Rodízio SP hoje em agosto 2024: imagem com tabela do rodízio de são paulo mostrando final de placa e dias atualizados

Rodízio SP hoje: placas, dias, horários, funcionamento e mais!

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Tudo sobre o rodízio SP hoje: entenda como funciona o rodízio de veículos em São Paulo e qual a placa do rodízio hoje.

Em São Paulo, o rodízio de veículos funciona de segunda a sexta-feira, em dois períodos: das 7h às 10h e das 17h às 20h. A restrição do rodízio SP se aplica ao centro expandido da cidade.

Rodízio SP: Placas e Dias em Março de 2025

O rodízio de veículos em São Paulo segue funcionando normalmente agora em março de 2025.

🤔 Tá, mas qual a placa do rodízio SP hoje?

Dias e Placas do Rodízio SP:

Tabela de rodízio SP atualizada em 27 de março de 2025: confira os horários do rodízio em SP e saiba qual placa para em cada dia da semana neste mês. Lembrando que o rodízio aplica a restrição de circulação para carros e caminhões, sendo que hoje, quinta-feira, são os veículos com placas finais 7 e 8 que param!

Número da placaDia da restriçãoHorário do rodízio SP
Placas finais 1 e 2 Segunda7h até 10h e 17h até 20h
Placas finais 3 e 4Terça7h até 10h e 17h até 20h
Placas finais 5 e 6Quarta7h até 10h e 17h até 20h
Placas finais 7 e 8Quinta7h até 10h e 17h até 20h
Placas finais 9 e 0Sexta7h até 10h e 17h até 20h

Como funciona o rodízio de veículos em SP?

No rodízio de veículos da cidade de São Paulo, carros e caminhões são divididos de acordo com o número final da placa e cada placa fica impedida de transitar durante um dia da semana.

Por exemplo, se você tem um carro cujo final da placa é 8, o dia de sua restrição no rodízio SP será quinta-feira. Nos outros dias, você poderá transitar normalmente!

O rodízio SP vale para veículos com placas de qualquer lugar

O rodízio em São Paulo vale para todos os veículos, independentemente do estado ou cidade de origem da placa.

Ou seja, mesmo que o carro tenha placa de outro município ou estado, ele está sujeito às restrições se circular dentro da área do rodízio nos horários proibidos.

Consulte sua placa grátis

Mapa do rodízio em São Paulo: entenda a zona restrita

O rodízio em SP não é aplicado em toda e qualquer rua da cidade de São Paulo: ele acontece nas considerada zonas de rodízio da metrópole, que é o Centro Expandido.

Estas zonas são delimitadas por algumas avenidas e marginais do Minianel Viário.

A restrição do rodízio SP funciona de forma diferente entre automóveis e caminhões: carros têm total restrição, enquanto caminhões estão autorizados a trafegar nas vias limítrofes da zona de rodízio.

Informações sobre o rodizio em São Paulo para automóveis e caminhões

Principais Ruas e Avenidas que têm Rodízio SP

A área de abrangência do rodízio, conhecida como Centro Expandido, é delimitada pelas seguintes vias principais:​

  1. Marginal do Rio Tietê, entre a Avenida Salim Farah Maluf e a Marginal do Rio Pinheiros.
  2. Marginal do Rio Pinheiros, da Marginal do Rio Tietê até a Avenida dos Bandeirantes.
  3. Avenida dos Bandeirantes, em toda a sua extensão​.
  4. Avenida Afonso D’Escragnole Taunay, em toda a sua extensão.
  5. Complexo Viário Maria Maluf, em toda a sua extensão.
  6. Avenida Presidente Tancredo Neves, em toda a sua extensão​.
  7. Avenida das Juntas Provisórias, em toda a sua extensão​.
  8. Viaduto Grande São Paulo, em toda a sua extensão.
  9. Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo, entre o Viaduto Grande São Paulo e a Avenida Salim Farah Maluf​.
  10. Avenida Salim Farah Maluf, em toda a sua extensão​.

Resumo: Dias, Placas, Horários e Multa do Rodízio SP

Aqui está um resumo rápido sobre o rodízio de veículos em São Paulo:

Dias e placas afetadas pelo Rodízio em SP:

Horários do rodízio SP hoje:

  • Manhã: das 7h às 10h.
  • Tarde/Noite: das 17h às 20h.

Multa por furar o Rodízio SP:

  • Valor: R$ 130,16.
  • Pontos na CNH: 4.
  • Natureza da infração: grave.

🧠 Leia também: como licenciar o veículo em 2025.

Por que o rodízio de veículos foi criado em SP?

São Paulo enfrenta um dos piores trânsitos do mundo. O rodízio foi uma forma de diminuir a quantidade de carros nas ruas, especialmente nos horários de pico.

O rodízio de veículos em São Paulo foi criado para reduzir os congestionamentos durante o horário do rush e até mesmo para ajudar a melhorar a qualidade do ar na cidade.

Afinal, menos carros circulando significam menos poluição. A cidade sofria (e ainda sofre) com altos níveis de poluentes, principalmente de veículos movidos a gasolina e diesel.

O rodízio SP foi implementado pela primeira vez em 1997 e começou como uma ação temporária para reduzir a poluição no inverno, mas acabou se tornando uma política fixa devido à sua eficácia no controle do trânsito paulistano.

Veículos isentos do rodízio em SP

Existem veículos isentos do rodízio em São Paulo!

Segundo a CET, “As excepcionalidades da proibição de circulação fixada pelo Rodízio Municipal estão previstas no artigo 3º, Cap. II do Decreto 58.584/18.”

Principais veículos isentos do Rodízio SP:

  • Táxis
  • Correios
  • Transporte escolar
  • Guinchos
  • Serviço funerário
  • Coleta de lixo
  • Motocicletas e similares
  • Transporte coletivo e de lotação
  • Ambulâncias, policiamento, corpo de bombeiros

Se você se encaixa em uma das categorias isentas do rodízio SP, pode pedir autorização junto à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para circular sem restrições.

Renovação de isenção de rodízio PCD 2025

A isenção do rodízio para pessoas com deficiência (PCD) é um benefício importante que permite que todos que têm esse benefício circulem com seus veículos, sem restrições, em áreas onde o rodízio de veículos é aplicado.

No entanto, essa isenção não é vitalícia e precisa ser renovada periodicamente, para assim você ser liberado do rodízio SP.

Tem rodízio de moto em São Paulo?

Atualmente, não existe rodízio de motos em São Paulo. O rodízio de veículos é válido apenas para automóveis e caminhões

Como funciona a multa de rodízio?

A multa de rodízio é uma infração média, com valor de R$130,16 e acréscimo de 4 pontos na CNH, por se tratar de uma infração de natureza média.

A lei que baseia a multa de rodízio é o art. 187 do CTB, que impõe sanções àqueles que trafegarem em horários e locais não autorizados de acordo com as normas regulamentadoras determinadas pela autoridade de trânsito.

Quem aplica a multa de rodízio?

Normalmente, quem faz a aplicação da multa de rodízio em SP é um agente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que flagra a infração.

Fiscalização do Rodízio SP hoje

Além dos agentes da CET, a fiscalização de rodízio em SP também é feita por meio de radares eletrônicos.

Fique de olho nas placas de trânsito e não dê bobeira!

Quando pode acontecer a suspensão do rodízio em SP?

O rodízio SP pode sofrer alterações ao longo do ano, como por exemplo nos feriados, em dias de greve, acidentes ou obras inacabadas, por isso é importante ficar atento às atualizações fornecidas pela prefeitura de São Paulo, através da CET.

Aqui, a gente fica de olho diariamente no tema e sempre que sai a notícia de que o rodízio será suspenso, a gente avisa em primeira mão para vocês!

Como fugir da zona de rodízio de São Paulo?

Para evitar entrar inadvertidamente na zona de rodízio, você pode configurar aplicativos de navegação como Waze e Google Maps para traçar rotas alternativas.

rodizio em SP 

Você poderá elaborar seu percurso com antecedência para tentar traçar alternativas para não passar nas zonas de rodízio durante o horário de pico, que é quando ele funciona.

Como usar o Waze para fugir do rodízio SP

  1. Abra o aplicativo e Acesse “Configurações” (ícone de engrenagem).
  2. Selecione “Detalhes do carro” e depois “Preferências de direção”.​
  3. Insira os dois últimos dígitos da placa do seu veículo.​
  4. Salve as configurações.​

Com essas informações, o Waze ajustará as rotas para evitar áreas restritas no dia correspondente ao seu rodízio.

Usando o Google Maps para fugir do rodízio SP

O Google Maps também é uma ferramenta útil para ajudar a evitar zonas de rodízio em SP, pois ele vai planejar suas rotas. 

Passo a passo para usar o Google Maps e fugir do rodízio SP:

  • Abra o aplicativo e toque no ícone da sua conta para acessar o menu.​
  • Selecione “Configurações” e depois “Configurações de navegação”.​
  • Toque em “Evite multas de rodízio”.​
  • Insira o último dígito da placa do seu carro e o dia da semana correspondente ao rodízio.​
  • Salve as configurações.​
  • Dessa forma, o Google Maps traçará rotas que evitam a zona de rodízio nos dias e horários restritos.

Rodízio de caminhões em São Paulo

O rodízio de caminhões em São Paulo é uma restrição específica para veículos pesados, criada para melhorar o fluxo de trânsito e reduzir a poluição na cidade.

Ele funciona de forma diferente do rodízio de veículos de passeio e inclui outras limitações, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC).

Como funciona o Rodízio de caminhões em São Paulo

O rodízio de caminhões segue o mesmo calendário do rodízio de carros, com base no último dígito da placa.

Os caminhões não podem circular no centro expandido da cidade nos seguintes horários:

  • Manhã: 7h às 10h
  • Tarde/noite: 17h às 20h

Penalidades para quem descumprir o rodízio de caminhões:

  • Multa: R$ 130,16
  • Pontuação na CNH: 4 pontos

⚠️ Para quem circula na ZMRC sem autorização, a multa é maior: R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Como saber se seu caminhão pode circular em SP?

  • Consulte aplicativos de trânsito como Waze e Google Maps, que informam as restrições em tempo real.
  • No site da CET-SP, é possível verificar quais caminhões podem solicitar autorização especial.

Se precisar circular pela cidade, é essencial ficar atento às regras para evitar multas e restrições! 🚛🚦

Caminhões isentos do rodízio em SP

Alguns caminhões não precisam seguir o rodízio e podem circular normalmente no Centro Expandido, mesmo nos dias e horários de restrição.

Para isso, é necessário atender a critérios específicos e, em alguns casos, solicitar autorização especial na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Caminhões isentos do rodízio:

  1. Veículos de emergência.
  2. Caminhões transportando produtos perecíveis.
  3. Transporte de valores.
  4. Caminhões de coleta de lixo e serviços essenciais.
  5. Caminhões de mudança.
  6. Caminhões de feiras livres e abastecimento de mercados locais.
  7. Veículos de transporte de valores.
  8. Caminhões de concessionárias de serviços públicos.

Também existe rodízio de veículos em outros países

Assim como rodízio de placa em São Paulo, alguns outros países trabalham com o rodízio de veículos, ou para tentar diminuir a poluição, ou por excesso de trânsito nas vias.

A maioria dos rodízios são feitos em horário de pico e com base na placa do veículo.

Veja abaixo alguns outros países que possuem zonas de rodízio:

  • México: A Cidade do México implementou um programa de rodízio de veículos para combater a poluição do ar. Ele restringe a circulação de veículos com base em seus números de placa e a qualidade do ar.
  • Chile: Santiago, a capital do Chile, implementou um sistema de rodízio de veículos para combater a poluição do ar. A medida restringe a circulação de veículos em determinados dias, dependendo do número da placa.
  • Colômbia: Bogotá adotou o pico e placa, que é uma forma de rodízio de veículos onde os carros não podem circular em determinados horários com base no último dígito da placa.
  • China: Algumas cidades chinesas, como Pequim e Xangai, têm programas de rodízio de veículos para controlar a poluição do ar e o tráfego.
  • Filipinas: Manila, a capital das Filipinas, implementou um sistema de rodízio de veículos para reduzir o congestionamento.
  • Espanha: Madrid adotou um sistema de restrição de veículos chamado “Madrid Central” para reduzir a poluição do ar no centro da cidade.
  • Itália: Milão, Roma e outras cidades italianas implementaram restrições de rodízio de veículos para combater a poluição do ar.
  • Índia: Nova Delhi e algumas outras cidades indianas têm políticas de rodízio de veículos temporárias durante picos de poluição.
  • Equador: Quito, a capital do Equador, tem um programa de rodízio de veículos para reduzir o congestionamento e melhorar a qualidade do ar.

Ainda está em dúvida se tem rodízio SP hoje?

Quer saber se tem o rodízio SP hoje?

Saiba que o rodízio em SP funciona de segunda a sexta-feira, na parte da manhã das 7h00 às 10h00 e na parte da tarde/noite das 17h00 até as 20h00.

placas do rodízio SP mostrando quem para no rodízio hoje

Perguntas Frequentes sobre o Rodízio SP Hoje

Respondemos as dúvidas frequentes de quem busca informações sobre o Rodízio SP hoje. Confira!

Tem rodízio de motos em São Paulo?

Não, motos estão isentas do rodízio de veículos em São Paulo. Atualmente, o rodízio se aplica apenas a carros, caminhões e outros veículos de quatro rodas ou mais.

Como está o rodízio em SP hoje?

O rodízio em São Paulo segue ativo para veículos de quatro rodas, como automóveis e caminhões, com restrição de circulação em determinados dias da semana, conforme o final da placa do veículo: segunda (1-2), terça (3-4), quarta (5-6), quinta (7-8) e sexta (9-0).

Qual é o horário do rodízio de placas em São Paulo?

O rodízio funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, nos horários das 7h às 10h e das 17h às 20h, abrangendo o centro expandido da cidade.

Como funciona o rodízio em SP?

A circulação de veículos é restrita nos horários de pico conforme o final da placa:
Segunda-feira: placas terminadas em 1 e 2.
Terça-feira: 3 e 4.
Quarta-feira: 5 e 6.
Quinta-feira: 7 e 8.
Sexta-feira: 9 e 0.

Qual é a tolerância do rodízio?

Não há tolerância oficial para o rodízio. Circular nos horários restritos resulta em multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

Como saber se o rodízio está suspenso?

O rodízio SP é suspenso em feriados e durante o período dos recessos de fim de ano. Acompanhe as notícias ou procure informações no Blog Zapay, pois sempre que o rodízio for suspenso, isso é amplamente divulgado.

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Pedro Vogado

Sou Pedro Vogado, Cofundador e Diretor de Government Affairs da Zapay e Presidente da ABREMPAG (Associação Brasileira das Empresas de Meios de Pagamentos de Débitos Veiculares e Tributos Governamentais). Além disso, tenho bacharelado em Administração pela Universidade Norte do Paraná e bacharelado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Desde cedo, sempre fui apaixonado por iniciativas das empresas privadas que ajudam o setor público a evoluir, por isso, sempre empreendi para colocar esse propósito em prática. Afinal, ao evoluir o setor público e ajudar a fazer as coisas de forma mais eficiente, todos saem ganhando. Na Zapay, tenho a responsabilidade de gerir todos os convênios e conexões da Zapay com os DETRANs e órgãos públicos, sou eu quem lido com todas as estratégias associadas a isso. Na ABREMPAG, eu lidero as discussões relacionadas ao setor de meios de pagamentos de débitos veiculares junto aos órgãos e entidades de trânsito do Brasil, em nome das mais de 11 empresas associadas. Tudo isso me trouxe grande experiência no universo das taxas veiculares e nos requisitos para andar com o veículo sempre dentro da lei. Pensando em compartilhar vocês a minha vivência e todo esse conhecimento adquirido, eu escrevo aqui no Blog Zapay sobre assuntos relacionados aos processos dos DETRANs e dos demais órgãos de trânsito, além de tudo o que envolve o pagamento de IPVA, Licenciamento e Multas. Espero que os meus conteúdos - recheados de dicas e atalhos - ajudem a tirar as suas dúvidas e facilitem o seu dia a dia. Confira também o meu Linkedin: https://www.linkedin.com/in/pedro-vogado/