Pessoa abastecendo um carro
Categories:

7 erros ao tentar poupar combustível que aumentam o consumo!

Com o aumento da gasolina, todo motorista está buscando formas de poupar o combustível do veículo. Porém, é preciso ter muito cuidado com esses truques porque podem causar o efeito contrário: aumentar o consumo!

Pois é, talvez você esteja usando um desses truques para diminuir o consumo de combustível, mas não está funcionando e gastando mais dinheiro ainda. Saiba quais são essas situações e o que realmente te ajuda a economizar combustível. Logo abaixo! 

Erros ao poupar combustível

Poupar combustível é um ato muito válido, principalmente por conta das altas recorrentes dos preços em 2021. 

Porém, o que pode parecer um simples hábito ou uma dica fácil para seguir, infelizmente, fazem os motoristas que precisam dos veículos se tornarem mais presentes no posto de gasolina. Veja quais são esses erros:  

  1. Abastecer com combustível mais barato sem critério

É muito comum ouvir dos motoristas que preferem abastecer o veículo em postos de gasolina com valores mais baixos com a intenção de poupar dinheiro. 

No entanto, quando o preço é muito mais barato em comparação aos outros postos de gasolina, então é preciso desconfiar.

Vale a pena duvidar sobre a adulteração do combustível desse local de abastecimento porque existe uma média de preço do mercado.

Afinal, o uso de combustível adulterado pode afetar seriamente o motor do veículo, fazendo que ele perca a performance e aumente o consumo de gasolina ou etanol.

Sendo assim, procure sempre por um posto de gasolina confiável, sem usar o critério do preço mais baixo. 

  1. Fazer a calibragem nos pneus quentes

Um simples hábito pode te custar mais dinheiro! Você sabia que ao fazer a calibragem dos pneus quentes influencia diretamente o consumo de combustível?

Isso acontece porque o ar quente dos pneus se expande e a pressão indica fica abaixo da indicada no manual. 

Consequentemente, a calibragem fica comprometida porque eleva a área de contato do pneu com o piso, demandando mais força para o veículo percorrer. 

A principal dica para não cometer esse erro novamente é realizando a calibragem em um local mais próximo ao sair de casa, além de não deixar os pneus do veículo nem vazio e nem cheio demais. 

pessoa calibrando pneu
A calibragem dos pneus quentes influencia diretamente o consumo de combustível
  1. Não usar ar-condicionado nas estradas

Ter ar-condicionado no veículo é o sonho de muitos brasileiros, principalmente por conta do clima quente do Brasil. 

Porém, infelizmente, o uso do ar-condicionado aumenta o consumo de combustível e, portanto, o recomendado é deixá-lo desligado dentro da cidade, se possível.

No entanto, motoristas que economizam o ar-condicionado nas estradas para poupar combustível estão cometendo um erro e gastando mais combustível. 

Isso porque andar de vidros abertos em uma velocidade superior a 60 km/h gera um efeito paraquedas, ou seja, aumenta a resistência do veículo em relação ao ar, forçando o motor para manter a velocidade.  

Então, se for viajar de carro pelas estradas com uma velocidade acima de 60 km/h, o ideal é utilizar o ar-condicionado.

  1. Andar com o carro na banguela

Se você não conhece essa técnica, andar com o carro na banguela é um termo usado para o ato de andar com o carro em ponto morto, ou seja, com a marcha do veículo desengatada, sem nenhuma tração, só pela ação da inércia. 

Muitos motoristas andam com o carro na banguela em algumas situações por acreditarem que estão economizando combustível. 

Se você tem esse hábito, então nossa dica é que não faça mais isso! Esse tipo de truque faz com que o motor trabalhe em rotação de marcha lenta, passando a sensação de que o veículo está poupando o combustível. 

Mas a verdade é que se trata de apenas uma impressão do motorista. Afinal, quando  o motor está desacoplado ao movimento das rodas, a injeção eletrônica continua injetando combustível para fazer o motor funcionar.

  1. Rodar pouco para economizar combustível

Quem prefere rodar pouco com o seu veículo para garantir que não vai gastar combustível, na verdade, está causando o contrário. 

Isso mesmo! Quem roda menos com o veículo faz o automóvel “beber” muito mais! A explicação para isso é que um motor precisa atingir determinada temperatura para o calor expandir os componentes internos, proporcionando condições ideais de funcionamento e lubrificação.

Sendo assim, ao usar o veículo continuamente em deslocamentos mais curtos, que não atingem a temperatura correta do motor, acaba acelerando o desgaste e elevando o consumo de combustível. 

Em alguns casos, dirigir 15 minutos não esquenta o óleo do motor e ainda impossibilita a lubrificação adequada. Portanto, evite rodar pouco só para economizar combustível! 

  1. Não fazer a manutenção preventiva

Motoristas que não realizam a manutenção preventiva dos seus veículos acreditam que estão economizando dinheiro com idas ao mecânico. 

No entanto, ao deixar de trocar os filtros e velas no momento certo, essa desatenção pode acabar influenciando diretamente no consumo do veículo. 

Portanto, procure manter a revisão em dia, principalmente os pneus, filtros de ar, filtro de combustível, suspensão e calibragem.

Com esses itens revisados, o motorista poderá fazer mais economia com o abastecimento.

  1. Usar peças de reposição não recomendadas pela montadora

Outro tipo de economia que muitos motoristas seguem é o uso de peças de reposição recomendadas não recomendadas pela montadora. 

Existe um manual do proprietário para cada veículo que contém as informações e as indicações sobre a reposição adequada de peças.

Sendo assim, ao seguir o cronograma de manutenção indicado pela montadora e ao utilizar as peças recomendadas, o veículo ganhará mais eficiência energética para aproveitar cada gota de combustível.  

Como economizar combustível (de verdade)?

Agora que você já sabe quais os erros mais comuns em quem deseja poupar combustível e acabam aumentando o consumo, está na hora de saber os hábitos que realmente poupam combustível! Saiba quais são eles: 

  • Não espere dar problemas no seu veículo para levá-lo à oficina. Faça manutenções preventivas! 
  • Faça a calibragem dos pneus assim que sair de casa, para que não estejam quentes e mais alinhados. 
  • Busque postos de gasolina com bandeiras conhecidas e de confiança. 
  • Não ande com o veículo com o tanque na reserva para evitar abastecer em qualquer posto. 
  • Deixe o ar-condicionado desligado na cidade e ligado com os vidros fechados na estrada. 
  • Evite o desgaste do motor e o desperdício de combustível ao trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador.

Gostou de saber quais os erros que muitos motoristas cometem ao tentar economizar combustível e causando o efeito contrário? Deixe nos comentários se já cometeu um desses hábitos! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *