Categories:

Semana Nacional de Trânsito: seu comportamento no trânsito pode fazer a diferença

Você não precisa ser motorista para estar envolvido no dia a dia do trânsito brasileiro. Na verdade, mesmo quando não está dentro do seu carro, você tem as mesmas responsabilidades enquanto pedestre.

Segundo dados do Seguro DPVAT, em 2020, a cada 7 minutos, uma pessoa esteve envolvida em um acidente de trânsito no Brasil. Isso fez com que estivéssemos na lista dos 10 países com mais acidentes envolvendo vítimas.

Por essa razão, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), do Governo Federal, procura incentivar e conscientizar as pessoas sobre a gravidade de não agir com responsabilidade no trânsito, sendo a Semana Nacional de Trânsito uma dessas iniciativas. 

O que é a Semana Nacional de Trânsito?

A Semana Nacional do Trânsito (SNT) está prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), comemorada sempre entre os dias 18 e 25 de setembro. Em 2021, o tema das campanhas educativas é: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Se você nunca esteve envolvido em um acidente, certamente já presenciou ou conhece alguém que tenha passado por essa situação. Além disso, sair às ruas e ver ao menos um ato de desrespeito no trânsito diariamente, torna-se cada vez mais comum. Tão comum, que muitas vezes encaramos esses momentos com naturalidade.

Acontece que não deveriam ser. O trânsito é formado por vidas e, tratá-las com descuido, é colocar famílias inteiras em risco. Portanto, a Semana Nacional de Trânsito oferece eventos e encontros que tratam do tema mais profundamente, procurando soluções que envolvam famílias, escolas, empresas de transporte e todos os demais envolvidos no assunto. 

Qual é o objetivo da Semana Nacional de Trânsito?

De maneira bastante simples, a Semana Nacional de Trânsito tem como principal objetivo, a conscientização.

Ainda que em tempos de pandemia de COVID-19, mas com a ajuda da tecnologia, o evento oferece uma série de encontros e ações que estimulem o debate. A ideia é trazer questões à mesa, que sejam discutidas e, principalmente, que essas ações sejam levadas a comunidade. 

Quais atitudes os motoristas podem ter hoje para tornar o trânsito mais seguro?

A direção defensiva deve ser um hábito para todos os condutores, mas será que todos eles estão seguindo essas regras? 

De acordo com um estudo realizado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, 53,7% dos acidentes têm como causa a imprudência dos motoristas. Destes, 30,3% ocorrem por infração das leis de trânsito, enquanto 23,4% indicam falta de atenção do condutor. 

Sendo assim, a principal causa dos acidentes no Brasil se dá por conta da falha humana.   

Pensando nisso, decidimos trazer 6 dicas que poderão fazer muita diferença no seu dia a dia, algumas, até óbvias, mas que são necessárias serem sempre relembradas. 

Sabemos que esse cotidiano pode ser estressante, mas com ações simples, você já pode estar se preservando e até mesmo protegendo os pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. Confira!

1. Respeite a sinalização de trânsito

Caso seja preciso parar ou dar a preferência, faça isso. Se a avenida está solicitando um limite de velocidade de 60km/h, fique atento ao velocímetro para manter a velocidade adequada. Se o semáforo está vermelho, pare e aguarde a sua vez. Certamente essa é uma das dicas mais básicas das leis de trânsito, ao respeitar as sinalizações você já garante a sua segurança e a dos outros.

Ao desrespeitar essas regras, você acaba prejudicando o trânsito e trazendo estresse para você e até para o seu próprio bolso. Apenas em 2019, por um levantamento do Detran, foram aplicadas um pouco mais de 1 milhão de multas só em São Paulo. 

Nem sempre você terá o dinheiro para pagar esses débitos de uma vez. Caso precise, hoje a Zapay, como empresa credenciada ao Detran, te dá a possibilidade de regularizar o seu veículo parcelando os débitos no cartão de crédito ou pagando à vista no pix.

Mas no fim, respeitar as sinalizações do trânsito pode ser já o caminho para um trânsito seguro e para um orçamento positivo para você.

2. Apenas dirija se estiver sóbrio e atento

Nunca assuma a direção se tiver consumido substâncias como álcool e drogas. Elas acabam alterando os seus sentidos, além dos reflexos mais lentos a sua atenção fica totalmente prejudicada. Dirigir com sono e cansaço também não é o ideal, nesses casos, procure alguém que possa assumir o volante ou peça uma corrida nos aplicativos de transporte privado. 

Dirigir em qualquer uma dessas condições é um risco grave para a vida de todos.  

3. Segurança em primeiro lugar

Antes de começar a circular com o seu veículo, confira se está utilizando todos os equipamentos de segurança necessários, lembre-se que cinto e capacete são itens obrigatórios! 

Todos esses equipamentos ajudam a salvar vidas no trânsito, por isso não importa se é uma distância pequena ou grande, eles devem ser usados sempre. Em casos que esteja levando alguma criança, também deve-se instalar a cadeirinha para contribuir com a segurança dos pequenos. 

A segurança vale para você e para todos que estejam em seu veículo naquele momento.

4. Faça manutenções regulares em seu veículo

Procure conhecer o seu veículo, ele deve estar em boas condições para circular pelas vias. Alguma falha mecânica ou pneus carecas podem causar acidentes. Por isso, sempre verifique se o seu carro, moto ou bicicleta está com um bom funcionamento antes de pegar qualquer estrada.

Realizar as revisões periódicas, ajudam a todos terem um trânsito mais seguro, claro que fatalidades acontecem, mas é possível prevenir. Além disso, é importante estar atento ao funcionamento de todas as luzes do seu veículo, elas guiam os outros condutores para que você seja avistado na estrada e ajuda a indicar para onde você está querendo ir. 

5. Pratique a paciência e o respeito por todos

Certamente você já deve ter vivido alguma situação de desrespeito no trânsito ou até mesmo ter sido a pessoa a ser rude com alguém. Pela frequência com que isso acontece, é sempre importante lembrarmos de ignorar qualquer tipo de provocação e trabalhar com mais calma para resolver esses problemas. A empatia e o respeito pela sua vida e a dos outros deve ser a sua prioridade. 

Gentileza gera gentileza, portanto retribuir com grosserias não fará com que o outro condutor mude de postura. Por isso, pratique ser paciente e consciente. Ao se aproximar de uma faixa de pedestre, dê a vez para que ele possa atravessar a rua. Se algum motorista deu seta para entrar na pista, dê espaço a ele. Pequenas ações como essas, já contribuem para todos terem um trânsito mais seguro e humano. 

É sempre bom ter o pensamento que todas as outras pessoas podem estar na mesma situação que você e quando um ajuda o outro, tudo consegue fluir melhor. 

6. Não utilize celulares e tenha cuidado com as distrações ao dirigir

Na vida tecnológica e digital que vivemos hoje, distrações é o que mais temos, sendo o celular a principal delas. É realmente difícil ficar offline, mas ao dirigir, você precisa de toda atenção e foco possível na estrada. 

Sinalizar que está ocupado, pode ser uma boa solução para não ser demandado quando estiver dirigindo e ter a consciência de responder aquela mensagem no WhatsApp, fazer ou atender ligações, enviar mensagens de áudio, só depois de estacionar em local apropriado. Além dos smartphones, aparelhos eletrônicos como tablets e aparelhos de som, também podem distrair o condutor.

Essa regra vale não somente para os motoristas, mas para todos que fazem parte do trânsito, pedestres, ciclistas e motociclistas. 

Programação da Semana Nacional de Trânsito

Quer ficar ainda mais por dentro da Semana Nacional de Trânsito? As palestras e debates estão sendo transmitidas pelo Canal do Youtube do Minfra, além do Facebook do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Os conteúdos da SNT consistem em lives técnicas, com a participação de órgãos públicos e instituições privadas, envolvidas no processo de conscientização da comunidade em geral.

  • 17/09 | Abertura da Semana Nacional de Trânsito 2021 | 10h às 12h – (Presencial para convidados no Auditório Minfra, com transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN).
  • 20/09 | CGPLAN – O NOVO PNATRAN | 10h às 12h – (Via Microsoft Teams).
  • 21/09 | CGSIE – TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO TRÂNSITO | 10h às 12h – (Via Microsoft Teams).
  • 22/09 | CGEST- FORMAÇÃO DO CIDADÃO PARA A DÉCADA | 10h às 12h – (Via Microsoft Teams).
  • 23/09 | CGST – INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS | 10h às 12h – (Via Microsoft Teams).
  • 24/09 | CGNF FISCALIZAÇÃO DE EXCESSO DE PESO | 10h às 12h – (Via Microsoft Teams). 
  • 27/09 | Encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2021 – 15h às 17h – (Presencial para convidados no Auditório Minfra, com transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN).

Além da programação normal, a SNT ainda produziu uma série de peças gráficas e digitais, que estão sendo oferecidas para empresas e pessoas que queiram utilizá-las, principalmente em suas redes sociais. Quanto maior a rede de conscientização, maior é o impacto e a transformação para um trânsito seguro. As peças podem ser baixadas aqui.

Este conteúdo foi interessante e relevante para você? Deixe nos comentários a sua opinião e se tiver outras dicas que os motoristas possam seguir, basta compartilhar conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *