Sinalização Horizontal: Como identificar no trânsito?
Sabia que a sinalização horizontal é composta por cinco cores? Conheça ainda outras características, padrões, classificação e também a função destas sinalizações. Confira!
A sinalização horizontal tem a propriedade de transmitir mensagens aos condutores e pedestres, possibilitando sua percepção e entendimento, sem desviar a atenção do leito da via. Diante de seu forte poder de comunicação, a sinalização deve ser reconhecida e compreendida por todo usuário
A sinalização horizontal é classificada segundo sua função. Por exemplo:1. Ordenar e canalizar o fluxo de veículos.2. Orientar o fluxo de pedestres.3. Orientar os deslocamentos de veículos em função das condições físicas da via, tais como, geometria, topografia e obstáculos.
Quais são as cinco cores da sinalização horizontal?
Confira como se dá a distribuição da sinalização horizontal a partir do padrão de das cores a serem utilizadas e seus significados, segundo o manual do CONTRAN:
– Separar movimentos veiculares de fluxos opostos.– Regulamentar ultrapassagem e deslocamento lateral.– Delimitar espaços proibidos para estacionamento e/ou parada.– Demarcar obstáculos transversais à pista (lombada).
Amarela:
– Separar movimentos veiculares de mesmo sentido.– Delimitar áreas de circulação.– Delimitar trechos de pistas, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais.– Regulamentar faixas de travessias de pedestres.– Regulamentar linha de transposição e ultrapassagem.– Demarcar linha de retenção e linha de “Dê a preferência”.– Inscrever setas, símbolos e legendas.
Branca:
– Demarcar ciclovias ou ciclofaixas.– Inscrever símbolo (cruz).
Vermelha:
Azul:
– Inscrever símbolo em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque para pessoas portadoras de deficiência física.
– Proporcionar contraste entre a marca viária/inscrição e o pavimento, (utilizada principalmente em pavimento de concreto) não constituindo propriamente uma cor de sinalização.