Zapay > Veículo > Por que a gasolina está tão cara? Contamos tudo o que você precisa saber
Uma das perguntas mais feitas no ano é: por que a gasolina está tão cara? Neste artigo, a Zapay lhe ajuda a entender alguns fatores determinantes para o preço desta commodity no Brasil.
Quando a gasolina vai baixar? Para entendermos essa pergunta, é necessário conhecer alguns pontos essenciais para a compreensão do atual contexto acerca da precificação do petróleo.
Qual o motivo do aumento da gasolina?
Há diversos fatores de contexto e dados que o cidadão deve considerar para analisar o alto preço cobrado pela gasolina hoje no Brasil. Vale a pena dizer que o país enfrenta uma crise socioeconômica desde o início da pandemia de Covid-19.
Sendo assim, o primeiro fator que destacamos é a retomada do crescimento econômico global, em 2021 – é importante lembrar que 2020 foi um ano marcado pela contração econômica, devido à pandemia.
A mencionada retomada, por conta desse aumento da demanda pela gasolina (que é uma commodity), fez os preços internacionais subirem. Commodities são produtos básicos globais não industrializados – produtos primários cujo preço é determinado pela oferta e procura internacional.
Ao mesmo tempo, o cartel de grandes produtores de petróleo (ou seja, a Organização dos Países exportadores de Petróleo, a Opep) ainda não retomou os níveis de produção registrados antes da pandemia. Isso faz com que a oferta não cresça no mesmo ritmo.
Outro ponto importante para ser considerado no contexto de 2022 é a guerra entre Ucrânia e Rússia, onde há sanções ao petróleo russo – e, consequentemente, o reforço da pressão da inflação sobre os combustíveis, que já reduziram a oferta e prejudicaram as cadeias de distribuição.
O Brasil conta particularmente com uma desvantagem: o forte aumento do preço do dólar. Afinal, o barril de petróleo é cotado fora do país na moeda norte-americana. Ou seja, o barril fica mais caro à medida que o real fica mais fraco.
E o consumidor acaba sentindo o peso no bolso também por conta dos impostos. Embora tributos e impostos não tenham sofrido majoração, tais taxas são cobradas como um percentual do preço dos combustíveis. Assim, o consumidor pagar mais em impostos quando o preço da gasolina aumenta.
Onde é refinado o petróleo do Brasil?
O petróleo do Brasil é refinado na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Estas refinarias foram construídas em 1979, na costa Norte do Rio de Janeiro.
Hoje, de tudo o que é refinado, 92% são de petróleo brasileiro. Em 2000, eram utilizados apenas 75%. Ou seja: 25% do petróleo refinado eram importados.
Qual é o estado que mais produz petróleo no Brasil?
Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o Rio de Janeiro é o estado que mais produz petróleo no Brasil, com 134.174 barris diários por milhão de habitantes.
Em segundo lugar está o Espírito Santo (51.480); em terceiro, o Rio Grande do Norte (9.410); em quarto, São Paulo (5.901); e, em quinto, Amazonas (3.431).
Estes dados dizem respeito à média de barris diários, até novembro de 2021.
Por que o Brasil tem que importar gasolina?
Antes de entendermos por que o Brasil importa petróleo, é importante destacarmos que, desde 2015, o país é considerado autossuficiente nesta commodity. Mas o que isso quer dizer? Ser autossuficiente em petróleo significa que a produção deste recurso supera o consumo. Ou seja, nós produzimos mais petróleo do que consumimos.
Para se ter uma ideia desta dimensão, diariamente, o Brasil fabrica três (3) milhões de barris. Porém, compra do exterior cerca de 170 mil barris por dia em derivados de petróleo. Isso tem a ver com algumas características do produto que extraímos aqui no Brasil, além da estrutura das nossas refinarias e outros aspectos técnicos.
Como já mencionamos neste artigo, a grande parte das refinarias brasileiras foi construída na década de 1970. Neste momento, o brasil importava petróleo e este produto era do tipo leve. A partir da descoberta e com o início da extração da commodity na Bacia de Campos, ainda no final da década de 1970, foi necessário adaptar as refinarias para o produto brasileiro, caracterizado por ser mais pesado.
Com o pré-sal (que é a extração em água profundas), o petróleo leve também começou a ser obtido no Brasil, com características interessantes: maior valor agregado e com características diferentes. Como não havia maquinário específico nas refinarias brasileiras para esse tipo de combustível, ele começou a ser exportado. A cada dia, o Brasil exporta um (1) milhão de barris.
O Brasil importa derivados de petróleo para compor uma mistura perfeita entre o petróleo brasileiro com outros tipos (com qualidade físico-químicas diversas de petróleo), que possa possibilitar o refino. Essa mistura é também chamada de blend e ela é feita para que a mistura possa atender ao parque de refino brasileiro.
Ainda: para que a demanda por diesel possa ser atendida, o Brasil precisa importar. Desse modo, há impacto no valor cobrado nas bombas dos postos, já que depende diretamente do valor cobrado pelo barril e a cotação do dólar – dois dos principais fatores que fazem o preço da commodity oscilar. No dia que este texto é publicado, o dólar comercial está na casa de R$5,16.
Desse modo, para conter a disparada dos valores nas bombas de combustível e a inflação, os governos podem estabelecer um controle artificial de preços no petróleo. O local onde estão as refinarias também conta, uma vez que no Brasil a maior parte concentra-se no litoral. Isso faz com que seja mais vantajoso importar petróleo, em determinadas regiões do Brasil.
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Quem é responsável pelo aumento do preço da gasolina?
O aumento do preço da gasolina tem alguns responsáveis (no plural). Como já mencionamos, o preço do dólar e da gasolina importada impactam diretamente no valor a ser pago no Brasil – e repassado ao consumidor.
Além da alta do dólar, a dependência do transporte rodoviário e a falta de diversidade na matriz energética brasileira são alguns vilões para o encarecimento do preço da gasolina.
Há ainda questões políticas que envolvem a precificação da gasolina. Afinal, instabilidade socioeconômica e política pode impactar diretamente nos preços. Vale dizer também que a Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.) é uma empresa estatal de economia mista. Trata-se de uma empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo Brasileiro.
Vale lembrar que o caminho da gasolina é, de uma forma bastante simplificada: da Petrobras para as distribuidoras, das distribuidoras para os postos, e dos postos para o consumidor final.
Como funciona a precificação e os impostos envolvendo a gasolina?
- Cabe a Petrobras estabelecer o valor fixo a ser pago na refinaria. Este é o valor que as distribuidoras pagam pelo combustível, o que representa 33,4% do valor que o consumidor paga na bomba de gasolina.
- Ainda: a partir dessa venda, soma-se ao valor o custo da porcentagem obrigatória do etanol (16,9%), os cursos de distribuição e o lucro de revenda da distribuidora e do posto (10,7%), os tributos federais CIDE (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico), PIS/PASEP (Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) – 11,3% – além do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que pode variar de um estado para outro e tem média de 27,7%.
- Vale ressaltar que os impostos federais são cobrados somente na venda da gasolina pela refinaria.
- Por sua vez, o ICMS é cobrado sobre o valor final do produto.
- É por conta de toda essa sequência, com custos e tributos, que o imposto estadual (o ICMS) representa uma quantia maior no preço que pagamos na bomba. O valor percentual do ICMS é o mesmo há anos.
Quando vai baixar o preço da gasolina?
A gasolina vai baixar? Dizer quando o preço da gasolina vai baixar depende de todas as variantes mencionadas neste texto, como a cotação do dólar, as importações de gasolina, logística, estabilidade/instabilidade política, além de custos e tributos na operação.
Como cidadãos, resta a cada um de nós acompanhar estes movimentos.
Dicas da Zapay!
Dica 1: Aprenda como consultar débitos do veículo.
Dica 2: Confira quais são os carros econômicos no Brasil em 2022.
Dica 3: Saiba como funciona o delivery de gasolina.
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Ana
Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.