Categories:

Rodízio SP: Placa final 9 e 0

Quando chega a sexta-feira, o pensamento costuma ser um só: descanso e final de semana. Não à toa, este é um dos dias onde há mais presença de carros e motos nas ruas da cidade de São Paulo. Consequentemente, há muito mais trânsito aos que querem se locomover – seja para ir para casa, seja para os mais animados que preferem sair para jantar ou ainda curtir com os amigos.

Não importa qual é o seu objetivo para sexta, é preciso se atentar aos detalhes sobre a mobilidade na maior metrópole da América Latina. Afinal, é necessário ter organização e segurança no fluxo do trânsito para que condutores e pedestres possam chegar aos seus respectivos destinos sem enfrentar dores de cabeça.

E como funciona o rodízio placa final 9? Ou ainda, quais cuidados devo tomar com meu veículo de placa final 0 no rodízio? Um spoiler: caso você seja um motorista de carro ou caminhão, com finais de placa 9 ou 0, você já sabe que às sextas-feiras é preciso conseguir outras alternativas para se locomover na cidade de São Paulo.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da cidade de São Paulo, os veículos (carros e caminhões) não podem circular nas ruas e avenidas internas do chamado minianel viário. Já nas vias limítrofes da cidade não podem circular automóveis, Segundo a CET, caminhões estão liberados do rodízio, porém devem respeitar as demais regulamentações de restrição ao seu trânsito. Portanto, fique ligado para não cometer nenhum deslize e nem nenhuma infração de trânsito – e muito menos ter problemas com o rodízio.

A multa para o motorista que é flagrado dirigindo em dia não permitido é de R$130,16. Trata-se de uma infração média e adiciona 4 pontos à CNH. Detalhe: a multa pode ser aplicada mais de uma vez, se houver reincidências em dias diferentes. Fique atento.

Porém, vale dizer que há alguns veículos que são isentos de circulação durante o rodízio. Para ter essa possibilidade, o proprietário deve fazer uma solicitação na Secretaria de Mobilidade e Transporte da Prefeitura de São Paulo. Saiba quais veículos tem este direito e verifique se você se encaixa no perfil para o pedido de isenção:  

  1. Transporte coletivo ou de lotação.
  2. Veículos guincho.
  3. Carros funerários.
  4. Veículos das Forças Armadas ou Defesa Civil.
  5. Transporte escolar.
  6. Ambulância, polícia e corpo de bombeiros.

O indicado é a cautela e também a atenção para todos os motoristas – afinal, ninguém quer cometer infrações e tomar uma multa. Em caso de dúvidas, você não precisa se preocupar: a Zapay lhe ajuda a consultar estas multas e também indica formas para quitar débitos veiculares e que caibam no seu bolso. Confira as dicas neste conteúdo: Placa final 1 e 2: Saiba os locais onde tem rodízio em SP e veja nossas dicas sobre como evitar multas.

Qual dia do rodízio para placa final 9 e 0?

Quem lê sobre o trânsito de São Paulo e o horário de pico, pode se perguntar qual o dia de rodízio da placa final 9. Ou ainda, quando acontece o rodízio de veículos placa final 0

Se você, motorista, é proprietário de um veículo cuja placa é final 9 ou 0, seja ele um carro ou um caminhão, saiba que toda sexta-feira é seu dia de rodízio na cidade de São Paulo.

Mas fique tranquilo, pois se atentando previamente aos dias de rodízio para cada placa, é possível organizar a rotina sem que nenhum compromisso seja prejudicado na vida pessoal e também na profissional. Por exemplo, você pode pegar uma carona com colega, utilizar o transporte público ou ainda acionar um táxi ou um motorista por aplicativo.

E como funciona o rodízio?  Simples: em cada dia da semana, dois finais de placas são submetidos ao rodízio para a diminuição do congestionamento na cidade de São Paulo. É sempre bom lembrar que é preciso ficar atento, pois em alguns feriados ou situações de exceção o rodízio pode ficar suspenso.

Quer conhecer a distribuição em cada um dos dias da semana? É simples, basta conferir a tabela abaixo e ver quais dias impactam a sua rotina. 

– Finais 1 e 2: segunda-feira.

– Finais 3 e 4: terça-feira.

– Finais 5 e 6: quarta-feira.

– Finais 7 e 8: quinta-feira.

– Finais 9 e 0: sexta-feira.

Qual o horário do rodízio para placa final 9 e 0?

O rodízio de placas na cidade de São Paulo atinge, sobretudo, o horário de pico da metrópole – ou seja, aquele onde a concentração de pessoas e veículos transitando é muito maior. Assim, o rodízio é distribuído nos seguintes horários:  das 7h às 10h e das 17h às 20h dos dias úteis da semana. 

Tome nota: desse modo, se você tem um veículo cuja placa tem final 9 ou 0, seu rodízio acontece todas às quintas-feiras, das 7h às 10h e das 17h às 20h. Portanto, vale muito a pena se atentar para evitar qualquer tipo de problema com a circulação de seu automóvel.

Caso o condutor de carros e/ou caminhões tenha qualquer outra dúvida sobre o rodízio, é possível consultar a Central de Operações CET através da central SP156 ou ainda acessar a página da CET. Basta clicar neste endereço on-line da Companhia de Engenharia de Trânsito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.