Por que a gasolina está tão cara?

O primeiro fator que destacamos é a retomada do crescimento econômico global, em 2021 – é importante lembrar que 2020 foi um ano marcado pela contração econômica, devido à pandemia.

A mencionada retomada, por conta desse aumento da demanda pela gasolina (que é uma commodity), fez os preços internacionais subirem. Commodities são produtos básicos globais não industrializados – produtos primários cujo preço é determinado pela oferta e procura internacional.

Ao mesmo tempo, o cartel de grandes produtores de petróleo (ou seja, a Organização dos Países exportadores de Petróleo, a Opep) ainda não retomou os níveis de produção registrados antes da pandemia. Isso faz com que a oferta não cresça no mesmo ritmo.

Outro ponto importante para ser considerado no contexto de 2022 é a guerra entre Ucrânia e Rússia, onde há sanções ao petróleo russo – e, consequentemente, o reforço da pressão da inflação sobre os combustíveis, que já reduziram a oferta e prejudicaram as cadeias de distribuição.

O Brasil conta particularmente com uma desvantagem: o forte aumento do preço do dólar. Afinal, o barril de petróleo é cotado fora do país na moeda norte-americana. Ou seja, o barril fica mais caro à medida que o real fica mais fraco.

Clique no link  Conheça os detalhes  sobre o preço da gasolina e tire suas dúvidas 

Consulte débitos, multas, taxas e mais com o app da Zapay