Ilustração de um guarda de trânsito aplicando a multa do rodízio
Categories:

Multa de rodízio: valor, pontos, tolerância e mais 

O papo aqui será sobre a multa de rodízio!

Cidades como São Paulo fazem uso do sistema de rodízio, no qual a cada dia útil veículos com dois finais de placas específicos ficam impedidos de circular nos horários de pico. 

Ao longo deste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre multa por rodízio: quanto custa, o que faz tomar a multa de rodízio, quantas multas pode tomar por dia, se existe tolerância para a multa do rodízio SP e muito mais. 

Coloque seu cinto de segurança e embarque nessa com a Zapay!

Qual o valor da multa de rodízio

O valor da multa de rodízio é de R$ 130,16. 

A multa por rodízio dá quantos pontos na carteira?

A infração da multa de rodízio dá quatro pontos na CNH. Ou seja, é uma dor de cabeça e no bolso, não é mesmo, amigo condutor?!

Esta punição está prevista no artigo 187, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

O que gera a multa de rodízio? 

O veículo que for flagrado transitando no dia e no horário em que o final de sua placa está proibido de circular nas zonas do rodízio levará a multa por rodízio.

Confira a seguir a distribuição de placas, dias e horários nos quais essa restrição deve ser respeitada para evitar a multa do rodízio:

Número final da placaDia de rodízioHorários que dão multa de rodízio
placas 1 e 2Segunda-feiraDas 7h às 10h e das 17h às 20h
placas 3 e 4Terça-feiraDas 7h às 10h e das 17h às 20h
placas 5 e 6Quarta-feiraDas 7h às 10h e das 17h às 20h
placas 7 e 8Quinta-feiraDas 7h às 10h e das 17h às 20h
placas 9 e 0Sexta-feiraDas 7h às 10h e das 17h às 20h

Caso queira ver as fontes oficiais, saiba que o rodízio em SP é estabelecido pela Lei nº 12.490 de 3.10.1997, complementado pela Lei nº 14.751 de 28.05.2008 e regulamentado pelos Decretos 58.584 de 20.12.2018 e 58.604 de 16.01.19.

Quantas multas de rodízio posso tomar em um mesmo dia?

O motorista pode receber até duas multas de rodízio em um mesmo dia: sendo uma no horário de pico da manhã, e outra no horário de pico do fim da tarde.

Portanto, toda atenção é importante quando se trata da multa de rodízio, amigo condutor. Afinal, se você sair no dia errado, pode acabar recebendo duas multas de rodízio!

Vale a pena saber que o mesmo veículo não poderá ser autuado mais de uma vez no mesmo período, contudo. Desse modo, se você já tiver recebido uma multa no período da manhã (entre as 7h e às 10h), por exemplo, não será computada outra multa de rodízio caso você seja visto por outro agente de trânsito no mesmo turno!

 Como saber se levei multa de rodízio?

Dá pra consultar se levou multa de rodízio de forma totalmente online e a boa notícia é que é por aqui mesmo. Prático assim!

A Zapay é credenciada com a SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) e nos 27 DETRANS (Departamentos Estaduais de Trânsito), por isso que as informações aparecem para você de forma segura, prática e ao vivo!

Consulte gratuitamente a sua placa em poucos segundos logo abaixo

Consulte sua placa grátis

Existe tolerância para multa de rodízio? 

Não há tolerância alguma para a multa de rodízio! Aliás, trata-se de uma política pública extremamente rigorosa em São Paulo.

Não se arrisque pensando que “são só 10 minutinhos, nem vão me perceber”, a cilada mora aí!

Tenha em mente, condutor, circular pelas vias públicas no dia do rodízio do seu veículo, nos horários de pico, acarretará multa de rodízio. Eles estão de olho!

Multa de rodízio: veja exemplos de situações 

Para que não restem dúvidas quanto às potenciais situações nas quais o condutor pode ser multado e aquelas nas quais ele pode circular com seu veículo em dia de rodízio, destacamos dois exemplos. Confira!

Placa final 9 transitando na zona do rodízio às 18h: GERA MULTA!

Opa, chegou a sexta-feira e o amigo condutor pensa em ir trabalhar com o carro e aproveita para esticar a saída em uma confraternização (sem álcool), depois do expediente. O automóvel tem final de placa 9 e é flagrado circulando pelas vias públicas às 18h.

O agente de trânsito avista o veículo de placa 9 transitando às 18h. E não há outro caminho: o amigo condutor terá que arcar com a multa de rodízio. O motivo: a restrição é válida das 17h às 20h. 

Placa final 9 transitando na zona do rodízio às 16h: NÃO GERA MULTA! 

Ainda considerando o amigo condutor cujo carro tem placa final 9 e gostaria de curtir a sexta com seu próprio veículo. Vamos supor que a sexta-feira foi curtinha e a equipe foi dispensada às 15h30 – aquela alegria, não é mesmo?! =]

O condutor é flagrado transitando na zona de rodízio às 16h. E aí, o que acontecerá com ele?! 

Já diria Arnaldo Cezar Coelho: a regra é clara! 

O amigo condutor poderá se dirigir até seu destino tranquilamente, pois conduzir seu veículo às 16h não gerará multa. 

Porém, atenção é necessária, pois às 17h começa o horário de restrição. 😉

Para não levar multa, onde não devo circular durante o rodízio? 

As restrições por conta do rodízio não atingem todas as ruas e avenidas da cidade de São Paulo, apenas dentro da zona de rodízio – fique tranquilo, amigo condutor. 

Conheça algumas das principais ruas e avenidas que têm rodízio e jamais passe nelas no dia em que a sua placa está restrita (senão, é multa de rodízio na certa!)

  • Avenida Paulista, entre Rua da Consolação e Praça Oswaldo Cruz.
  • Avenida Rebouças, entre Avenida Paulista e Avenida Brig. Faria Lima.
  • Avenida Eusébio Matoso, toda extensão.
  • Avenida Prof. Francisco Morato, entre a Avenida Prof. Manfredo Leite e Pça. Jorge Lima.
  • Avenida Nove de Julho, toda extensão.
  • Avenida Cidade Jardim, entre a Avenida Brig. Haroldo Veloso e Avenida Nove de Julho.

Existem veículos isentos da multa de rodízio?

Sim, condutor, há veículos que são isentos do rodízio (e, sendo assim, também da multa de rodízio): motocicletas, táxis, transporte escolar, guinchos e serviços essenciais e de emergência, como guinchos, ambulâncias, insumos ligados às atividades hospitalares, policiamento, defesa civil, forças armadas e escolta armada, Corpo de Bombeiros, fiscalização e operação de transporte de passageiros, Serviço dos Conselhos Tutelares, Tribunal Regional Eleitoral e requisitados, atendimento a emergências químicas e ambientais, dentre outros.  

Conheça mais detalhes especificamente sobre rodízio de caminhões.

Tem como recorrer da multa por rodízio?

Amigo condutor, nunca se esqueça que todo motorista tem direito de recorrer a uma multa de trânsito – e isso é válido também para multa de rodízio. Desse modo, o recurso pode ser feito em três momentos distintos:

  1. Recebimento da autuação: este documento chega à residência do condutor e cabe ao motorista apresentar a Defesa Prévia, antes que seja aplicada a penalidade. Essa defesa pode ser feita no site do DETRAN SP.
  2. Recebimento da multa: nesta etapa, o condutor, junto de seu advogado, preferencialmente deve apresentar o recurso em primeira instância à Junta Administrativa de Infrações (JARI).
  3. Se o recurso for negado: o motorista tem direito ainda ao recurso em segunda instância, a ser apresentado ao órgão autuador (CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, CETRAN – Conselho Estadual de Trânsito ou CONTRANDIFE – Conselho de Trânsito do Distrito Federal).

E aí, entendeu tudo sobre a multa de rodízio?

Ao longo deste artigo, você aprendeu tudo de importante sobre a multa de rodízio. Viu que além de incomodar no bolso, ainda desconta pontos na CNH. 

Também aprendeu como consultar a sua placa e pagar a multa de rodízio de forma prática.

Lembre-se: quando for seu dia de restrição, vale mais a pena usar um transporte alternativo, condutor. Fuja da multa de rodízio.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Continue acompanhando o blog e fique por dentro de todas as novidades!

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu em 2017 para facilitar a vida dos proprietários de veículos! Somos os únicos parceiros credenciados à SENATRAN e a todos os 27 DETRANs do Brasil. Trabalhamos duro para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Temos mais de 20 MILHÕES de clientes espalhados por todo o pais. Ah, fazemos questão de compartilhar todo o conhecimento e a experiência que a gente tem aqui em nosso blog. Amamos tudo sobre o universo automotivo. Dar dica boa, é com a gente mesmo!