A venda digital de veículos pela Carteira Digital de Trânsito permite a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador, a partir de uma comunicação automática da venda via aplicativo. Isso é feito após a autorização do Detran de cada estado para o registro do veículo.
O primeiro passo é instalar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. Na sequência, o usuário deve ter uma conta gov.br nos níveis prata ou ouro para realizar o login. Caso não tenha, poderá ser redirecionado ao portal do Governo Federal no próprio aplicativo.
Após realizar o login, o vendedor do veículo deverá clicar em “veículos” no menu principal da Carteira Digital de Trânsito e selecionar o modelo que deseja vender. Em seguida, deverá clicar no ícone “Iniciar Venda Digital”, no canto inferior da tela, onde deverá preencher os dados da venda e do comprador. Depois deverá verificar as informações do veículo, do vendedor, do comprador e da transação e confirmar a indicação de venda.
Após a indicação da venda, o comprador deverá assiná-la clicando em “veículos” no menu principal do aplicativo da CDT e selecionar o veículo que está sendo transferido. O vendedor será notificado quando o comprador assinar a intenção de venda.
Em seguida, é a vez do vendedor assinar a intenção de venda, clicando em “Veículos” no menu principal da CDT e selecionando o veículo desejado. Depois deverá clicar em Venda Digital no canto inferior da tela, verificar as informações e clicar em “assinar digitalmente”. Após a assinatura, o vendedor não conseguirá mais acessar o CRLV-e do veículo. Após realizar o processo digital, o comprador deverá se dirigir ao Detran do estado para concluir a transferência do veículo.
Clique no linke saiba mais sobre a venda digital de veículos