homem procurando carros financiamento
Categories:

É possível financiar carro com nome negativado? Saiba como fazer

O grande sonho de uma boa parcela da nossa população é ter um carro, e a maioria das pessoas recorrem ao financiamento para isso.

O problema é que, na maioria dos casos, as instituições prezam por solicitantes que não tenham o famoso “nome negativado”. E quando falamos de nome negativado, milhões de brasileiros acabam se encaixando nessa realidade.

Mas, e aí, será que dá para financiar um carro com o nome negativado no Brasil? Continue com a gente e descubra.

Boa leitura!

Como funciona um financiamento?

Quando o financiamento automotivo acontece, a instituição financeira em questão libera um valor em forma de crédito e com esse dinheiro o carro é pago.

Essa transação acontece entre três partes que envolvem: o comprador, o vendedor e a instituição financeira.

Nessa relação, a instituição paga o valor do carro ao vendedor para que o comprador possa receber o veículo e, em troca, espera receber o valor de volta em parcelas com o acréscimo de juros e correção.

Na maioria dos casos, antes de liberar o crédito, as instituições fazem uma análise e conferem o histórico do solicitante para decidir se é viável conceder o empréstimo.

É possível conseguir um financiamento negativado?

Quem está com o nome “sujo”, ou seja, negativado, pode ter problemas na hora de solicitar um financiamento, ou outro produto financeiro, seja ele para comprar um automóvel ou uma casa.

Isso acontece porque, quando falamos de crédito, a situação do seu nome em empresas de proteção de crédito funciona como um histórico da sua vida financeira.

Ou seja, se você está negativado, isso indica que algum dos seus compromissos financeiros não foi honrado e que, portanto, você não é um bom pagador aos olhos do mercado.

No final das contas, é provável que algumas financiadoras de crédito não aceitem a sua solicitação.

E, as que fazem esse tipo de financiamento, podem cobrar juros altíssimos, aumentando muito o valor da parcela e prejudicando seu orçamento. 

Isso quer dizer que não é possível fazer um financiamento?

Não necessariamente. Se tratando de nome sujo, algumas instituições já aprovam valores menores, como cartão de crédito para negativados. 

No entanto, um financiamento veicular, por ter um valor maior, acaba tendo uma análise mais detalhada.

É importante lembrar que na fase da análise de crédito algumas instituições financeiras levam outros fatores em consideração. São eles:

Empréstimo pessoal

Quando existe um bom relacionamento entre o consumidor e  empresa, não é raro outras alternativas de crédito aparecerem. Uma delas é o empréstimo pessoal.

No entanto, é importante lembrar que em casos como esse, as instituições compensam o “risco” que correm com taxas de juros mais altas. E isso quase nunca é uma boa ideia.

Fiador

Outra forma de conseguir um financiamento é envolver uma terceira pessoa, que vai servir como fiador. Isso quer dizer que, caso você não possa pagar, o fiador assume essa responsabilidade e a empresa não sai no prejuízo.

Além dessas garantias, a instituição usa o próprio carro como seguro e caso as parcelas não sejam pagas o veículo pode ser pego de volta e encaminhado a leilão para quitação da dívida.

No entanto, é importante dizer que embora existam essas outras alternativas, a melhor delas é fazer um financiamento em seu próprio nome e para isso, o melhor é que você esteja com o nome limpo.

Por que é importante estar com o nome limpo?

Como mencionado, não é impossível conseguir um financiamento mesmo enquanto está negativado, no entanto é bem difícil e os juros podem ser altíssimos! Portanto, não é a melhor opção, a menos que se trate de uma emergência.

Quando se está com o nome limpo, as ofertas de financiamento aumentam e você tem um poder maior de negociação. E, além disso, não vai precisar que outra pessoa assuma esse compromisso por você.

Que tal aproveitar os acordos que as instituições oferecem e quitar as suas dívidas de uma vez por todas? Dessa forma, você pode financiar o seu carro sem problemas.

Além do mais, também existem outras opções com consórcio, que costumam ter juros mais baixos ou até mesmo criar uma poupança para comprar seu carro à vista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *