O Volkswagen Gol, um dos mais vendidos e icônicos carros do Brasil, sairá de linha no final de 2022 após 42 anos de história. Para marcar esse momento e relembrar a trajetória do hatch, preparamos este conteúdo especial com os destaques de todos os modelos, do Gol G1 ao G8.
O primeiro Gol surgiu em 1980 como um projeto desenvolvido pela filial brasileira da Volkswagen. A primeira versão tinha motor refrigerado a ar e câmbio de quatro marchas. Com carroceria de duas portas, ele era oferecido nas versões S e L.
VW GOL G1
O Gol G2, também conhecido como Bolinha, marcou o abandono das formas quadradas e a primeira grande transformação do Gol. Com a nova carroceria lançada em 1994, a proposta era imprimir ao modelo um ar de sofisticação.
VW GOL G2
O Volkswagen Gol G3 surgiu em 1999 como uma atualização profunda do G2, trazendo faróis e lanternas mais retilíneos, grade ampliada e interior completamente redesenhado, com painel inspirado no Golf.
VW GOL G3
Apresentado em 2005, o Gol G4 ficou marcado pela extrema simplicidade na comparação com o anterior, tanto em design, quanto em acabamento interno e qualidade construtiva.
VW GOL G4
Após anos sem mudanças profundas, o Gol G5 marcou a maior transformação na história do compacto. Lançada em 2008, esta terceira geração representou um salto em qualidade construtiva, dirigibilidade e acabamento em relação aos antecessores.
VW GOL G5
O chamado Gol G6 é, basicamente, a primeira reestilização da terceira geração do modelo (G5). O hatch ganhou faróis e grade com traços mais retilíneos, enquanto a traseira adotou lanternas mais arredondadas e a seção central da tampa do porta-malas em alto relevo.
VW GOL G6
Para manter o ar de novidade do Gol, a marca redesenhou novamente a dianteira do compacto no modelo G7, lançado em 2016. O para-choque recebeu maior entrada de ar, enquanto os faróis ficaram mais simples. Na traseira, as lanternas ganharam lentes com aspecto tridimensional
VW GOL G7
A fim de marcar a chegada da oferta de câmbio automático para o Gol, a Volkswagen apostou em remodelar mais uma vez a dianteira do modelo na linha 2019. No chamado Gol G8, faróis, para-choque e capô foram “emprestados” da Saveiro pela primeira vez.
VW GOL G8
Clique no linke confira a matéria completa com a história do VW Gol