Gestão financeira
Categories:

Gestão financeira para controlar os gastos com o carro!

Quem possui um veículo sabe que existem diversos gastos com o carro que podem sair do nosso orçamento, principalmente no início do ano. 

Por isso, nós da Zapay iremos explicar como fazer uma gestão financeira desses gastos para os motoristas iniciarem 2022 mais conscientes financeiramente. 

Se você possui um veículo e quer manter o controle das despesas em dia, então aprenda como fazer esse tipo de gestão financeira, logo abaixo! 

Principais gastos com o carro

Existem diversos gastos com o carro que podem atrapalhar a vida financeira dos motoristas, se eles não souberem controlar e gerir suas finanças. 

Podemos relembrar os principais gastos com um veículo. São eles:

  • Multas.
  • Pedágios.
  • Revisões. 
  • Troca de óleo.
  • Troca de pneu. 
  • Pagar o IPVA.
  • DPVAT.
  • Licenciamento.
  • Combustível.
  • Financiamentos.
  • Seguro de carro.
  • E muito mais. 

Dicas para controlar os gastos com carro 

Durante todo o ano, os motoristas sofrem com os gastos com o carro. Porém, no começo de cada ano, as despesas só aumentam. 

Mas é possível pagar as contas e manter as despesas controladas se o motorista fizer uma boa gestão financeira com o seu dinheiro. 

Veja as principais dicas para se planejar e não passar aperto, a seguir!

Organize os gastos com o carro

O primeiro passo é colocar ordem nos gastos com o carro, ou seja, identificar todas as despesas atrasadas e aquelas que vencerão em breve. 

Para isso, anote todos os gastos em uma planilha online ou utilize aplicativos que te ajudam a controlar as despesas. 

Usar a tecnologia para anotar todas as despesas, futuros gastos e dívidas (se houver), é uma ótima alternativa para ter mais controle e não se confundir com as informações. 

Portanto, um aplicativo financeiro pode ser um bom aliado para organizar os gastos com o carro e obter relatórios sobre as despesas.

Faça uma análise e corte os gastos desnecessários

Analise os seus gastos com o veículo e veja se é possível cortar o excedente, ou seja, as despesas desnecessárias.

É preciso fazer uma análise bem detalhada sobre os gastos mensais com o seu carro para enxergar o quanto seu veículo consome do seu orçamento mensal (salário).

Após observar o quanto você gasta por mês com o seu carro, agora é hora de excluir os gastos desnecessários.

Controle os gastos com combustível

Sabemos que o preço atual do combustível está alto e, por isso, você gasta muito dinheiro para poder usar seu automóvel. 

Além disso, talvez você esteja cometendo alguns hábitos para poupar combustível, mas que, na verdade, fazem o consumo subir ainda mais. Evite esses truques! 

A boa notícia é que existem diversas formas de economizar com combustível, que realmente funcionam, como o uso de aplicativos que controlam os gastos com combustível e com a manutenção do seu carro.

Portanto, faça esse gerenciamento de gastos com combustível, verifique qual tipo vale mais a pena (gasolina, álcool ou gás) e leve o veículo à oficina para manutenções preventivas.

Pague as dívidas do seu carro

Se o seu veículo possui alguma dívida em aberto, então priorize o pagamento dessas contas para evitar maiores dores de cabeça.

Verifique todos os débitos do veículo: IPVA atrasado, licenciamento, DPVAT, seguro automotivo e eventuais infrações de trânsito. 

As multas de trânsito podem ser parceladas para ajudar no seu orçamento mensal. Para conferir a situação dos débitos de veículos, você pode acessar o site da Zapay e pagar os débitos do seu veículo em até 12x.

Todas essas contas devem ser pagas para melhorar sua gestão financeira sobre o veículo, além de evitar problemas se precisar renovar o licenciamento ou precisar vender o seu carro.

Pesquise os preços antes de abastecer

A maioria dos motoristas prefere abastecer em um único posto de gasolina da sua preferência. 

Esse é um ótimo hábito para quem confia na procedência do combustível e prefere abastecer em um local seguro e de confiança.

Porém, se você desejar controlar mais os gastos com o carro, então pode fazer uma pesquisa de preços antes de abastecer. 

Pesquise os melhores preços em outros postos de combustível e encontre aquele que ofereça o melhor preço. Também existem alguns aplicativos que te ajudam a encontrar postos com valores de combustível mais baratos.

Faça as manutenções em uma oficina com preço bom

Seguindo a dica anterior para controlar os gastos com o carro, o mesmo vale na hora de escolher uma oficina para realizar manutenções no seu veículo

Sabemos da importância de seguir as normas determinadas no Manual do Proprietário para evitar que outros problemas mais caros aconteçam. 

No entanto, cada oficina de carro possui determinado valor para cada tipo de serviço a ser realizado no veículo. 

Por isso, procure fazer diferentes orçamentos para escolher aquela opção que for mais barata para o seu orçamento. 

Saiba separar os gastos pessoais dos profissionais

Algumas pessoas passam a utilizar o mesmo veículo pessoal ao se tornarem motoristas profissionais para aplicativos de viagens. 

No entanto, o grande erro é não saber separar os gastos com o carro nas horas de lazer e quando utiliza o veículo como instrumento de trabalho.

Procure saber dividir e anotar todas as despesas do seu veículo enquanto utiliza profissionalmente e na sua vida pessoal. 

Mais uma vez a tecnologia é uma ótima aliada para os motoristas porque existem aplicativos que ajudam os motoristas no controle dos gastos em tempo real, além de anotar todas as despesas e receitas (entrada de dinheiro) referentes ao veículo.

Esteja preparado financeiramente para o começo do ano

Procure economizar ao longo dos meses para começar o ano mais prevenido financeiramente. 

Afinal, em janeiro, os motoristas precisam gastar com o IPVA e DPVAT do veículo. 

Faça uma pesquisa dos valores que serão gastos em janeiro e prepare o seu bolso com essas despesas para não comprometer o seu orçamento.

É possível consultar antes, os valores de cada taxa para o ano seguinte, ou seja, é possível se prevenir financeiramente para não passar aperto em cima da hora.  

Para facilitar o pagamento do IPVA para os motoristas de São Paulo, o Governo autorizou o parcelamento do pagamento do IPVA 2022 em 5 vezes.

Viu como é fácil fazer uma boa gestão financeira dos gastos com o carro? Se quiser pagar algum débito veicular já sabe, né? Conte a Zapay!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *