avenida paulista - são paulo
Categories:

Rodízio SP placas com final 1 e 2 [segunda-feira]

Que o carro é uma paixão nacional, isso você já deve ter percebido. Mas como fazer quando a quantidade de carros em vias públicas é tão grande que precisa de dias específicos e horários para circulação? Este é o caso da cidade de São Paulo e para organizar o trânsito foi criado o rodízio de placas – também conhecido como Operação Horário de Pico. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura e que funciona desde 1997.

A maior metrópole da América do Sul tem hoje cerca de nove milhões de veículos em seu trânsito – para efeito de comparação, a cidade tem 12,4 milhões de habitantes; se contarmos a região metropolitana de São Paulo, esse número chega a 22,04 milhões de pessoas.

A alta concentração de carros (e pessoas) está relacionada ao poder aquisitivo dos cidadãos, renda e também ao acesso ao crédito – bastante visto desde o início do Plano Real. 

Para resolver esse problema, que também tem a ver com a poluição do meio ambiente, além da poluição sonora e do ar, foram estabelecidos dias e horários para reduzir a quantidade de carros circulando todos os dias e melhorar o tempo que cada motorista fica no trânsito. Afinal, todos saem perdendo se esses pontos não forem considerados no cotidiano das vias públicas.

Conheça agora as dicas para os motoristas cujos carros enfrentam o rodízio final 1 e o rodízio final 2. Ou seja, para aqueles condutores os quais os veículos têm as placas com os finais 1 ou 2.

Qual dia de rodízio para a placa final 1 e 2?

Quais ruas e avenidas em São Paulo tem rodízio?

Como fica a circulação dentro do meu bairro em dias de restrição?

Existe a isenção do rodízio em São Paulo para veículos de outras cidades?

Veja quem está isento do rodízio na capital paulista

Qual o horário do rodízio placa 1 e 2?

Que horas começa o rodízio em SP?

Qual é o valor da multa para quem descumprir o rodízio de veículos em São Paulo?

Como consultar multa por rodízio

 

Placa final 1 e 2 dia de rodízio

Com a placa final 2, qual dia de rodízio? E também qual seria o rodízio para placa final 1? Fique tranquilo, pois a resposta é simples e fácil para você se programar.

Se você é condutor de um veículo cuja placa tem o final 1 ou 2, saiba que segunda-feira é o dia de seu rodízio. Então, muita atenção para se dirigir ao trabalho ou à faculdade ou qualquer outro compromisso que demande deslocamento utilizando carro ou caminhão.

Em cada dia da semana, dois finais de placas são submetidos ao rodízio para a diminuição do congestionamento na cidade de São Paulo. Conheça a distribuição:

– Finais 1 e 2: segunda-feira.

Finais 3 e 4: terça-feira

Finais 5 e 6: quarta-feira

Finais 7 e 8: quinta-feira

Finais 9 e 0: sexta-feira

Quais ruas e avenidas em SP têm rodízio?

Dentro da área designada como zona de rodízio em São Paulo, há restrições de circulação que devem ser observadas. A zona de rodízio engloba uma ampla extensão desde a Vila Leopoldina, na Zona Oeste, até a Mooca, na Zona Leste, e do Bom Retiro, na Zona Norte, até o bairro da Saúde, na Zona Sul.

As avenidas que delimitam essa área são: Marginal Pinheiro (Zona Oeste), Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste), Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul) e Marginal Tietê (Zona Norte).

Como fica a circulação dentro do meu bairro em dias de restrição?

Se o seu bairro fizer parte da zona de rodízio e for o dia estabelecido para a restrição do seu veículo, é importante respeitar essa medida. Em tal situação, você não terá permissão para utilizar o seu carro durante o período determinado pelo rodízio. É crucial lembrar que, caso seja flagrado dirigindo dentro da zona de rodízio durante o horário de restrição, seja por um agente de trânsito, autoridade policial ou radar eletrônico, estará sujeito a receber uma multa.

Existe a isenção do rodízio em São Paulo para veículos de outras cidades?

Não há isenção do rodízio de veículos em São Paulo para aqueles registrados em outras cidades. Essa medida restritiva abrange todos os automóveis e caminhões de todas as regiões do Brasil que circularem pela cidade de São Paulo. Portanto, os veículos vindos de outras cidades também devem cumprir as diretrizes do rodízio estabelecido na capital paulista.

Veja quem está isento do rodízio na capital paulista

De segunda a sexta-feira, carros e caminhões enfrentam restrições de circulação, enquanto aos sábados, domingos e feriados, o rodízio é suspenso. É fundamental observar que essa restrição não se aplica a motocicletas, táxis, veículos de transporte escolar, guinchos, bem como veículos ligados a serviços essenciais e situações de emergência.

Rodizio em São Paulo

Horário do rodízio em SP placa 1 e 2

Com exceção dos feriados, o rodízio em SP funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h. Sim, há um intervalo onde é possível circular com as placas finais 1 ou 2 – ou seja, o horário que não é considerado de pico. Mas fique atento para não entrar nos horários da restrição.

Desse modo, se você tem um veículo com placa final 1 ou ainda placa final 2, seu rodízio acontece às segundas-feiras, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Mesmo tendo cautela, você ficou na dúvida se tomou alguma multa no dia de rodízio final 1? Ou acabou tendo imprevistos e deslizes e foi autuado com uma infração no dia da placa do seu carro no rodízio placa final 2? Não precisa se preocupar: a Zapay lhe ajuda a consultar estas multas e também indica formas para quitar estes débitos e que cabem no seu bolso. Confira as dicas neste conteúdo: Placa final 1 e 2: Saiba os locais onde tem rodízio em SP e veja nossas dicas sobre como evitar multas.

Tabela rodízio SP horários proibidos de circular 

Livre circulação manhã

00:01 até 6:59

Rodízio manhã

07:00 até 10:00

Livre circulação tarde

10:01 até 16:59

Rodízio tarde/noite

17:00 até 20:00 

Livre circulação noite

20:01 até 00:00

Que horas começa o rodízio em SP para placas 1 e 2?

O rodízio na cidade de São Paulo começa às 7h e acontece de segunda à sexta-feira. Assim, o dia de rodízio placa final 2 inicia-se às 7h da segunda-feira de toda semana, por exemplo. O mesmo vale para o rodízio placa final 1.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da cidade de São Paulo, os veículos (carros e caminhões) não podem circular nas ruas e avenidas internas do chamado minianel viário. Já nas vias limítrofes da cidade não podem circular automóveis, Segundo a CET, caminhões estão liberados do rodízio, porém devem respeitar as demais regulamentações de restrição ao seu trânsito. Portanto, fique ligado para não cometer nenhum deslize e nem nenhuma infração de trânsito.

A multa para o motorista que é flagrado dirigindo em dia não permitido é de R$130,16. Trata-se de uma infração média e adiciona 4 pontos à CNH. Detalhe: a multa pode ser aplicada mais de uma vez, se houver reincidências em dias diferentes. Fique atento.

Porém, vale dizer que há alguns veículos que são isentos de circulação durante o rodízio. Para ter essa possibilidade, o proprietário deve fazer uma solicitação na Secretaria de Mobilidade e Transporte da Prefeitura de São Paulo. Saiba quais veículos tem este direito e verifique se você se encaixa no perfil para o pedido de isenção:  

  1. Transporte coletivo ou de lotação.
  2. Veículos guincho.
  3. Carros funerários.
  4. Veículos das Forças Armadas ou Defesa Civil.
  5. Transporte escolar.
  6. Ambulância, polícia e corpo de bombeiros.

Caso você, motorista, tenha qualquer dúvida, é possível consultar a Central de Operações CET através da central SP156 ou ainda acessar a página da CET. 

Quer saber mais sobre como funciona o sistema de rodízio completo na cidade de São Paulo? Então, este conteúdo especial e fique por dentro sobre o que fazer com seu veículo e as ações necessárias para evitar multas: Rodízio de placas em São Paulo: Veja como funciona.

Qual é o valor da multa para quem descumprir o rodízio de veículos em São Paulo?

De acordo com informações do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP), a violação das regras do rodízio de veículos é categorizada como uma infração de trânsito classificada como de natureza média. O valor das multas é de R$ 130,16 e o condutor infrator levará quatro pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Como consultar a multa por rodízio placa 1 e 2

Existem algumas maneiras de consultar as multas por rodízio SP ou qualquer outra multa que o amigo motorista tenha levado. Na Zapay, além de consultar qualquer débito veicular, você poderá parcelar todos eles em até 12x em seu cartão de crédito.

O proprietário do veículo também poderá acessar o site do Detran SP para verificar os débitos de multas ou qualquer outro que seu veículo tenha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *