Categories:

Sinalização Horizontal: Como identificar no trânsito?

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre sinalização horizontal? Então, este é o artigo ideal para você. A Zapay, que é sempre uma mão na roda, preparou este conteúdo repleto de dicas sobre esta comunicação no trânsito, feita para melhorar o fluxo e a segurança de todos.

Sabia que a sinalização horizontal é composta por cinco cores? Conheça ainda outras características, padrões, classificação e também a função destas sinalizações. Confira!  

Quais são as características da sinalização horizontal? 

Quais são as cinco cores da sinalização horizontal? 

Qual é a função da sinalização horizontal?

Sinalização Horizontal
Veja quais são as características da sinalização horizontal

O que é sinalização horizontal?

Começando pela pergunta principal: o que é sinalização horizontal? Segundo o manual de sinalização horizontal do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária composta por marcas, símbolos e legendas, apostos sobre o pavimento da pista de rolamento.

Ainda: esta sinalização tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança e fluidez do trânsito, ordenar o fluxo de tráfego, canalizar e orientar os usuários da via. 

Desse modo, a sinalização horizontal tem a propriedade de transmitir mensagens aos condutores e pedestres, possibilitando sua percepção e entendimento, sem desviar a atenção do leito da via. Diante de seu forte poder de comunicação, a sinalização deve ser reconhecida e compreendida por todo usuário, independentemente de sua origem ou da frequência com que utiliza a via.

Para que a sinalização horizontal seja implementada, é necessário ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via, de modo a garantir a real eficácia da sinalização.

Assim, a sinalização horizontal é classificada segundo sua função. Por exemplo:

  1. Ordenar e canalizar o fluxo de veículos.
  2. Orientar o fluxo de pedestres.
  3. Orientar os deslocamentos de veículos em função das condições físicas da via, tais como, geometria, topografia e obstáculos.
  4. Complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação, visando enfatizar a mensagem que o sinal transmite.
  5. Regulamentar os casos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Via horizontal 

De acordo com a definição do CTB, via é definida como superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, além de ilha e canteiro central.

Já a via horizontal trata da sinalização aqui destacada, cuja finalidade é fornecer informações que permitam aos membros do trânsito na referida via adotarem comportamentos adequados. Seu objetivo é contribuir com o aumento da segurança e também a fluidez no trânsito, ordenando o fluxo do tráfego, canalizando e orientando os usuários da via.

Sinalização horizontal:Veja quais são as cores

Quais são as características da sinalização horizontal?

A sinalização horizontal possui algumas características de distinção, onde cada uma traz informações específicas e importantes. Tais como: cores, padrão do traçado, símbolos e legendas, inscrições no pavimento, marcas de canalização, marcas longitudinais e marcas transversais.

Ao longo deste artigo, você poderá saber mais sobre estas características e porque é comum a busca no Google dos termos “sinalização horizontal cores”.

Padrões 

A sinalização horizontal é constituída por combinações de traçados (formas) e cores que definem os diversos tipos de marcas viárias. E cada uma dessas combinações traz uma mensagem ao condutor e ao pedestre. Conheça esse agrupamento: 

Padrão de formas: 

Confira cada uma das formas:

  1. Contínua: corresponde às linhas sem interrupção, aplicadas em trecho específico de pista.
  2. Tracejada ou seccionada: corresponde às linhas interrompidas, aplicadas em cadência, utilizando espaçamentos com extensão igual ou maior que o traço.
  3. Setas, símbolos e legendas: correspondem às informações representadas em forma de desenho ou inscritas, aplicadas no pavimento, indicando uma situação ou complementando a sinalização vertical existente.

Classificação 

A sinalização horizontal é classificada da seguinte forma: 

Marcas Longitudinais – separam e ordenam as correntes de tráfego.

As marcas longitudinais separam e ordenam as correntes de tráfego, definindo a parte da pista destinada à circulação de veículos, a sua divisão em faixas de mesmo sentido, a divisão de fluxos opostos, as faixas de uso exclusivo ou preferencial de espécie de veículo, as faixas reversíveis, além de estabelecer as regras de ultrapassagem e transposição. 

  • As marcas longitudinais amarelas, contínuas simples ou duplas, têm poder de regulamentação, separam os movimentos veiculares de fluxos opostos e regulamentam a proibição de ultrapassagem e os deslocamentos laterais, exceto para acesso a imóvel lindeiro; 
  • As marcas longitudinais amarelas, simples ou duplas seccionadas ou tracejadas, não têm poder de regulamentação, apenas ordenam os movimentos veiculares de sentidos opostos;
  • As marcas longitudinais brancas contínuas são utilizadas para delimitar a pista (linha de bordo) e para separar faixas de trânsito de fluxos de mesmo sentido. Neste caso, têm poder de regulamentação de proibição de ultrapassagem e transposição; 
  • As marcas longitudinais brancas, seccionadas ou tracejadas, não têm poder de regulamentação, apenas ordenam os movimentos veiculares de mesmo sentido. 

De acordo com a sua função as marcas longitudinais são subdivididas nos seguintes tipos: 

  • Linhas de divisão de fluxos opostos (LFO); 
  • Linhas de divisão de fluxos de mesmo sentido (LMS); 
  • Linha de bordo (LBO); 
  • Linha de continuidade (LCO). 

Há ainda a seguinte subdivisão: 

  • Linhas de divisão de fluxos opostos (LFO); 
  • Linhas de divisão de fluxos de mesmo sentido (LMS); 
  • Linha de bordo (LBO); 
  • Linha de continuidade (LCO); 
  • Marcas longitudinais específicas.

Marcas Transversais – ordenam os deslocamentos frontais dos veículos e disciplinam os deslocamentos de pedestres.

As marcas transversais ordenam os deslocamentos frontais dos veículos e os harmonizam com os deslocamentos de outros veículos e dos pedestres, assim como informam os condutores sobre a necessidade de reduzir a velocidade e indicam travessia de pedestres e posições de parada. De acordo com a sua função, as marcas transversais são subdivididas nos seguintes tipos:

  • Linha de Retenção (LRE); 
  • Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade (LRV); 
  • Linha de “Dê a preferência” (LDP); 
  • Faixa de Travessia de Pedestres (FTP); 
  • Marcação de Cruzamentos Rodocicloviários (MCC); 
  • Marcação de Área de Conflito (MAC); 
  • Marcação de Área de Cruzamento com Faixa Exclusiva (MAE); 
  • Marcação de Cruzamento Rodoferroviário (MCF).

Marcas de Canalização – orientam os fluxos de tráfego em uma via.

As marcas de canalização são utilizadas para orientar e regulamentar os fluxos de veículos em uma via, direcionando-os de modo a propiciar maior segurança e melhor desempenho, em situações que exijam uma reorganização de seu caminhamento natural. Possuem a característica de transmitir ao condutor uma mensagem de fácil entendimento quanto ao percurso a ser seguido, tais como: 

  • quando houver obstáculos à circulação; 
  • interseções de vias quando varia a largura das pistas; 
  • mudanças de alinhamento; 
  • acessos; 
  • pistas de transferências e entroncamentos; 
  • interseções em rotatórias.

Marcas de Delimitação e Controle de Parada e/ou Estacionamento – delimitam e propiciam o controle das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e/ou a parada de veículos na via.

As marcas de delimitação e controle de estacionamento e/ou parada delimitam e proporcionam melhor controle das áreas onde são proibidos ou regulamentados o estacionamento e a parada de veículos, quando associadas à sinalização vertical de regulamentação. Nos casos previstos no CTB, essas marcas têm poder de regulamentação. De acordo com sua função as marcas de delimitação e controle de estacionamento e parada são subdivididas nos seguintes tipos: 

  • Linha de indicação de proibição de estacionamento e/ou parada (LPP); 
  • Marca delimitadora de Parada de veículos específicos (MVE); 
  • Marca delimitadora de Estacionamento regulamentado (MER).

Inscrições no Pavimento – melhoram a percepção do condutor quanto as características de utilização da via.

As inscrições no pavimento melhoram a percepção do condutor quanto às condições de operação da via, permitindo-lhe tomar a decisão adequada, no tempo apropriado, para as situações que se lhes apresentarem. Possuem função complementar ao restante da sinalização, orientando e, em alguns casos, advertindo certos tipos de operação ao longo da via. As inscrições no pavimento podem ser de três tipos: 

  • Setas direcionais; 
  • Símbolos; 
  • Legendas.

Quais são as cinco cores da sinalização horizontal?

Confira como se dá a distribuição da sinalização horizontal a partir do padrão de das cores a serem utilizadas e seus significados, segundo o manual do CONTRAN:

Amarela: 

– Separar movimentos veiculares de fluxos opostos.

– Regulamentar ultrapassagem e deslocamento lateral.

– Delimitar espaços proibidos para estacionamento e/ou parada.

– Demarcar obstáculos transversais à pista (lombada).

Branca: 

– Separar movimentos veiculares de mesmo sentido.

– Delimitar áreas de circulação.

– Delimitar trechos de pistas, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais.

– Regulamentar faixas de travessias de pedestres.

– Regulamentar linha de transposição e ultrapassagem.

– Demarcar linha de retenção e linha de “Dê a preferência”.

– Inscrever setas, símbolos e legendas. 

Vermelha: 

– Demarcar ciclovias ou ciclofaixas.

– Inscrever símbolo (cruz). 

Azul: 

– Inscrever símbolo em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque para pessoas portadoras de deficiência física. 

Preta: 

– Proporcionar contraste entre a marca viária/inscrição e o pavimento, (utilizada principalmente em pavimento de concreto) não constituindo propriamente uma cor de sinalização.

Qual é a função da sinalização horizontal?

Vale aqui o reforço sobre a função da sinalização horizontal, que diz respeito a: 

– Ordenar e canalizar o fluxo de veículos; 

– Orientar o fluxo de pedestres; 

– Orientar os deslocamentos de veículos em função das condições físicas da via, tais como, geometria, topografia e obstáculos; 

– Complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação, visando enfatizar a mensagem que o sinal transmite; 

– Regulamentar os casos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Há ainda situações as quais a sinalização horizontal atua, por si só, como controladora de fluxos. Pode ser empregada como reforço da sinalização vertical, bem como ser complementada com dispositivos auxiliares. Fica a dica!

Dicas da Zapay!

Dica 1: Aprenda a consultar veículo pela placa.

Dica 2: Saiba mais sobre as placas de sinalização.

Dica 3: Conheça dicas de segurança no trânsito.  

Avatar image of Ana
Written by

Ana

Em 2022, entrou para o time da Zapay, como Analista de SEO atuando com o planejamento de conteúdo para o blog com o objetivo de auxiliar e atuar no crescimento, ajudando a responder às principais dúvidas dos usuários sobre o universo automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *