Seguro automotivo
Categories:

Seguro automotivo por quilometragem: vale a pena contratar?

Você já ouviu falar sobre seguro automotivo por quilometragem, também conhecido como seguro auto por KM? Se você ainda não conhece, então precisa ler esse texto até o final para se livrar de todas as dúvidas sobre esse tipo de seguro de veículos.

Essa modalidade de seguro pode ser a opção que estava procurando para o seu carro, principalmente para o seu bolso. Saiba mais a seguir!

O que é seguro automotivo? 

Antes de falar sobre o seguro automotivo por quilometragem, nós da Zapay queremos explicar rapidamente o que é um seguro auto. 

Um seguro de carro é um produto contratado pelos motoristas para protegerem seus veículos através das cláusulas do contrato firmado por uma seguradora regularizada, controlada e fiscalizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). 

Esse contrato possui as obrigações que a seguradora tem em cobrir diante dos prejuízos que possam ocorrer com o veículo do segurado.

Neste contrato, são colocadas as apólices de seguro acobertadas pela seguradora, como roubo, furto, colisão, acidente, entre outros problemas na parte mecânica ou em outra parte que afete o seu funcionamento.

O que é seguro automotivo por quilometragem?

Ainda pouco popularizada no Brasil, o seguro automotivo por quilometragem é uma modalidade do seguro auto indicada para quem costuma utilizar o carro com pouca frequência. 

Esse tipo de seguro auto oferece planos de cobertura e assistências que combinam com a rotina do motorista, por um preço que cabe no bolso da maioria dos brasileiros. 

Isso porque o motorista paga por alguns centavos conforme a distância percorrida com o veículo no mês.

Portanto, motoristas que costumam transitar pouco com o seu carro podem optar por essa modalidade que costuma ser mais barata em relação aos outros tipos de seguro auto.

Como funciona o seguro auto por KM?

Você deve estar se perguntando se esse tipo de seguro auto por quilometragem realmente funciona, na prática. 

A resposta é sim! Isso porque as seguradoras que oferecem essa modalidade de cobrança por distância percorrida acreditam que:

  • Veículos pouco utilizados podem ter suas peças mais conservadas e menos desgastadas.
  • Carros que rodam pouco estão menos sujeitos a problemas mecânicos que poderiam levar a sinistros cobertos pela seguradora.
  • Os automóveis que costumam andar menos têm chances menores de se envolver em acidentes. 
  • Os veículos que transitam com pouca frequência podem ter menos custos com manutenção.

Portanto, podemos perceber que esse seguro auto por KM é muito vantajoso para as seguradoras, assim como para os motoristas.

Como a quilometragem do carro é contada?

O preço do seguro auto por KM é calculado de acordo com o modelo do veículo, perfil do motorista e coberturas contratadas. 

Isso porque as seguradoras costumam cobrar uma parte fixa e outra variável (quilometragem).

Sendo assim, a parte fixa é comprada todo mês, sem alterações de valor, para proteger o carro quando estiver parado. 

A variável costuma ser medida por um aplicativo que registra a distância rodada e permite o cálculo dos valores a serem pagos à seguradora.

Dessa forma, a seguradora informa quanto o motorista irá pagar pela quilometragem percorrida no mês e realiza a cobrança.

Quais seguradoras oferecem seguro automotivo?

Até há alguns anos atrás, não existia seguro auto por quilometragem no Brasil. Em outros países, como os Estados Unidos, já é mais popular esse tipo de seguro que o motorista paga pela distância percorrida. 

Porém, já é possível encontrar diversas seguradoras que oferecem seguro auto por KM para os motoristas brasileiros que utilizam pouco o veículo e querem economizar na proteção. 

Há também outra modalidade similar, o esquema Pay-Per-Use que cobra do motorista um valor fixo e acrescenta taxas conforme a quilometragem rodada com o carro.

Segundo  estimativas da empresa, esse tipo de seguro por assinatura pode garantir até 50% de economia ao consumidor.

Existem estimativas que indicam que o seguro automotivo por quilometragem garante uma economia de até 50% aos bolsos dos motoristas. 

Coberturas do seguro auto por quilometragem

Cada seguradora pode oferecer coberturas diferenciadas para os seus segurados que escolhem o seguro automotivo por KM. Veja quais são elas:

  • Perda parcial: com danos que correspondem 75% do valor do carro. O segurado e a seguradora dividem o custo do reparo.
  • Perda integral: quando os danos ao carro correspondem a mais de 75% do seu valor de mercado. O motorista recebe a indenização integral do seguro.
  • Furto e roubo: caso o veículo não seja encontrado pela polícia.
  • Danos no carro: colisão, incêndio, queda de raio e mais.
  • Cobertura para terceiros: assegura a indenização em casos de prejuízos causados a outros motoristas afetados por um sinistro (dano acobertado no contrato de seguro).

Além dessas principais coberturas, as seguradoras que oferecem seguro auto por quilometragem costumam oferecer assistências 24h com serviços de chaveiro, troca de pneus, guincho 24h, rastreador veicular, entre outros tipos de auxílios aos motoristas. 

Benefícios do seguro de veículos por KM

Ainda na dúvida sobre o seguro automotivo por quilometragem? Então veja os benefícios que essa modalidade oferece: 

  • Você paga apenas alguns centavos por cada quilômetro que rodar.
  • Tem tranquilidade e segurança ao utilizar o veículo. 
  • Indicado para quem percorre até 300 KM por mês.
  • Sai mais barato que um seguro convencional.
  • Comodidade para assinar as coberturas e assistências em todo território nacional.
  • Não possui um limite de quilometragem.

Enfim, vale a pena o seguro auto por quilometragem?

Sim, acreditamos que o seguro auto por quilometragem vale a pena para motoristas que costumam rodar pouco com seu carro, principalmente se moram perto do trabalho ou utilizam bastante transporte público. 

No entanto, se esse não for o caso, se o motorista costuma transitar bastante com seu veículo, então achamos melhor fazer as comparações de valores com o seguro tradicional para descobrir qual é o mais interessante para o seu bolso. 

Mas se o seguro por quilometragem for a melhor opção para o seu carro e perfil, então faça muitas pesquisas e comparativos para fazer a melhor escolha. 

Por fim, escolha uma seguradora regularizada pela SUSEP para evitar qualquer problema e futuras dores de cabeça.

Gostou de saber mais sobre o seguro automotivo por quilometragem? Aproveite para ler outros conteúdos sobre o universo dos carros e finanças pessoais no nosso blog! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *