O Renault Sandero saiu de linha no Brasil. Lançado em 2007, o hatch construído na mesma plataforma do Logan deixou de ser produzido após 15 anos de mercado e duas gerações lançadas. Apesar disso, o Renault Stepway – que não é mais tratado pela marca como membro da gama Sandero – continua à venda. Relembre a seguir a história do modelo.
O Renault Sandero fez sua estreia mundial no Brasil em 2007. Desenvolvido na América Latina com base na plataforma do sedã Logan, o Sandero tinha motores 1.0 16V Hi-Flex (77 cv), 1.6 8V Hi-Torque flex (95 cv) e 1.6 16V Hi-Flex (112 cv).
A primeira reestilização do Sandero foi lançada em 2011. Entre as mudanças, o hatch recebeu nova grade, para-choques redesenhados e alterações pontuais na cabine. Na mecânica, a principal novidade era o câmbio automático de 4 marchas.
Após 7 anos de mercado e mais de 500 mil unidades vendidas, o Renault Sandero estreava em junho de 2014 sua segunda geração. Feito em uma versão atualizada da plataforma B0, o hatch pela primeira vez adotava dianteira compartilhada com o Logan. Era vendido com motores 1.0 16V Hi-Power (80 cv) e 1.6 8V Hi-Power (106 cv).
Em dezembro de 2015, estreava mundialmente o Sandero R.S., versão esportiva desenvolvida pela divisão Renault Sport, da França. O chamariz do modelo era o motor 2.0 F4R, que produzia 150 cv de potência e 20,9 kgfm de torque com etanol.
A atualização de estilo chegou em julho de 2019, com novo para-choque dianteiro e tampa traseira redesenhada, que incluía lanternas mais largas com iluminação em LED. Na mecânica, as versões 1.6 passavam a contar com a caixa automática do tipo CVT.
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