O exame toxicológico é uma ferramenta importante para a segurança de todos os motoristas. Mas o que você sabe sobre a relação do exame toxicológico?
Além dele ser pedido por lei para que os motoristas e caminhoneiros profissionais que são habilitados nas categorias C, D e E sigam no exercício de sua atividade, outros grupos de profissionais necessitam de um resultado negativo toxicológico para poderem exercer suas funções. É o caso, por exemplo, dos Militares.
Até o ano passado, somente aos candidatos à concursos era solicitado o resultado do exame toxicológico de larga janela. Ele era solicitado não apenas a quem estava ingressando às Forças Armadas, mas também os candidatos que tentavam vagas para cargos do poder jurídico, corporações policiais e outros cargos afins.
Porém, em 2022, foi emitida, no Diário Oficial da União a Portaria 3.795, e publicada em 11 de julho, um decreto para ratificar a obrigatoriedade dos Exames Toxicológicos não somente aos ingressantes, como também aos membros já efetivos das Forças Armadas.