Categories:

O que é e como funciona o seguro de carro?

Se você é proprietário de um veículo ou está pesquisando o seu primeiro carro, deve saber bem o custo que isso envolve. Agora imagine se envolver em um acidente onde todos os danos serão custeados por você, ou ainda se tem seu veículo roubado e, de repente, todo esse dinheiro vai embora.

Assim como seguros de vida ou residenciais, um seguro de carro é firmado entre você e uma seguradora, para que ela fique responsável por quaisquer danos infringidos ao seu veículo, ou indenização, para situações de perda total, roubo ou furto sem recuperação.

Quanto custa o seguro de carro?

Apólices de seguro para carros podem variar muito em relação a valores, e não existe uma tabela padrão que regulamente o serviço.

O que acontece é que seguros dependem das características do veículo e se baseiam em quem são e quantos são os condutores. Tudo isso influencia no momento da cotação. Se a pessoa que conduz é recém habilitada, por exemplo, o índice de acidentes aumenta e essa é uma questão estatística. Dessa forma, para que a seguradora considere viável assegurar um carro nestas circunstâncias, é necessário que o valor seja maior.

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas até mesmo o modelo, marca e ano do veículo ajuda a determinar o valor para contratação e também o valor da franquia. Existem estudos que comprovam, por região, quais os modelos de veículos mais visados em furtos e roubos, e isso pode mudar de região para região.

Outros fatores como estado civil e quantidade de condutores também alteram o valor. Se você faz uma contratação e aponta apenas você como condutor, mas cede o veículo a um filho ou filha, por exemplo, e este se envolve em um acidente onde o seguro precisa ser acionado, você infelizmente não terá os custos de reparo garantidos.

Importância de contratar um seguro

O nome do serviço já diz tudo. Contratar um seguro para o seu carro é ter a tranquilidade de saber que em casos de emergência, como um furto ou um acidente envolvendo danos parciais ou totais, você não perderá todo o investimento feito naquele veículo.

Com um bom seguro contratado, você terá não apenas o suporte durante todo o processo de reparo, mas também de indenização, em caso de perda total.

Algumas seguradoras oferecem serviços como carro extra, durante o período de reparo, seguro saúde, além de busca e auxílio às autoridades, se por um acaso você tiver seu carro roubado.

Além da proteção de patrimônio, um seguro com opção de assegurar terceiros, também é uma forma de se preocupar com a saúde e o bem estar de pessoas que possam se envolver no acidente junto com você.

Como contratar um seguro de carro?

Considerando esses pontos importantes que tratamos nos tópicos acima, antes de contratar um seguro você deve considerar exatamente o que você precisa.

Depois disso, o processo é muito simples, mas é essencial que você faça várias cotações com empresas de seguro. Cada uma delas vai lhe oferecer os serviços disponíveis, e depende de você escolher o que mais se encaixa às suas necessidades.

Cuidados a serem levados em conta na hora de contratar

No tópico acima, falamos um pouco sobre como contratar um seguro. Cotações são importantes, mas alguns detalhes são fundamentais antes de você tomar sua decisão:

·         Seja qual for a sua escolha, garanta que ela deve ser cadastrada à Superintendência de Seguros Privados (Susep). O órgão é responsável por garantir que as empresas que oferecem seguros, sejam responsáveis e ajam dentro da legalidade.

·         Ao fazer sua escolha, garanta sempre ter acesso a uma cópia completa da apólice, para que possa conferir e certificar-se de que os serviços serão prestados conforme descritos.

·         Cuidado com serviços desnecessários. Os pacotes podem ser atrativos e serviços adicionais podem estar inclusos nos pacotes, mas sempre serão cobrados e, às vezes, são coberturas que encarecem, mas não lhe trazem benefícios. As seguradoras podem dizer que os planos são fixos e não podem ser alterados, mas lembre-se que existem muitas outras seguradoras que podem oferecer algo na sua medida.

·         Pense na possibilidade de incluir seguro para terceiros na sua cobertura. Se você se envolver em um acidente com outro veículo e a responsabilidade foi sua, você precisará arcar com os danos. Com uma cobertura para terceiro, a sua franquia é suficiente para assegurar você e a pessoa envolvida.

Quais as melhores seguradoras?

Atualmente, a maioria das instituições bancárias oferecem seguros para veículos, então você pode começar consultando o seu banco, mas vale a pena procurar por outras opções.

As melhores seguradoras são aquelas que, além de serem regularizadas pela Susep, conseguem lhe entregar cotações justas, com serviços de qualidade.

Quantas vezes o seguro do carro pode ser acionado?

Não existe um limite de vezes em que ele pode ser atingido. O pagamento de um seguro e sua franquia, serve justamente para que você esteja coberto durante todo o contrato. O que pode acontecer é de ele estar fora da vigência, ou com parcelas em atraso. Nesse caso, acionar o seguro não será permitido.

Fora isso, ele pode ser utilizado quantas vezes forem necessárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *