Hey, amigo motorista! Está pensando em fazer a adição de categoria em sua CNH? Então, confira este artigo que a Zapay preparou especialmente para você.
Caso você seja um motorista habilitado nas categorias C, D ou E que pretende adicionar a categoria A, é obrigatória a realização do exame toxicológico.A etapa seguinte é o exame médico. Caso seja um motorista habilitado nas categorias C, D e E, o teste toxicológico deve ser feito antes do exame médico.
O intervalo da realização entre eles deve ser de até noventa (90) dias. Confira na página do DETRAN de sua localidade quais são os laboratórios credenciados pelo SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) para a realização do exame toxicológico.É importante que o motorista vá ao profissional credenciado indicado pelo DETRAN durante a solicitação do serviço.
Para solicitar o processo de adição de categoria na carteira de motorista, é feito pelo próprio motorista. Há duas opções: pela internet e pessoalmente em uma unidade física do DETRAN.Se a opção for pela internet, o motorista deve acessar o portal do DETRAN de sua localidade. Geralmente, exige-se a realização de um cadastro e de um login.
Já, se a opção for a ida pessoalmente ao ponto físico, é importante que o condutor saiba que este é um serviço que deve ser previamente agendado no site do DETRAN, no Vapt-Vupt, no Poupatempo, no CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito), entre outros. É necessário solicitar o serviço no DETRAN do município onde o documento está registrado, ou seja, unidade do departamento de trânsito ou do CIRETRAN. Fique atento a este detalhe.