multa 659-92
Categories:

Licenciamento 2022 PA: Confira os prazos de pagamento

Tem dúvidas sobre como fazer o licenciamento 2022 PA? Fique tranquilo, pois a Zapay está aqui para lhe ajudar a sanar todas as dúvidas.

Neste artigo, aprenda como fazer a consulta licenciamento DETRAN PA, como pagar a taxa e conheça a tabela de licenciamento DETRAN PA 2022

Um spoiler: o pagamento do boleto licenciamento DETRAN PA é uma obrigação anual de todo proprietário de veículo. Fique por dentro das dicas que preparamos para você.

Clique aqui e faça sua consulta de licenciamento 

Vencimento do licenciamento 2022 no Pará

A seguir, você pode conferir a data de vencimento para o licenciamento 2022 no estado do Pará. Uma dica: a data é sempre baseada nos números finais da placa do seu veículo. Oriente-se por estes algarismos para saber qual é o dia máximo que você deve realizar o pagamento do débito.

 

Final da placa

Data de licenciamento 


1

01 – 31

4 de março de 2022

41 – 61

11 de março de 2022

71 – 91

18 de março de 2022


2

02 – 31

25 de março de 2022

42 – 62

1º de abril de 2022

72 – 92

8 de abril de 2022


3

03 – 33

29 de abril de 2022

43 – 63

6 de maio de 2022

73 –  93

13 de maio de 2022


4

04 – 34

20 de maio de 2022

44 – 64

27 de maio de 2022

74 – 94

3 de junho de 2022


5

05 – 35

10 de junho de 2022

45 – 65

24 de junho de 2022

75 – 95

1º de julho de 2022


6

06 – 36

8 de julho de 2022

46 – 66

15 de julho de 2022

76 – 96

5 de agosto de 2022


7

07 – 37

12 de agosto de 2022

47 – 67

19 de agosto de 2022

77 – 97

26 de agosto de 2022


8

08 – 38

2 de setembro de 2022

48 – 68

16 de setembro de 2022

78 – 98

23 de setembro de 2022


9

09 – 39

30 de setembro de 2022

49 – 69

7 de outubro de 2022

79 – 99

21 de outubro de 2022


0

00 – 30

11 de novembro de 2022

40 – 60

18 de novembro de 2022

70 – 90

25 de novembro de 2022

 

Vale ressaltar que embarcações e aeronaves tiveram como data para o pagamento do IPVA o dia 30 de junho de 2022. Trata-se de uma cota única.

Consulte e pague o licenciamento do seu veículo de forma simplificada

Após a aprovação do pedido, os débitos irão ser liquidados junto à rede bancária. Depois desse processo, o DETRAN solicita até 2 dias úteis para que os débitos sejam baixados no sistema.

Como fazer o licenciamento de veículos no DETRAN PA

Antes de explicarmos como fazer o licenciamento do seu veículo no Departamento Estadual de Trânsito do Pará (DETRAN PA), vale a pena darmos um passinho para trás e entendermos, afinal, o que é o licenciamento e para que ele serve?

O licenciamento é um dos documentos mais importantes do seu veículo, seja ele de qual categoria automotiva for. Trata-se de um procedimento anual e obrigatório, o qual autoriza o veículo a circular pelas vias públicas de todo território nacional. É este documento quem vai informar às autoridades se o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e as multas estão quitadas, por exemplo.

O IPVA 2022 PA, aliás, assim como o licenciamento e o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), também é uma taxa obrigatória aos condutores e proprietários de veículos automotores. Portanto, é preciso estar sempre atento às datas de pagamento destes tributos, uma vez que são um compromisso que todo proprietário de veículo tem.

Quando o proprietário do automóvel quita o licenciamento, ele recebe um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o CRLV. Vale lembrar que o CRLV deve sempre estar com o condutor, quando este estiver se locomovendo com o automóvel, afinal este documento é a permissão para que o veículo possa circular em vias públicas.

Para fazer o licenciamento do veículo, o motorista deve consultar se há algum débito pendente, como taxas passadas e multas. Caso haja, é necessário quitá-las. A Zapay pode ser um importante apoio, pois com seus serviços é possível pagar os débitos veiculares em até 12 vezes no cartão de crédito ou ainda usando outra opção que seja também confortável ao seu bolso. 

É igualmente importante que o proprietário do veículo verifique no site do DETRAN também se há restrições ou bloqueios no automóvel – caso sim, é preciso resolvê-los para que o licenciamento anual não seja impedido.

Lembre-se sempre de ter o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a placa do veículo em mãos. Estes dados são importantes em todo o processo de licenciamento e são requisitados quando você for pagar a taxa de licenciamento.  Segundo o DETRAN PA, os pagamentos dos Documentos de Arrecadação Estadual (DAEs) podem ser feitos preferencialmente nas seguintes instituições bancárias: Banco do Brasil, Banpará (Banco do Estado do Pará), Basa (Banco da Amazônia), Bradesco e Itaú.

O documento de licenciamento – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) fica à disposição do proprietário do veículo cerca de 24 horas após o pagamento da taxa. Este documento é digital.

O site do DETRAN PA dá as seguintes dicas quanto ao licenciamento anual: 

Documentação básica para procedimento com processos em papel (físico)

  • Original e cópia do CRV (Certificado de Registro do Veículo) e /ou CRLV ou Boletim de ocorrência policial.
  • Laudo de vistoria para todos os veículos de categoria aluguel ou para os de categoria particular com capacidade de carga superior a 1.1 tonelada (1.100 kg) em conformidade com a Resolução 282/08/CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Se Pessoas Física:

  • Documento de identificação oficial com foto.
  • CPF do proprietário.
  • Comprovante de residência de acordo com o artigo 6º da Instrução Normativa nº 01/2018 do DETRAN/PA se proprietário mudou de endereço.

Se Pessoa Jurídica:

  • Documento de identificação oficial com foto e CPF do representante legal.
  • Cartão CNPJ atualizado.
  • Documento constitutivo da Pessoa Jurídica – contrato social ou estatuto acompanhado de ata de eleição ou Requerimento de Empresário.
  • Procuração, se o proprietário outorgou poderes de acordo com o artigo 3º da Instrução Normativa nº 01/2018 do DETRAN/PA devendo o reconhecimento ser por autenticidade.

Documentação complementar:

Veículos na categoria aprendizagem:

  • Laudo de vistoria com a especificação do serviço no campo observação.
  • Para veículos de turismo o cliente deverá apresentar o Certificado de Cadastro do Ministério de Turismo/PARATUR/ANTT e podendo ser confirmado pela internet.

Veículos na categoria aluguel e utilizado no transporte remunerado de carga:

  • RNTRC (Registro Nacional de transportes Rodoviários de Carga) da ANTT.
  • Para veículos (motocicletas e motonetas) destinados ao transporte remunerado de mercadoria – moto-frete – autorização emitida pelo DETRAN/PA.

Veículos destinados ao transporte de escolares:

  • Autorização do poder público concedente (Prefeitura Municipal) conforme previsão no art. 135 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
  • Laudo de vistoria para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança, além das exigências previstas no art. 136 do CTB.

Veículos objetos de transferência jurisdição para outra UF:

  • Original CRV com cópia simples ou cópia autenticada do CRV com campos devidamente preenchidos.

Veículos de proprietário já falecido:

  • Atestado de óbito.
  • Termo de Compromisso do Inventariante ou alvará judicial ou escritura pública de inventário extrajudicial na qual haja a indicação do inventariante.

Procedimentos e observações:

  • O cliente deverá dirigir-se ao DETRAN sede ou postos de serviços em Belém ou nas CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) de sua jurisdição, conforme endereço informado no SITE.
  • Havendo restrições de Furto ou Roubo ou Busca e Apreensão caberá ao proprietário providenciar a devida regularização.
  • O serviço de licenciamento objeto de arrendamento mercantil/leasing pode ser solicitado pelo arrendatário (ou seu representante), sem necessidade de autorização pela instituição financeira/arrendante.
  • Para os veículos do tipo utilitário, camionete e camioneta com capacidade de carga acima de 1.100 kg e categoria particular, os clientes devem fazer a vistoria e em seguida gerar o boleto pela internet no site do Detran |PA ou no atendimento do balcão, não precisando montar o processo físico;
  • Para veículo vistoriado no DETRAN/PA fora do município no qual será licenciado, o laudo de vistoria deverá ser enviado à Gerência da Ciretran ou Postos da Capital onde será processado o serviço via memorando assinado pelo gerente da Ciretran remetente ou Gerente de Vistoria no caso da Capital, constando o Laudo de Vistoria com selo de autenticidade e com a assinatura do vistoriador e agendador (onde houver) em envelope lacrado.
  • Se o cliente mudou de endereço dentro do mesmo município, deverá apresentar comprovante de residência atualizado e o atendente procederá a alteração no cadastro antes da realização do serviço. Se tal mudança ocorrer entre municípios diferentes, o atendente deverá também realizar o serviço de mudança de jurisdição municipal, com todas as exigências lá estabelecidas;
  • Quando o proprietário solicitar o licenciamento via internet para a transferência de jurisdição estadual, não será emitido CRLV. Caso este mude de ideia e, por qualquer motivo, desejar receber o CRLV, o proprietário terá que solicitar (formalizado por escrito) este documento por requerimento para a gerência do posto ou da Ciretran.
  • Para veículos de proprietário já falecido, o serviço só pode ser solicitado pelo inventariante ou seu representante.

Qual é o valor do licenciamento 2022 PA

Para 2022, o valor da taxa anual de licenciamento no estado do Pará é de R$247,78. Como você pôde conferir na tabela que apresentamos no tópico anterior, a data de início do pagamento foi 4 de março.

E vale sempre o reforço: para saber quando é a data de vencimento do licenciamento do seu veículo, basta olhar para os últimos números da placa. É ela quem indica o período de pagamento para cada veículo registrado no Estado do Pará. E essa regra não muda: todo ano, o DETRAN PA revela as datas de vencimento a partir da numeração final das placas. Fique sempre atento a este detalhe!

Como consultar o licenciamento 2022 PA 

Para consultar o licenciamento 2022 do seu veículo, é necessário acessar o site do DETRAN PA – https://www.detran.pa.gov.br/ . Para realizar a consulta do status, é necessário informar o número da placa do automóvel e o RENAVAM.

Como pagar o licenciamento 2022 PA

Como já mencionamos neste artigo, segundo o DETRAN PA, os pagamentos dos Documentos de Arrecadação Estadual (DAEs) podem ser feitos preferencialmente nas seguintes instituições bancárias: Banco do Brasil, Banpará (Banco do Estado do Pará), Basa (Banco da Amazônia), Bradesco e Itaú.

Outra opção é realizar o pagamento pelo site da Zapay. 😉

Dicas da Zapay:

Quer saber mais sobre como funciona o licenciamento a partir da placa dos veículos? Então, acesse este conteúdo especial que a Zapay preparou. Agora se quer conhecer mais sobre o calendário de licenciamento, basta clicar aqui e acessar o conteúdo sobre o tema. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *