venda digital de veículos cdt
Categories:

CDT: Carteira Digital de Trânsito

Você já tem sua CDT? Sabe o que é CDT? 

CDT é a sigla para Carteira Digital de Trânsito. Para obtê-la basta baixar o aplicativo no celular pelo play store ou app store e a CDT servirá como substituta à CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em papel. 

Além de ter a CNH de forma digital, você também terá a facilidade de fazer uso da versão virtual do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

O CDT digital é um aplicativo do governo federal e está disponível para todos os cidadãos brasileiros e também para estrangeiros que possuam a carteira de habilitação no formato tradicional em qualquer estado do país e do Distrito Federal.

Se você sonha em tirar a sua habilitação, mas não conta com orçamento extra para isso, existe a CNH de forma gratuita, saiba como clicando no link.

Pensa na praticidade de sair de casa sem a carteira, e mesmo assim ter a certeza de que seus documentos estão juntos com você, de forma digital, tendo acesso a eles com um simples clique no celular. Isso já é possível graças ao CDT Carteira Digital de Trânsito.

Com a revolução tecnológica, vivemos a facilidade da era digital, e assim podemos ter acesso a documentos importantes de maneira virtual na tela dos nossos smartphones. 

O aplicativo CDT começou a funcionar em 2017, mas foi a partir de 2018 que a Carteira Digital de Trânsito pôde substituir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), ou seja, o documento digital passou a ter validade jurídica, assim como o documento impresso, em todo o território brasileiro. 

Cerca de 60 milhões de brasileiros já possuem cadastro CDT (carteira digital de trânsito), a informação é referente ao mês de setembro de 2022 e foi passada pelo secretário nacional de trânsito do Ministério da Infraestrutura, Frederico Carneiro. O número equivale a setenta e sete por cento dos setenta e oito milhões de condutores habilitados do país. 

Segundo Carneiro a permissão do acesso a multas de maneira digital também garante uma economia para os órgãos de trânsito que não precisarão gastar verbas dos cofres públicos com o envio da autuação. 

“É um serviço que traz muitas facilidades, muitos benefícios. Você pode ter sua carteira de habilitação e o documento do veículo em meio digital, além de poder gerenciar eventuais infrações que tenha cometido. Nós temos um sistema de notificação eletrônica que permite que todas as autuações sejam encaminhadas pelo aplicativo, possibilitando que o infrator possa pagar as multas com desconto de 40%”, explicou Carneiro.

Venha conhecer nosso aplicativo!

Com o app da Zapay você vai:

Consultar o IPVA, licenciamento e Multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

APP Zapay

Apesar do aplicativo existir há cinco anos, alguns motoristas ainda não sabem como o CDT virtual funciona, ou não se sentem seguros com o uso dessa tecnologia, mas a Zapay está aqui para ajudar você a tirar as dúvidas sobre Carteira Digital de Trânsito e a CRLV digital. 

Existe só um aplicativo que é reconhecido oficialmente pelo governo e podemos utilizá-lo como substituto da Carteira Nacional de Habilitação. O aplicativo CDT é gratuito e qualquer pessoa pode usufruir dos seus benefícios, para se cadastrar basta ter um smartphone e em poucos minutos seu app estará ativo.

venda digital de veículos cdt

Além de disponibilizar a carteira de habilitação de forma digital, o CDT também traz a versão digital da CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo). 

Para quem não sabe o CRLV é o documento obrigatório do veículo, todo proprietário de um automóvel deve ter o seu. O condutor do veículo necessita estar sempre com o CRLV, comprovando que os débitos veiculares estão em dia (como IPVA, licenciamento, multas) e mostrando que está tudo correto com a documentação do veículo.

Existem muitas vantagens para quem deseja habilitar o aplicativo CDT. Além do motorista poder contar com sua Carteira Digital de Trânsito, o aplicativo avisa quando tiver próximo da data de renovação da CNH para ninguém andar por aí com a carteira de motorista vencida, pela consulta CDT podemos verificar e gerenciar os pontos e valores das multas de trânsito, teremos acesso ao CRLV, podendo compartilhar esse documento com até cinco pessoas, no caso de outros condutores dirigirem o mesmo veículo, e informar quem é o principal condutor do automóvel. O proprietário também receberá avisos de recall, caso houver, para o seu veículo. E tudo isso pode ser feito offline, ou seja, sem internet ativa no dispositivo móvel.

Dentro do app CDT existe mais um benefício chamado de Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) ou Cadastro Positivo de Condutores, ele dá vantagem como reduções em taxas de serviços públicos e privados, condições diferenciadas para locação de veículos e contratação de seguros, descontos em pedágios e em estacionamento e oferta de cashback para o motorista que fizer adesão ao cadastro e não tiver multa e, consequentemente, pontos na sua habilitação.

“O cadastro positivo vem com uma nova proposta de educação para o trânsito. Em vez de apenas multar e aplicar penalidades para o condutor infrator, a gente traz uma proposta de incentivos, também preocupados com a segurança”, afirmou o secretário.

O ponto negativo é ter que ficar atento para não rodar por aí com o celular descarregado, pois se você for parado em alguma fiscalização sem os documentos físicos ou sem ter como acessar o aplicativo para apresentação da CDT digital, você estará descumprindo a lei e poderá ser multado.

Caso você queira ou precise mudar categoria da CNH basta fazer a leitura do QR CODE da nova habilitação para estar atualizando o documento digital. 

O que é o CDT?

O CDT é um aplicativo oficial do governo federal que leva o nome da Carteira Digital de Trânsito. Dentro deste app você terá disponível a versão digital da sua carteira nacional de trânsito, a CTD e o certificado de registro de licenciamento do veículo, a CRLV, ambos com o mesmo valor jurídico dos documentos impressos. 

Baixar o software é simples, rápido e de graça, e o passo a passo é todo realizado pelo seu smartphone.

Depois que o aplicativo for instalado, basta fazer o cadastro com os seus dados pessoais e os dados do veículo e baixar os documentos que ficarão disponíveis e poderão ser usados como meio de identificação. 

Caso você seja parado por um agente de trânsito e ele solicite a sua documentação e a do veículo, você usará o seu celular só acessando o aplicativo para apresentar o documento digital, podendo fazer isso mesmo sem estar com acesso a internet. Não é necessário carregar o documento impresso junto com o virtual. 

Você já ouviu falar na CNH Quente? Essa prática é usada por algumas pessoas que não querem passar pela burocracia de tirar a carteira de motorista dentro da lei, mas seu uso é ilegal e se a pessoa for pega poderá cumprir uma pena de 2 a 6 anos de detenção, mais a multa.

Qual o APP para CNH e CRLV Digital?

Apenas um aplicativo é reconhecido oficialmente para uso da substituição da CNH ou do CRLV digital: é o app Carteira Digital de Trânsito. 

Para utilizá-lo você precisa ter um cadastro no portal do governo federal, conhecido como gov.br, caso você ainda não tenha é só entrar no site do governo federal e preencher o formulário, o processo dura apenas alguns minutos. Após isso você poderá fazer login no CDT usando seu CPF e a senha que cadastrou no gov.br. Lá você obterá as versões digitais da CNH e do CRLV.

Para baixar seu documento digital pela primeira vez, você precisará estar com o documento impresso em mãos, no momento do cadastro o sistema faz a leitura via QR CODE. 

Pronto, agora seu processo está finalizado e o aplicativo mostrará uma cópia digital do seu documento sempre que houver necessidade, e ele valerá como um meio de identificação.

Como entrar na Carteira Digital de Trânsito?

Para entrar na carteira digital de trânsito você primeiro precisa baixar o aplicativo e fazer o seu cadastro no site gov.br, segue o passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no seu smartphone;
  2. Crie seu cadastro no sistema gov.br;
  3. Faça seu login;
  4. Cadastre seus documentos no app.

Agora é só aproveitar e utilizar seus documentos direto da tela do celular.

É seguro ter CNH digital?

Ficar preocupado com a segurança dos nossos documentos no mundo digital é comum, afinal vemos muitas notícias de hackers e invasões em sites por aí, mas a resposta é sim, é seguro ter sua CNH digital. 

O cuidado deve ser tomado na hora de fazer o download do aplicativo, certifique-se de que você está baixando o aplicativo CDT correto, para não passar seus dados para um golpista. 

Fora isso, o app é bem seguro por ter um sistema de criptografia que é usado para proteger e garantir a segurança na transmissão de informações e armazenamento dos dados, ou seja, sua função é garantir que os dados sejam lidos apenas pelos envolvidos na comunicação, e não sendo acessados por terceiros.

Uma outra atenção que precisamos ter é quando perdemos o celular ou quando ele é roubado. Se isso acontecer, é importante você desconectar o dispositivo no aparelho acessando o portal do Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) de qualquer computador, tablet ou celular, e efetuando seu login. Apesar do aplicativo precisar de senha e os dados serem criptografados, dificultando o roubo das informações, todo cuidado é pouco.

Como fazer para baixar o documento do veículo no APP da CDT (Carteira Digital de Trânsito)?

O processo é simples e está ao alcance de qualquer pessoa.  Após baixar o aplicativo CDT no seu celular, se você já possui seu cadastro, basta ir até a tela inicial da plataforma, clicar em veículos, digitar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a seguir digitar o código de segurança que existe no Certificado de Registro de Veículo (CRV), você encontra esse número na versão impressa do certificado.

A versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) tem todas as informações do documento impresso e a mesma validade jurídica do CRLV físico.

Para ter acesso ao documento digital atual o proprietário precisa ter quitado o licenciamento do veículo do ano em curso, senão o documento ficará com a data do último licenciamento pago.

Assim com a carteira digital de trânsito, o CRLV Digital pode ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo offline.

Qual a desvantagem da CNH digital?

A desvantagem da carteira digital de trânsito é quando você não tem acesso a ela por estar com o celular descarregado. Por ser um documento digital, é importante estar sempre atendo a bateria do seu telefone móvel caso seu único documento de identificação esteja no formato digital. 

Imagina que você está dirigindo seu automóvel estando apenas com seus documentos digitais e é parado em uma blitz, o agente de trânsito pede o documento do carro e a sua carteira de habilitação, quando você pega o celular para apresentar a documentação entra em pânico ao perceber que acabou a bateria do seu smartphone que era o único meio de provar que está com todos os documentos em dia.


A ausência da CNH é motivo de multa no valor de oitenta e oito reais e trinta e oito centavos, a infração é leve e o condutor leva três pontos na carteira. E caso não tenha ninguém com a habilitação no local que possa conduzir o automóvel, o carro ainda é apreendido e levado para o pátio do Detran, gerando um custo enorme, pois além da multa por falta de documento, você pagará pelo guincho e os valores das diárias no pátio do órgão. 

Estar sem o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo) não é considerado infração desde que o agente de trânsito consiga acessar o sistema do órgão e verificar se a documentação do veículo está em dia, se por acaso o sistema estiver fora do ar, o condutor também pode ser autuado por estar sem o documento do carro. 

Já no caso do condutor do veículo não ser habilitado é considerado uma infração gravíssima com uma multa de oitocentos e oitenta reais e quarenta e um centavos para o proprietário do automóvel.

Agora as vantagens de ter a CDT digital são muitas:

Começando pelo fato de que fazer o download do CDT é prático, fácil e gratuito e você terá um documento na palma da sua mão. 

O aplicativo funciona sem internet, você só precisará da conexão no momento da instalação e no primeiro cadastro, após isso você poderá ter acesso ao documento até quando estiver offline. Além de ser muito seguro. 

O aplicativo é criptografado garantindo a segurança de todos os usuários.

A Carteira Digital de Trânsito, além de carteira de motorista, serve como identificação em órgãos públicos inclusive como documento oficial para voos nacionais.

Você está saindo com o carro e percebe que está sem sua carteira de habilitação, volta e procura por todos os cantos da casa, e nada de encontrar o documento, você pega o seu celular e sai tranquilamente sabendo que com a carteira digital de trânsito você terá seus documentos em mãos e não corre risco de ser multado caso seja abordado por um guarda de trânsito. 

A CNH digital veio para facilitar a vida dos motoristas.

Pode andar com o documento digital?

A boa notícia é sim, desde 2018 é permitido andar apenas com a sua carteira digital de trânsito. O documento digital substitui a carteira nacional de habilitação física e é válido para todo o território nacional. O CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo) também serve como documento oficial do veículo. 

A plataforma também pode gerar uma versão em PDF dos documentos do motorista e do veículo, assinados digitalmente. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a cópia digital tem a mesma validade de uma cópia física.

Caso algum agente se recuse a aceitar o documento digital é possível registrar ocorrência na entidade de trânsito a qual o agente pertence, ou no próprio Senatran.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *