Entrou em operação no Brasil um novo radar capaz de flagrar veículos barulhentos em circulação nas cidades. O equipamento foi instalado em caráter experimental pela Prefeitura de Curitiba (PR), a fim de colher dados para testes sobre excesso de ruídos emitidos por carros e motos nas ruas. Veja a seguir como funciona o “radar de barulho”.
O equipamento foi instalado pela Prefeitura de Curitiba na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, e é acoplado a um radar de fiscalização convencional, que já faz a aferição de velocidade dos veículos na via. O radar que flagra veículos barulhentos é capaz de gravar imagens e áudios de carros e motos que estejam emitindo ruídos elevados.
Apesar disso, o novo “radar de barulho” ainda não pode ser utilizado para emitir autos de infração e multas. Para isso acontecer, a nova tecnologia precisa ser regulamentada por órgãos como o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), além de o equipamento necessitar de homologação Inmetro.
Clique no linke confira o conteúdo completo sobre o novo radar que flagra veículos barulhentos