidados financeiros para realizar esse procedimento. Veja o que precisa fazer: 

  1. Pague todos as taxas obrigatórias

O ideal é manter todas as taxas obrigatórias pagas, como IPVA, DPVAT e demais tributos, para evitar maiores problemas no futuro. 

Procure não deixar acumular as multas porque pagar todas de uma única vez pode pesar no seu bolso, então pague-as até a data do vencimento. 

  1. Monitore seus débitos veiculares

Imagina estar com tudo pronto para realizar a solicitação do licenciamento do seu veículo no período indicado no calendário do Detran do seu estado e descobrir que possui débitos veiculares?

Esse tipo de situação pode ser evitada se você monitorar a placa do veículo para pagar os débitos e não atrapalhar o seu licenciamento.

Acesse o site da Zapay, digite a placa do seu veículo e pressione o botão “Consultar débitos”. Se existirem débitos do seu veículo em aberto, eles aparecerão nesta tela, então é só entrar com seu login e senha (criar se ainda não possui), escolher a forma de pagamento e pagar as multas abertas.

  1. Manter o licenciamento em dia

Não se esqueça de realizar o licenciamento do seu veículo na data indicada pelo calendário do Detran do seu estado para poder conduzir sem problemas.

Isso porque se você dirigir o seu veículo sem o CRLV em dia, então corre risco de apreensão. 

Assim, além da multa e do licenciamento, você ainda vai precisar pagar as taxas administrativas e do pátio. 
Agora você sabe tudo sobre licenciamento de carros e multas. Continue acompanhando o blog da Zapay para não perder nenhum conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *