5 curiosidades do VW Gol

Apresentado em 1988 no Salão do Automóvel de SP e lançado no ano seguinte, o Volkswagen Gol GTi fez história ao estrear como o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. O modelo que deu adeus à era dos carburadores trazia o motor AP-2000 (2.0), que produzia 112 cv de potência e 17,5 kgfm de torque líquidos. 

1. Pioneiro na injeção

Assim como foi pioneiro na adoção da injeção eletrônica, o VW Gol saiu na frente da concorrência e foi o primeiro carro com motor flex do Brasil. O Gol Total Flex estreou em março de 2003 e trazia motor 1.6 flex de 99 cv de potência e 14,4 kgfm de torque com álcool; com gasolina, os números eram de 97 cv e 14,1 kgfm.

2. O primeiro carro flex

O Gol definitivamente conquistou um lugar no coração dos brasileiros e alcançou o posto de carro mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos, entre 1987 e 2014. O modelo já teve mais de 8,6 milhões de unidades fabricadas no Brasil, um recorde para a indústria.

3. Líder por 27 anos

Apesar de o Gol ser reconhecido pelos modelos G1 ao G8, o hatch teve somente três gerações à venda no Brasil. A primeira foi o “Gol quadrado”, entre 1980 e 1996. A segunda compreende os modelos G2, G3 e G4, entre 1994 e 2014. A atual terceira geração surgiu em 2008 com o Gol G5, que teve três reestilizações, conhecidas pelos apelidos G6, G7 e G8.

4. Só três gerações

Poucos carros no Brasil conseguiram ter uma família completa de veículos derivados de um hatch. No caso do VW Gol, surgiram a perua Parati, o sedã Voyage e a picape Saveiro – estes dois últimos em linha até hoje. Ao longo da história, porém, apenas a Saveiro teve variantes de todas as gerações do Gol. 

5. A grande família

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