Volkswagen Gol 2019 G8
Categories:

VW Gol: 5 curiosidades do hatch que vai sair de linha

Relembre fatos que marcaram a trajetória de sucesso de 42 anos do Volkswagen Gol no Brasil

Com uma história de 42 anos de sucesso, o Volkswagen Gol é um dos carros mais icônicos do Brasil e foi responsável por importantes inovações na indústria automobilística nacional ao longo destas quatro décadas. Neste artigo especial, vamos relembrar 5 curiosidades do VW Gol, que irá sair de linha no final de 2022.

  1. Pioneiro na injeção eletrônica
VW Gol GTi 1989

Apresentado em 1988 no Salão do Automóvel de São Paulo e lançado no ano seguinte, o Volkswagen Gol GTi fez história ao estrear como o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. O modelo que deu adeus à era dos carburadores trazia o motor AP-2000 (2.0), que produzia 112 cv de potência e 17,5 kgfm de torque líquidos – no início da comercialização, a marca utilizava os valores brutos, de 120 cv e 18,3 kgfm. Considerado um dos carros nacionais mais rápidos daquela época, o VW Gol GTi era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.

  1. Primeiro carro flex do Brasil
VW Gol Total Flex

Assim como foi pioneiro na adoção da injeção eletrônica, o VW Gol saiu na frente da concorrência e foi o primeiro carro com motor flex do Brasil. O Gol Total Flex estreou em março de 2003 e trazia motor 1.6 flex com mudanças como sistema de partida a frio com tanque auxiliar de gasolina e novos bicos injetores, coletor de admissão, velas de ignição e bomba de combustível. Com taxa de compressão baixa (10:1), produzia 99 cv e 14,4 kgfm com álcool; com gasolina, os números eram de 97 cv e 14,1 kgfm.

  1. Campeão de vendas por 27 anos consecutivos
VW Gol produção 1980

O Volkswagen Gol definitivamente conquistou um lugar no coração dos brasileiros e alcançou o posto de carro mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos, entre os anos de 1987 e 2014. Ao longo dessa caminhada, o modelo já teve mais de 8,6 milhões de unidades fabricadas no Brasil, um recorde para a indústria nacional. O modelo ainda ultrapassou as fronteiras brasileiras e chegou a países como Argentina, México, Chile, Egito, Irã, Rússia e China.

  1. Só 3 gerações
Volkswagen Gol história

Apesar de o Gol ser reconhecido pelos modelos G1 ao G8, o hatch teve, de fato, somente três gerações à venda no Brasil. A primeira geração foi o “Gol quadrado”, entre 1980 e 1996. A segunda compreende os modelos G2 (bolinha), G3 e G4, entre os anos de 1994 e 2014 – com G1 e G2 convivendo por um breve período. A atual terceira geração surgiu em 2008 com o modelo G5, que não aposentou imediatamente o G4. Esta atual geração teve três reestilizações, conhecidas pelos apelidos G6, G7 e o atual G8.

  1. A grande família
VW Gol produção 2020

Poucos carros no Brasil conseguiram ter uma família completa de veículos derivados de um hatch. No caso do VW Gol, surgiram a perua Parati, o sedã Voyage e a picape Saveiro – estes dois últimos em linha até hoje. Ao longo da história, apenas a Saveiro teve variantes de todas as gerações do Gol. No caso do Voyage, não houve nenhum modelo da segunda geração (modelos G2 “bolinha”, G3 e G4). Já a Parati se despediu em 2012, no modelo G4.

Curtiu este conteúdo sobre curiosidades do VW Gol? Aqui no Blog da Zapay você encontra artigos sobre manutenção automotiva, impostos, lançamentos, legislação de trânsito e muito mais. E caso você precise consultar débitos de veículo, conte com a Zapay para realizar o pagamento facilitado em até 12x! É fácil, rápido e seguro.

Imagens: Divulgação

Avatar image of Gustavo de Sá
Written by

Gustavo de Sá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *