Motoristas interessados em aderir ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) já podem realizar a adesão online. Também conhecido como “cadastro do bom motorista”, o RNPC tem como objetivo premiar os condutores que não cometerem infração de trânsito no período de 12 meses. Veja a seguir como fazer o cadastro positivo do motorista.
Alguns dos benefícios propostos para motoristas com cadastro positivo no RNPC são desconto em IPVA, condições especiais para locação de veículos, contratação de seguro veicular, desconto em combustíveis, cashback, tags de pagamento automático de pedágios ou em serviços de estacionamento, entre outros.
A ativação efetiva do RNPC começará a valer a partir de 13 de outubro. Apesar disso, os motoristas já podem realizar o cadastro na base de dados do programa por meio do Portal de Serviços da Senatran ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para ter acesso a estes sistemas, os motoristas devem ter uma conta gov.br nos níveis prata ou ouro.
Ao ativar o login no Portal de Serviços ou no app CDT, o motorista deve procurar a aba “consulte sua situação no cadastro positivo de condutores”. Ao clicar em prosseguir, o motorista deverá ler os termos e autorizar a participação no RNPC. Pronto! A partir deste momento, sua CNH será incluída na base do cadastro positivo – desde que não tenha tomado multas nos últimos 12 meses.
Clique no linke confira nosso guia completo de informações sobre o RNPC, o cadastro positivo de condutores