economizar combustivel
Categories:

8 dicas fáceis para economizar combustível!

Quem possui um veículo e utiliza bastante no dia a dia só pensa em uma única coisa: economizar combustível. Afinal, o preço do combustível está muito alto em todas as cidades brasileiras.

A boa notícia é que tem como economizar o combustível com dicas fáceis. Portanto, se você está gastando muito dinheiro no abastecimento do seu veículo, saiba o que fazer, logo abaixo! 

Preço do combustível no Brasil

Só se fala nisso: a alta do preço do combustível nos postos de gasolina. Em geral, o preço mais comum da gasolina é em torno de R$ 6 reais, mas em alguns estados, é possível encontrar combustível a cerca de R$ 7 por litro. 

Por isso, antes de ensinar como economizar combustível, vamos explicar rapidamente os motivos para a disparada de preços dos combustíveis. Veja a seguir:

Aumento da demandas

A cotação do petróleo já vem com uma progressão alta desde o início do ano de 2021, impactando o preço dos seus derivados como gasolina, diesel, gás natural e gás de cozinha.

Com a abertura das fronteiras devido à vacinação contra a Covid-19, a demanda por petróleo está maior e, consequentemente, acontece a restrição de oferta.

Restrição de oferta

Se por um lado a demanda por petróleo aumentou no mundo inteiro, a oferta não conseguiu acompanhar esse aumento.

Isso porque a produção não consegue acompanhar esse crescimento da demanda tão rápido, além de limitar a produção para evitar quedas graves nos preços ou mesmo para valorizar a cotação do barril.

Alta do dólar

O segundo motivo do aumento dos combustíveis é a alta do dólar, que impacta países que passam pela desvalorização do câmbio como o Brasil.

Sendo assim, o preço do combustível aumenta não apenas porque a commodity do petróleo está cara, mas também porque o dólar está mais alto. 

Aumento dos preços dos biocombustíveis

Os biocombustíveis também sofreram um aumento dos preços nos últimos meses. Eles entram na composição da gasolina e do diesel.

Dessa forma, esse aumento também colabora para o aumento do preço final dos combustíveis.

Como economizar combustível?

Agora que você entendeu os motivos para o aumento do preço dos combustíveis, então é hora de aprender as melhores dicas para economizar combustível. Confira logo abaixo: 

  1. Respeite a troca de marchas

A primeira dica para economizar combustível é procurar trocar as marchas sempre na rotação correta.

Procure prestar atenção ao manter o giro do motor compatível à marcha escolhida quando estiver dirigindo seu carro.

Se o seu veículo possui um indicador de troca no computador de bordo, então use essa ferramenta. 

  1. Evite peso desnecessário

Se você não estiver indo viajar, então não precisa deixar o veículo sobrecarregado de coisas pesadas dentro dele. 

Ao colocar itens desnecessários que causam peso dentro do carro você estará forçando o veículo a trabalhar mais para se locomover.

Sendo assim, evite acumular objetos pesados no automóvel porque isso irá te atrapalhar a economizar combustível.

  1. Verifique a pressão correta dos pneus

Você sabia que a resistência à rolagem representa um quinto do que seu carro consome de gasolina? 

Por isso, os pneus precisam estar com a pressão certa porque se estiverem vazios, o carro precisará fazer mais força e consumir mais combustível.

Procure manter a calibragem correta dos pneus no mínimo uma vez por semana. A pressão recomendada que você deve seguir é aquela indicada pelo fabricante no manual do seu carro ou em adesivos colados em alguma parte do seu veículo. 

  1. Tenha mais atenção ao abastecer

Sempre quando você abastecer seu automóvel procure verificar se o seu rendimento costuma cair rapidamente após o abastecimento.

Se sentir que a queda não é normal, então evite o posto de combustível que utilizou e desconfie sempre que o rendimento cair aceleradamente. 

Infelizmente, alguns postos de gasolina podem utilizar combustível adulterado, o que trará malefícios para o seu motor e prejuízos financeiros para o seu bolso. 

  1. Mantenha uma velocidade constante

Procure manter uma velocidade constante e dirigir de forma prudente para economizar combustível e, ainda, evitar multas e acidentes de trânsito.

Isso porque ao manter a mesma constância na direção do seu carro, você irá economizar combustível naturalmente.

Sabemos que não é possível manter a velocidade constante 100% do tempo, mas ter essa constância equilibra o motor e exige o mínimo de energia possível.

  1. Evite acelerar bruscamente

Em algumas situações, os motoristas arrancam o carro com muita rapidez, principalmente após a sinalização do farol liberar a ida dos motoristas.

Porém, essa aceleração feita de forma brusca é desnecessária e contribui para esvaziar o tanque de combustível rapidamente. 

Portanto, se você quer economizar combustível precisa evitar essas acelerações e dirigir de forma mais tranquila.  

  1. Não deixe o tanque na reserva

Se você quer economizar combustível não pode deixar o tanque do seu carro na reserva constantemente. 

O motivo para não transitar com o veículo com o tanque na reserva é porque esse tipo de ação no reservatório propicia um aumento nas taxas de vaporização que, consequentemente, causa o desperdício do combustível.

Além disso, as partículas e sujeiras depositadas no fundo do reservatório do tanque ganham mais chances de serem sugadas para o filtro.

Assim, esses excrementos podem entupir esse filtro ou podem passar por ele e chegar às galerias e ao motor. 

Enfim, não ande com o tanque na reserva! O ideal é andar com menos de um quarto de sua capacidade preenchida.

  1. Não use as rodas livres (banguela)

Já explicamos aqui no blog as situações ao tentar poupar combustível que fazem o consumo subir ainda mais. 

Uma dessas situações é rodar com o carro em ponto morto enquanto o veículo está em movimento, conhecida como banguela. 

Na verdade, mesmo em ponto morto, o carro continuará se alimentando de combustível. Portanto, evite para não desperdiçar! 

Se você não sabia como economizar combustível, então agora sabe o que fazer para poupar o seu bolso! Compartilhe nossas dicas com outros motoristas que querem economizar na gasolina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *