rodizio em SP

Rodízio SP hoje: dias, placas, horários e penalidades [Julho 2024]

Rodízio SP – confira placas e dias agora em julho de 2024

Tabela de rodízio SP atualizada em 17 de julho de 2024: confira os horários do rodízio em SP e saiba qual placa para em cada dia da semana neste mês. Lembrando que o rodízio aplica a restrição de circulação para carros e caminhões, sendo que hoje, quarta-feira, são os veículos com placas finais 5 e 6 que param!


Número da placa Dia da restrição Horário do rodízio SP
Placas 1 e 2 Segunda 7h até 10h e 17h até 20h
Placas 3 e 4 Terça 7h até 10h e 17h até 20h
Placas 5 e 6 Quarta 7h até 10h e 17h até 20h
Placas 7 e 8 Quinta 7h até 10h e 17h até 20h
Placas 9 e 0 Sexta 7h até 10h e 17h até 20h

Como funciona o rodízio de veículos em SP?

O rodízio SP funciona da seguinte forma: carros e caminhões são divididos em dias úteis da semana para poderem circular nas vias públicas, sendo que cada placa tem um dia específico para transitar.

Tabela com placas do rodízio SP: final 1 ou 2 na segunda, final 3 ou 4 na terça, final 5 ou 6 na quarta, final 7 ou 8 na quinta e final 9 ou 0 na sexta.

Por exemplo, se você tem um carro cujo final da placa é 8. O dia de sua restrição será quinta-feira e o horário de rodízio em São Paulo será das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Consulte sua placa grátis

Conheça o mapa de rodízio em São Paulo com as áreas divulgadas pela CET

Confira abaixo como funciona o Rodízio de SP a depender do tipo de veículo: automóveis têm total restrição, enquanto caminhões estão autorizados a trafegar nas vias limítrofes.

Informações sobre o rodizio em São Paulo para automóveis e caminhões

O rodízio em SP não é aplicado em toda e qualquer rua da cidade de São Paulo: ele acontece nas considerada zonas de rodízio da metrópole, que é o Centro Expandido. Estas zonas são delimitadas por algumas avenidas e marginais do Minianel Viário.

Quais as ruas e avenidas que têm rodízio? Conheça as principais:

    • Marginal do Rio Tietê: rodízio na extensão entre Avenida Salim Farah Maluf e Marginal do Rio Pinheiros.

    • Marginal do Rio Pinheiros: rodízio da Marginal do Rio Tietê até a Avenida dos Bandeirantes.

    • Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo: rodízio no percurso entre Viaduto Grande São Paulo e Avenida Salim Farah Maluf.

    • Avenida dos Bandeirantes.

    • Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay.

    • Complexo Viário Maria Maluf.

    • Avenida Presidente Tancredo Neves.

    • Avenida das Juntas Provisórias.

    • Viaduto Grande São Paulo.

Por que o rodízio de SP foi criado?

O rodízio SP é também conhecido como Operação Horário de Pico e este nome tem tudo a ver com a sua criação: com o alto número de carros circulando pela cidade de São Paulo e de congestionamentos, desde 1997 as autoridades criaram o rodízio para minimizar os transtornos.

Esta foi uma iniciativa vinda da prefeitura da cidade de São Paulo com objetivo trazer mais qualidade de vida aos paulistanos e para aqueles que transitam pelo município. Por isso foi implementada uma restrição à circulação de veículos, que se dá por alternância a partir das placas que cada automóvel tem.

Na prática, a cada dia da semana, dois finais de placas são impedidos de circular nas vias públicas paulistanas para que o trânsito possa ganhar um respiro. Caso o motorista seja flagrado conduzindo seu veículo no dia e horário não permitido receberá uma multa de rodízio.

Você também pode se interessar em saber mais sobre as cores do semáforo, salve para ler depois!

Existem veículos isentos do rodízio em SP?

Sim, existem veículos isentos do rodízio! Segundo a CET, “As excepcionalidades da proibição de circulação fixada pelo Rodízio Municipal estão previstas no artigo 3º, Cap. II do Decreto 58.584/18.”

Veja exemplos de veículos isentos do rodízio em SP:

    • Transporte coletivo e de lotação

    • Motocicletas e similares

    • Táxis

    • Transporte escolar

    • Guinchos

    • Ambulâncias, policiamento, corpo de bombeiros

    • Serviço funerário

    • Coleta de lixo

    • Correios

    • e muito mais!

Posso tomar multa por conta do rodízio SP?

Sim, assim como você pode ser multado por excesso de velocidade, você também pode ser multado se tentar furar o rodízio ou não se atentar ao seu dia de restrição.

Esta atitude é considerada uma infração de gravidade média!

A lei que estabelece a punição para quem descumprir o dia e horário de rodízio é o art. 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Este artigo específico impõe sanções àqueles que trafegarem em horários e locais não autorizados de acordo com as normas regulamentadoras determinadas pela autoridade de trânsito competente.

Art. 187 “Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente”.

A fiscalização de rodízio em SP também é feita por meio de radares eletrônicos, além dos agentes da CET.

Qual é o valor da multa de rodízio?

O motorista que for flagrado dirigindo em zona de rodízio dentro do horário de pico receberá uma multa no valor de R$130,16 e serão adicionados quatro pontos na sua carteira nacional de habilitação – CNH de qualquer categoria.

Portanto, fique atento, pois furar o rodízio em SP pode pesar tanto no fluxo do trânsito da capital paulista quanto no seu bolso e na sua CNH.

Quer saber se recebeu multa de rodízio? Você poderá checar suas multas e pagá-las com a Zapay.

Quem pode aplicar multa de rodízio?

Normalmente quem faz a aplicação da multa de rodízio em SP é algum agente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que flagrou a infração ou radares eletrônicos.

Quando pode acontecer a suspensão do rodízio em SP?

O rodízio SP pode sofrer alterações ao longo do ano, como por exemplo nos feriados, em dias de greve, acidentes ou obras inacabadas, por isso é importante ficar atento às atualizações fornecidas pela prefeitura de São Paulo, através da CET e seguir as normas de circulação estabelecidas. É importante saber que nem sempre o rodízio é liberado para caminhões e carros pesados, quando for liberado para veículos de passeio.

Feriados em 2024 que terão suspensão do Rodízio SP:

1/1/24 segunda-feira Confraternização Universal
25/1/24 quinta-feira Aniversário de São Paulo
12/2/24 segunda-feira Carnaval
13/2/24 terça-feira Carnaval
29/3/24 sexta-feira Paixão de Cristo
21/4/24 domingo Tiradentes
1/5/24 quarta-feira Dia do Trabalho
30/5/24 quinta-feira Corpus Christi
7/9/24 sábado Independência do Brasil
12/10/24 sábado Nossa Sr.a Aparecida – Padroeira do Brasil
2/11/24 sábado Finados
15/11/24 sexta-feira Proclamação da República
20/11/24 quarta-feira Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
25/12/24 quarta-feira Natal
31/12/24 quarta-feira Ano Novo

Como funciona o rodízio de caminhões em SP?

Em São Paulo, o rodízio de caminhões é uma das principais medidas para fazer controle de tráfego, visando reduzir o congestionamento e melhorar a mobilidade urbana. Assim como o rodízio de veículos de passeio, o rodízio em SP de caminhões restringe a circulação de determinados veículos em dias específicos da semana e em determinadas áreas da cidade.

rodízio de caminhões em SP

Dias e horários de rodízio de caminhão

Em geral, o rodízio de caminhões de São Paulo costuma ocorrer de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Placas restritas do rodízio de caminhão

A restrição do rodízio é baseada nas placas dos caminhões. Cada dia da semana é designado para um determinado dígito final das placas dos caminhões, variando de 1 a 0. Por exemplo, em uma segunda-feira, caminhões com placas terminadas em 1 e 2 podem ser restritos.

Multas de rodízio para caminhão

Circular com um caminhão durante o período de rodízio pode resultar em multa e na aplicação de pontos na carteira de habilitação do motorista. As multas e penalidades podem variar de acordo com a infração cometida.

Banner do serviço de analise da documentação do veiculo: checa se o veiculo foi pego no rodizio sp, se há bloqueios, restrições etc

Isenções de rodízio para caminhão

Alguns tipos de caminhões e veículos podem estar isentos do rodízio, como caminhões de transporte de produtos perecíveis e veículos de serviços essenciais

Atualizações sobre rodízio de caminhão

As regras do rodízio SP de caminhões podem ser alteradas pelas autoridades de trânsito de São Paulo, portanto, é importante verificar as informações mais recentes junto ao Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) ou à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para obter informações atualizadas sobre o rodízio em SP de caminhões na cidade.

Como fugir da zona de rodízio de São Paulo?

Você poderá elaborar seu percurso com  antecedência para tentar traçar alternativas para não passar nas zonas de rodízio durante o horário de pico, que é quando ele funciona. Você também poderá utilizar alguns aplicativos que ajudam a traçar rotas que não passe pela área de rodízio.

Como usar o Waze para fugir da zona de rodízio SP?

Você pode usar o app Waze para achar alternativas que fujam do rodízio, veja os passos para configurar o Waze e evitar zonas de rodízio SP:

    • Abra o aplicativo Waze em seu dispositivo móvel.

    • Toque na barra de pesquisa na parte superior da tela para inserir o seu destino.

    • Insira o endereço do seu destino.

    • Toque no ícone de configurações, geralmente representado por uma engrenagem, que está localizado no canto superior direito da tela.

    • Role para baixo nas configurações até encontrar a opção “Preferências de navegação” ou algo semelhante.

    • Procure por uma configuração relacionada à “Zona de Rodízio” ou “Evitar Rodízio” e ative essa opção.

    • Salve as configurações.

Usando o Google Maps para fugir da zona de rodízio

O Google Maps também é uma ferramenta útil para ajudar a evitar zonas de rodízio em SP, pois ele vai planejar suas rotas.  Veja o passo a passo para usar o Google Maps para fugir do rodízio SP:

    • Abra o Google Maps: Você pode usar o aplicativo móvel Google Maps em seu smartphone ou acessar o site maps.google.com em seu navegador.

    • Insira o destino: Toque no ícone de pesquisa ou na barra de pesquisa e insira o endereço de destino para o qual você deseja ir.

    • Visualize as rotas sugeridas:
      O Google Maps fornecerá várias rotas possíveis para o seu destino, juntamente com as estimativas de tempo de viagem. Normalmente, a rota padrão será exibida como a melhor opção.

    • Selecione uma rota alternativa: Toque na lista de rotas sugeridas para ver outras opções. Procure por rotas que evitem as áreas de rodízio, se possível.

    • Personalize sua rota: Você também pode personalizar a rota para evitar zonas de rodízio, tocando na opção “Opções de rota” ou “Definir rotas” (os termos exatos podem variar dependendo da versão do aplicativo). Lá, você pode adicionar paradas intermediárias ou ajustar a rota conforme necessário.

    • Evite áreas de rodízio: Para evitar especificamente áreas de rodízio, você pode tocar na rota e arrastá-la para desviar das áreas restritas. O Google Maps recalculará a rota com base nas suas preferências.

    •  

O rodízio em SP não é apenas para os veículos com placas locais!

O rodízio de veículos em São Paulo não se restringe somente aos carros com placas registradas no estado de São Paulo.

Na verdade, essa regulamentação se estende a todos os veículos do país, independentemente do seu estado de registro. Isso significa que carros de outros estados ou cidades também estão sujeitos a essas restrições quando circulam na área de rodízio fora dos horários permitidos.

O principal propósito do rodízio é reduzir o congestionamento nas vias da cidade, distribuindo de forma mais equitativa o fluxo de tráfego durante os horários de pico. Portanto, todos os motoristas, independentemente de onde seus veículos estão registrados, devem estar cientes das regras e cumprir as restrições estabelecidas.

É importante que os motoristas de outros estados ou cidades, ao transitarem por São Paulo, estejam cientes das regras de rodízio e as respeitem para evitar multas e garantir a fluidez do tráfego na cidade. Esteja você visitando São Paulo ou apenas passando pela cidade, o cumprimento das normas de rodízio é fundamental para uma experiência de condução segura e livre de complicações.

Quem pode pedir isenção do rodízio?

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), é possível cadastrar veículo para isenção de Rodízio SP, uma vez que este veículo foi designado para transportar pessoa com deficiência ou doença crônica com comprometimento de mobilidade, mental, intelectual, visual ou tratamento debilitante de doença grave.

Esta isenção está garantida e amparada, de acordo com o decreto 58.584/18 de 21/12/18, alterado pelo decreto 58.604 de 16/01/19, Portaria SMT.DSV.GAB nº 33/19 e Portaria SMT.DSV.GAB nº 12/2021.

Desse modo, são isentos os veículos que se enquadrem em um dos seguintes casos, segundo a Prefeitura da cidade de São Paulo:

– Conduzidos por pessoas com deficiência, nos termos do art. 2º da Lei 13.146/2015, ou por quem as transportem.

– Conduzidos por quem transporte pessoas com deficiência mental, intelectual e visual.

– Conduzidos por pessoa portadora de doença crônica, que comprometa a sua mobilidade, ou por quem a transporte.

– Conduzidos por pessoa que realiza tratamento médico continuado debilitante de doença grave, ou por quem a transporta.

– Conduzidos por pessoas com deficiência auditiva ou por quem as transporte. De acordo com o Decreto 5296/04, considera-se deficiência auditiva: perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.

Vale a pena destacar que ainda que o direito das pessoas com autismo é assegurado pela Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Para solicitar a isenção de rodízio em SP para pessoa com deficiência, é necessário procurar a prefeitura da sua cidade.

rodízio isenção PcD

Renovação de isenção de rodízio PCD 2024

A isenção do rodízio para pessoas com deficiência (PCD) é um benefício importante que permite que todos que têm esse direito circulem com seus veículos em áreas onde o rodízio de veículos é aplicado. No entanto, essa isenção não é vitalícia e precisa ser renovada periodicamente, para assim você ser liberado do rodízio SP.

Veja abaixo o passo a passo para renovar a isenção do rodízio para PCD:

    1. Verifique os Requisitos: Antes de iniciar o processo de renovação, é essencial verificar se você ainda atende aos requisitos para a isenção do rodízio em sua cidade. Os critérios podem variar de acordo com a região, mas normalmente envolvem a comprovação da deficiência e a regularidade do veículo.

    1. Recolha a Documentação Necessária: Você precisará reunir os documentos necessários para comprovar que ainda é elegível para a isenção do rodízio. Os documentos típicos podem incluir:

    • Laudo médico atualizado atestando a deficiência;

    • Comprovante de residência;

    • Documento de identificação pessoal (RG/CPF);

    • Comprovante de propriedade do veículo;

    • Certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV).

3. Agendamento: Dependendo do local, você pode precisar agendar uma visita a um órgão específico de trânsito, como o Departamento de Trânsito (Detran) ou a Secretaria de Mobilidade Urbana. Verifique como funciona o agendamento na sua cidade.

4. Compareça ao Órgão de Trânsito: No dia agendado, vá até o órgão de trânsito com toda a documentação necessária. É importante estar com os documentos originais e cópias.

5. Preencha os Formulários: Em alguns casos, você precisará preencher formulários específicos para solicitar a renovação da isenção do rodízio. Os funcionários do órgão de trânsito podem ajudá-lo nesse processo.

6. Avaliação Médica (se necessário): Em algumas cidades, pode ser necessário passar por uma avaliação médica para comprovar que a deficiência ainda existe e continua a justificar a isenção. Nesse caso, siga as orientações e agende a avaliação médica conforme as instruções fornecidas pelo órgão de trânsito.

7. Acompanhe o Processo: Após apresentar toda a documentação e seguir os procedimentos necessários, acompanhe o andamento do processo. Em alguns casos, pode ser necessário esperar alguns dias ou semanas até que a renovação seja aprovada.

8. Obtenha o Novo Certificado: Quando a renovação for aprovada, você receberá um novo certificado de isenção do rodízio, que deverá ser colocado no veículo. Certifique-se de seguir as instruções sobre onde colocar o certificado.

Sabia que também existe rodízio de carros em outros países?

Assim como rodízio de placa em São Paulo, alguns outros países trabalham com o rodízio de veículos, ou para tentar diminuir a poluição, ou por excesso de trânsito nas vias. A maioria dos rodízios são feitos em horário de pico e com base na placa do veículo. Veja abaixo alguns outros países que possuem zonas de rodízio:

    • México: A Cidade do México implementou um programa de rodízio de veículos para combater a poluição do ar. Ele restringe a circulação de veículos com base em seus números de placa e a qualidade do ar.

    • Chile: Santiago, a capital do Chile, implementou um sistema de rodízio de veículos para combater a poluição do ar. A medida restringe a circulação de veículos em determinados dias, dependendo do número da placa.

    • Colômbia: Bogotá adotou o pico e placa, que é uma forma de rodízio de veículos onde os carros não podem circular em determinados horários com base no último dígito da placa.

    • China: Algumas cidades chinesas, como Pequim e Xangai, têm programas de rodízio de veículos para controlar a poluição do ar e o tráfego.

    • Filipinas: Manila, a capital das Filipinas, implementou um sistema de rodízio de veículos para reduzir o congestionamento.

    • Espanha: Madrid adotou um sistema de restrição de veículos chamado “Madrid Central” para reduzir a poluição do ar no centro da cidade.

    • Itália: Milão, Roma e outras cidades italianas implementaram restrições de rodízio de veículos para combater a poluição do ar.

    • Índia: Nova Delhi e algumas outras cidades indianas têm políticas de rodízio de veículos temporárias durante picos de poluição.

    • Equador: Quito, a capital do Equador, tem um programa de rodízio de veículos para reduzir o congestionamento e melhorar a qualidade do ar.

Ainda está em dúvida se tem rodízio SP hoje?

Quer saber se tem o rodízio SP hoje? Saiba que o rodízio em SP funciona de segunda a sexta-feira, na parte da manhã das 7h00 às 10h00 e na parte da tarde/noite das 17h00 até as 20h00. Cada dia da semana dois finais de placas não poderão circular durante esse horário.

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu em 2017 para facilitar a vida dos proprietários de veículos! Somos os únicos parceiros credenciados à SENATRAN e a todos os 27 DETRANs do Brasil. Trabalhamos duro para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Temos mais de 20 MILHÕES de clientes espalhados por todo o pais. Ah, fazemos questão de compartilhar todo o conhecimento e a experiência que a gente tem aqui em nosso blog. Amamos tudo sobre o universo automotivo. Dar dica boa, é com a gente mesmo!