A desvantagem da carteira digital de trânsito é quando você não tem acesso a ela por estar com o celular descarregado. Por ser um documento digital, é importante estar sempre atendo a bateria do seu telefone móvel caso seu único documento de identificação esteja no formato digital.
Imagina que você está dirigindo seu automóvel estando apenas com seus documentos digitais e é parado em uma blitz, o agente de trânsito pede o documento do carro e a sua carteira de habilitação, quando você pega o celular para apresentar a documentação entra em pânico ao perceber que acabou a bateria do seu smartphone que era o único meio de provar que está com todos os documentos em dia.
A ausência da CNH é motivo de multa no valor de R$88,38, a infração é leve e o condutor leva três pontos na carteira. E caso não tenha ninguém com a habilitação no local que possa conduzir o automóvel, o carro ainda é apreendido e levado para o pátio do Detran, gerando um custo enorme, pois além da multa por falta de documento, você pagará pelo guincho e os valores das diárias no pátio do órgão.
Estar sem o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo) não é considerado infração desde que o agente de trânsito consiga acessar o sistema do órgão e verificar se a documentação do veículo está em dia, se por acaso o sistema estiver fora do ar, o condutor também pode ser autuado por estar sem o documento do carro.