dívida ativa e ipva
Categories:

Como pagar dívida ativa de IPVA? Descubra aqui!

Você sabe o que é como pagar a dívida ativa de IPVA? Se ainda não, então confira esse artigo que nós da Zapay criamos para explicar tudo sobre esse tipo de atraso, capaz de gerar um cadastro no sistema de devedores do governo. Entenda melhor, a seguir! 

O que é dívida ativa de IPVA?

A dívida ativa de IPVA é gerada quando há um atraso no pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), um tributo estadual cobrado de quem é proprietário de um ou mais veículos. Dessa forma, esse cidadão entra no cadastro de devedores do governo.

Ao entrar nesse cadastro, essa dívida ativa traz consequências para o proprietário, como nome negativado, dificuldade de aprovação de crédito, score diminui, recebimento de multa e possibilidade de apreensão do veículo.

O recebimento desse tributo é arrecadado pelo governo vigente, com a finalidade de 50% do valor ao estado em que o proprietário reside e outra metade destinada ao município onde o veículo foi emplacado. O uso desse dinheiro é destinado para a educação, segurança, saúde, transporte, entre outras áreas.

Qual o valor do IPVA?

O valor desse tributo é corrigido anualmente pelo governo, considerando algumas regras para cálculo, como ano de fabricação do veículo, porte do veículo, localização e tipo de veículo.

Se você deseja conferir a base atual do IPVA, então acesse a Tabela Fipe, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Além disso, é interessante saber que, quanto mais antigo for o automóvel, menor será o valor do IPVA cobrado sobre ele. 

Sendo assim, pessoas que possuem veículos antigos ou compram carros usados, podem se beneficiar com o valor mais baixo cobrado desse tipo de tributo. 

Após quanto tempo de atraso do IPVA, vira dívida ativa?

Você deve estar se perguntando depois de quanto tempo um débito vira dívida ativa, não é mesmo? Porém, por ser um processo burocrático é díficil dizer precisamente o tempo exato. 

Mas, geralmente, após 30 dias do vencimento do IPVA, se não houver o pagamento desse tributo, a possibilidade de estar inscrito na dívida ativa é alta. No entanto, isso dependerá do governo comunicar à Procuradoria Geral do Estado sobre a dívida. 

Consequências do IPVA na dívida ativa

Vamos nos aprofundar nas consequências quando o IPVA entra na dívida ativa. Quando o proprietário de um veículo deixa de pagar esse imposto, ele automaticamente é incluído no CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal).

Existem dois tipos de consequências, uma na forma de execução fiscal e outra na forma de execução extrajudicial. Entenda melhor, abaixo: 

  • Execução fiscal: gera o bloqueio de valores em contas bancárias, penhora de bens e leilão de imóveis.
  • Execução extrajudicial: nome negativado, dificuldade de aprovação de empréstimo ou financiamento, maior impedimento da abertura de conta bancária, participação em licitações públicas, recebimento de incentivos fiscais, recebimento da restituição do Imposto de Renda, entre outras consequências. 

Além de todos esses problemas gerados pela dívida ativa, o proprietário do carro ainda recebe uma infração gravíssima, que rende 7 pontos na CNH, multa no valor de no mínimo R$300,00 e, caso haja outras irregularidades, há a possibilidade de apreensão do veículo. 

Outras consequências de deixar a dívida ativa de IPVA são a impossibilidade de vender o automóvel e não poder emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), um documento obrigatório que autoriza a circulação do veículo em todo o território nacional.

Como consultar uma dívida ativa de IPVA?

Não sabe se você possui uma dívida ativa de IPVA ou não sabe onde pagar esse tipo de tributo? Então veja as 2 possibilidades, a seguir: 

  1. Regularizar débito do IPVA no site da Secretaria da Fazenda

É possível pagar a dívida ativa de IPVA no site da Secretaria da Fazenda. Só é preciso acessar o site Secretaria da Fazenda do estado onde o seu carro está registrado. Se você possui um veículo registrado em São Paulo, então acesse o site do estado de São Paulo, por exemplo. 

Após acessar, encontre a área sobre IPVA e procure por “Consulta de débitos”. Em seguida, faça a emissão da Guia de Recolhimento de Débitos (GRD) e realize o pagamento.

  1. Pagar o débito do IPVA pessoalmente

Se não quiser pagar a dívida ativa de IPVA de maneira online, então você pode ir pessoalmente quitar esse débito. Só é preciso ir até o posto da Secretaria da Fazenda do seu estado, local onde seu veículo foi emplacado, e pedir a consulta ou ainda ir até um dos locais de atendimento presencial da Zapay.

Apresente os documentos do carro e o seu CPF para pedir a consulta sobre o débito do IPVA. Se estiver inscrito na dívida ativa, um boleto será gerado e você poderá realizar o pagamento até a data de vencimento.

Pagar dívida ativa de IPVA à vista ou parcelar?

Se você possui dúvida a respeito do pagamento à vista ou parcelado da dívida ativa do IPVA, então pesquise sobre as duas opções antes de se decidir. A nossa dica é escolher o parcelamento, principalmente se forem débitos antigos e se você estiver com a situação financeira apertada no momento.

Mas se quiser acabar logo com essa dívida, então pode escolher o pagamento à vista, principalmente se tiver com todos os débitos veiculares pagos em dia e a sua vida financeira estiver tranquila. 

Consultar débitos veiculares

Se deseja consultar débitos de veículos, acesse o site da Zapay. Na página inicial, encontre o local para digitar a placa do seu veículo e pressione o botão “Consultar débitos”. 

Se existirem débitos em aberto, inclusive IPVA atrasado, multas e licenciamento, então eles aparecerão na sua tela.

Em seguida, informe seu login para acessar a plataforma da Zapay ou faça o cadastro para ter o primeiro acesso. É rápido e gratuito. 

Escolha o débito em aberto, selecione o tipo de pagamento e clique em  “Pagar agora”. A Zapay oferece pagamento com Cartão de Crédito em até 12x, PIX, Boleto, Ticketlog e Voucher.
Está a fim de acabar com a sua dívida ativa de IPVA e as multas de trânsito agora mesmo? Então acesse o site da Zapay, faça uma consulta da placa do seu veículo e quite os seus débitos veiculares!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *