Quanto tempo dura um mandado de busca e apreensão de veículo?
A situação de busca e apreensão de veículo é uma daquelas que ninguém quer passar, mas é sempre bom saber o que é. Trata-se de uma possibilidade que ocorre quando uma ou mais parcelas do financiamento do automóvel ou da motocicleta ou do veículo de qualquer outra categoria não são pagas.
Por exemplo, é normal que o mercado pratique o prazo de 90 dias – ou seja, três (3) parcelas em aberto – para entrar com o pedido de busca e apreensão. Afinal, este período em dívida pode indicar eu dificilmente o valor poderá ser pago pelo devedor.
Uma dica: caso você esteja nesta situação, o ideal é entrar em contato com o credor assim que o aviso (que chega por correspondência) for recebido em sua residência. Caso o credor não obtenha uma resposta sua, a financiadora poderá recorrer judicialmente.
O prazo para pagamento da dívida é de cinco (5) dias contados a partir do cumprimento do mandado de busca e apreensão. Normalmente, esta dívida é paga de forma integral e em parcela única – que costuma ser a forma solicitada pelo credor no documento.
Atente-se: você tem um prazo de quinze (15) dias para apresentar a defesa.Após os dois prazos aqui elencados, sem defesa e nem o pagamento da vívida, assume-se como verdadeiros todos os fatos que o credor alegou na ação.
Clique no link e veja o conteúdo completo sobre busca e apreensão de veículo