Relembre os detalhes de todos os modelos do VW Gol, que sairá de linha no fim de 2022
O Volkswagen Gol, um dos mais vendidos e icônicos carros do Brasil, sairá de linha no final de 2022 após 42 anos de história. Para marcar esse momento e relembrar a trajetória do hatch no mercado brasileiro, preparamos este artigo especial com um histórico de todos os modelos, do Gol G1 ao G8.
Lançado em 1980, o Volkswagen Gol tinha como objetivo suceder o Fusca na preferência dos motoristas brasileiros. O modelo, cujo nome teve óbvia inspiração no futebol, foi desenvolvido levando em conta as condições das vias no País e as necessidades dos consumidores locais.
Com o passar do tempo, o novo modelo conquistou um lugar no coração dos brasileiros e alcançou o posto de carro mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014. Uma curiosidade: você sabia que o Gol é o principal carro entre todos os usuários da Zapay?
Ao todo, o modelo já teve mais de 8,6 milhões de unidades fabricadas no Brasil, um recorde para a indústria nacional. Isso sem contabilizar os modelos derivados da família Gol, que são a perua Parati, o sedã Voyage e a picape Saveiro – estes dois últimos ainda em linha. Veja a seguir os destaques de cada modelo do Volkswagen Gol:
VW Gol G1
O primeiro Gol surgiu em 1980 como um projeto desenvolvido pela filial brasileira da Volkswagen. A primeira versão tinha motor refrigerado a ar e câmbio de quatro marchas. Com carroceria de duas portas, ele era oferecido nas versões S e L. Em 1981, o Gol ganhou motor 1.6, também refrigerado a ar. Posteriormente, o modelo passou a vir com motores 1.6 e 1.8 com refrigeração líquida. Em 1989, o Gol GTi fez história ao estrear como o primeiro carro nacional com injeção eletrônica.
VW Gol G2
O Gol G2, também conhecido como Gol Bolinha, marcou o abandono das formas quadradas e a primeira grande transformação do Gol. Com a nova carroceria lançada em 1994, a proposta da marca era imprimir ao modelo um ar de sofisticação e maior qualidade construtiva. Lançado inicialmente apenas em versões de duas portas, a segunda geração do modelo marcou a chegada da inédita opção de quatro portas, apresentada em 1998.
VW Gol G3
O Volkswagen Gol G3 surgiu em 1999 como uma atualização profunda do G2, trazendo faróis e lanternas mais retilíneos, grade ampliada e interior completamente redesenhado, com painel inspirado no Golf. Foi nesta linhagem que o Gol tornou-se o precursor da tecnologia flex, lançada em 2003 na versão com motor 1.6 Total Flex.
VW Gol G4
O VW Gol G4, apresentado em 2005, ficou marcado pela extrema simplicidade na comparação com o anterior, tanto em design, quanto em acabamento interno e qualidade construtiva. As linhas retilíneas e harmônicas do G3 foram substituídas por traços mais arredondados para faróis e lanternas, que não conversavam tão bem com o restante da carroceria. Na cabine, o belo quadro de instrumentos com conta-giros e velocímetro tradicionais (lado a lado) foi substituído pela mesma peça utilizada no Fox, bem mais simplória e com tacômetro diminuto.
VW Gol G5
Após anos sem mudanças profundas, o Gol G5 marcou a maior transformação do compacto em toda a sua história. Lançada em 2008, esta terceira geração representou um salto em qualidade construtiva, dirigibilidade e acabamento em relação aos antecessores. O modelo passou a ser construído em uma versão atualizada da plataforma PQ24, que até então era utilizada no Brasil nos modelos Polo e Fox. Isso permitiu ao Gol adotar motores de disposição transversal, proporcionando maior espaço interno. Curiosamente, foi o primeiro Gol da história a não ter opção de carroceria duas portas.
VW Gol G6
O chamado Gol G6, lançado em 2012 como linha 2013, é basicamente a primeira reestilização da terceira geração do modelo (G5). O hatch ganhou faróis e grade com traços mais retilíneos, enquanto a traseira adotou lanternas mais arredondadas e a seção central da tampa do porta-malas em alto relevo. Do lado de dentro, o modelo recebeu mudanças pontuais nas saídas de ventilação (que mantiveram o formato redondo), volante e botões do sistema de ar-condicionado. A marca também promoveu atualizações de calibração nos motores 1.0 e 1.6 da família EA-111. Outra novidade foi a volta da carroceria de duas portas nas versões 1.0. No ano de 2015, o G6 recebeu o motor 1.6 EA-211 na versão Rallye.
VW Gol G7
Para manter o ar de novidade do Gol, a marca redesenhou novamente a dianteira do compacto no modelo G7, lançado em 2016 como linha 2017. O para-choque recebeu maior entrada de ar inferior, enquanto os faróis ficaram mais simples, com arranjo do tipo monoparábola. Na traseira, as lanternas ganharam novas lentes com aspecto tridimensional, enquanto a tampa do porta-malas novamente adotou vincos em baixo relevo. O maior destaque desta reestilização foi a cabine, com painel completamente redesenhado e opção de central multimídia com tela tátil. Na mecânica, o G7 marcou a chegada do motor 1.0 três-cilindros da família EA-211, o mesmo utilizado no up!.
VW Gol G8
A fim de marcar a chegada da oferta de câmbio automático de seis marchas para o Gol, a Volkswagen apostou em remodelar mais uma vez a dianteira do modelo na linha 2019, lançada em 2018. No chamado Gol G8, faróis, para-choque e capô foram “emprestados” da Saveiro pela primeira vez. Do lado de dentro, além da nova alavanca de câmbio, houve apenas mudanças pontuais em grafismos no quadro de instrumentos e nos revestimentos dos bancos. E, ao que tudo indica, será com esse visual que o Gol deverá sair de linha.
Por que o Volkswagen Gol vai sair de linha?
Embora não haja confirmação oficial por parte da Volkswagen do Brasil, o Gol deverá sair de linha no fim de 2022. Ainda que mantenha bons índices de vendas – chegando a liderar o ranking de emplacamentos nos meses de junho e julho – a atual geração do Gol está bastante defasada em relação aos concorrentes, já que foi lançada em 2008. Isso ocorre devido à utilização da (hoje) antiga plataforma PQ24, uma base diferente da base modular MQB, utilizada por todos os demais carros de passeio da marca produzidos na América Latina – com exceção do trio da família Gol (que inclui Voyage e Saveiro).
A manutenção da produção do Gol atual acaba tornando-se inviável para a Volkswagen com o passar do tempo, em razão da necessidade de economia de escala (com o compartilhamento de componentes entre o maior número de veículos possível). Além disso, a base defasada do Gol também dificulta a atualização do modelo para atendimento às futuras normas de emissões e segurança, por exemplo. Antes do fim da linha, o modelo deverá ganhar a versão de despedida Gol Last Edition, mesmo nome utilizado em 2014 pela série final da Kombi.
Volkswagen Gol vai virar SUV?
Tudo indica que sim. A Volkswagen já anunciou oficialmente que está desenvolvendo uma nova família nacional de compactos baseada na plataforma MQB. Nessa nova estratégia, a marca pretende lançar um novo SUV de porte compacto, menor do que Nivus e T-Cross, para ser o utilitário esportivo mais acessível da marca por aqui. Ainda não há confirmação de que o modelo inédito irá, de fato, resgatar o nome Gol. São grandes as chances de o mini-SUV estrear um nome inédito no mundo. Desta forma, a herança do Gol seria apenas pelo fato de ser um modelo compacto exclusivamente projetado para o Brasil (além de outros países da América Latina).
Polo Track: substituto imediato do Gol
Enquanto o mini-SUV da Volkswagen não chega, o Polo Track será o substituto imediato do Gol em 2023. Em relação ao Polo atual, o futuro carro mais barato da marca no Brasil terá novos para-choques, grade redesenhada e faróis com formato inédito. O único motor disponível será o 1.0 MPI flex (aspirado), de até 84 cv de potência quando abastecido com etanol.
Linha do tempo – Volkswagen Gol
1980 – Lançamento do Gol G1.
1982 – VW Gol atinge primeiras 100 mil unidades produzidas.
1984 – Versão esportiva GT é lançada.
1989 – Gol GTi é lançado como primeiro carro nacional com injeção eletrônica.
1994 – Lançamento do Gol G2, inicialmente na carroceria 2 portas.
1998 – Lançamento do Gol G2 de 4 portas.
1999 – Lançamento do Gol G3.
2003 – Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro flex do Brasil.
2005 – Lançamento do Gol G4.
2008 – Lançamento do Gol G5.
2012 – Lançamento do Gol G6.
2016 – Lançamento do Gol G7.
2017 – VW Gol chega a 8 milhões de unidades produzidas no Brasil.
2018 – VW Gol G8 estreia câmbio automático de 6 marchas.
2022 – Ano deve marcar o fim de linha do Gol após 42 anos de história.
Gostou deste conteúdo sobre a história do Volkswagen Gol? Aqui no Blog da Zapay você encontra artigos sobre manutenção automotiva, impostos, legislação de trânsito e muito mais. Se você quiser realizar a consulta de débitos de veículo, conte com a Zapay! Baixe nosso aplicativo ou acesse nosso site para realizar o pagamento de multas, licenciamento e IPVA em até 12x!
Imagens: Arquivo e Divulgação/VW