O papo hoje é sobre a CNH provisória vencida. Reunimos tudo o que você precisa saber sobre a PPD vencida!
Toda Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem uma data para vencer: tanto a definitiva, quanto a carteira provisória (em alguns estados chamada de Permissão Para Dirigir – PPD).
Neste artigo, vamos falar sobre a CNH provisória vencida: passo a passo para sair da provisória e obter a definitiva, quais cuidados tomar nessa transição, o que diz a lei, o que pode e o que não pode, dentre outras dicas de quem entende do assunto. Confira!
Só pode dirigir com a CNH provisória vencida por até 30 dias
Depois que a CNH provisória vence, você deve solicitar a sua carteira definitiva o quanto antes, pois uma vez que a CNH provisória passou da validade, você só poderá dirigir utilizando ela por 30 dias!
Saiba mais sobre os prazos de validade da CNH.
O que acontece se for pego dirigindo com CNH provisória vencida
Caso você seja pego dirigindo com a PPD vencida (e sem a nova carteira permanente) após este período, estará cometendo uma infração gravíssima, com desconto de sete pontos na carteira de habilitação, além do pagamento de multa de R$ 293,47.
Segundo o artigo 162, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é possível ainda que aconteçam outras medidas administrativas quando o condutor dirige mesmo com a CNH provisória vencida há mais de 30 dias. São elas: retenção do veículo, recolhimento da carteira de habilitação e apresentação do condutor.
Portanto, para não ter dúvidas: Quanto tempo posso ficar com a carteira provisória vencida? Resposta: até 30 DIAS após o vencimento!
Consulte sua placa grátis
Quando a CNH provisória vence?
A CNH provisória vence em um ano a partir de sua obtenção, ou seja, a permissão para dirigir vale por 12 meses, depois desse período, a habilitação provisória vence e você precisa solicitar a definitiva.
Sendo assim, para ter certeza se a sua CNH provisória está vencida, basta ver se já se passaram 12 meses desde que ela foi emitida.
Com a CNH provisória vencida, solicite a definitiva: saiba como
O processo para migrar da CNH provisória vencida para a CNH definitiva pode variar um pouco a depender de cada estado, uma vez que isso pode mudar a depender de cada DETRAN, mas de uma maneira geral o processo é sempre bem parecido e simples, muitas vezes dando, inclusive, para fazer tudo de forma online.
Não tem erro: procura no site do DETRAN do seu estado, é uma informação que precisa estar sempre fácil de encontrar, você não vai ter muitas dificuldades.
Trouxemos uma dica de como encontrar isso dentro do site do DETRAN: dentro do site, procure a barrinha para buscar as coisas dentro do site e digite “cnh definitiva”. Cada site muda de um estado para o outro, mas na maioria dos casos você vai encontrar desse modo sem nenhum tipo de dificuldade.
E para você ter uma noção de como é, trouxemos o passo a passo para renovar CNH em MG. Confira abaixo esse exemplo de como solicitar o documento definitivo após a CNH provisória ter vencido:
No caso de Minas Gerais, a solicitação é feita on-line, com preenchimento do formulário eletrônico neste link. Atenção: além de ter a carteira provisória vencida (PPD vencida) em mãos, você também deve quitar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE).
Em seguida, depois da confirmação do pagamento do DAE, haverá a emissão da CNH e ela será entregue via Correios em até 10 dias úteis, no endereço cadastrado pelo motorista.
OBS: após três tentativas de entrega, se o carteiro não lhe encontrar, a CNH ficará disponível no Centro de Distribuição de Documentos (CDD) mais próximo da residência por 20 dias.
Quais as condições para solicitar migrar da CNH vencida para a definitiva?
Para solicitar a CNH definitiva e abandonar a CNH provisória vencida de vez, é necessário obedecer a algumas condições determinadas pelo DETRAN. São elas:
- O condutor deve solicitar a CNH definitiva a partir de um dia útil após o vencimento da CNH provisória (PPD).
- O motorista não pode ter infração considerada grave, gravíssima ou mais de uma infração média durante o período que portar a PPD – ou seja, não pode levar não pode levar mais de 4 pontos nos 12 meses. Portanto, fique atento as placas de trânsito, tenha cuidado com multa por excesso de velocidade e um tanto mais de situações que podem lhe custar a sua tão sonhada carteira definitiva.
Fique ligado também quanto aos documentos que devem ser apresentados para obter a CNH definitiva, amigo condutor. Confira a lista:
- PPD – este documento que pode ainda ser substituído pelos documentos pessoais, como RG e CPF.
- Comprovante de endereço no nome do motorista, emitido no máximo em 90 dias. Alguns exemplos são: conta de luz, água, telefone e gás.
- Comprovante de pagamento da taxa do DETRAN.
Um detalhe importante: todos os comprovantes e documentos devem ser originais – exceto o comprovante de taxa do DETRAN, que pode ser uma cópia.
Dica de ouro para os novatos no trânsito: conheça a Zapay
Com pudemos ver juntos, todo condutor, seja ele recém-habilitado ou mesmo veterano, deve estar atento às datas de vencimento de sua CNH. Ser pego dirigindo com o documento vencido fora do prazo permitido é uma baita dor de cabeça!
No caso de motoristas com PPD essa atenção deve ser ainda maior, afinal, esse é o passaporte para o tão sonhado documento definitivo. Portanto, não vacile quanto à CNH provisória vencida e assim que puder, solicite logo a sua definitiva!
Esperamos que tenha curtido o conteúdo. Somos a Zapay e temos a missão de facilitar a vida dos motoristas brasileiros (o que inclui compartilhar conhecimento, dicas, ferramentas e um tanto mais de coisas boas). Amamos ajudar!
Somos uma empresa parceira para parcelamento dos débitos veiculares credenciada à SENATRAN e aos 27 DETRANS do Brasil. Criamos um sistema integrado que permite que você consulte seus débitos através da sua placa em apenas alguns cliques.
Conte conosco para pagar seus débitos (IPVA, licenciamento, multas etc) de forma totalmente online e, inclusive, podendo parcelar no cartão de crédito.
Consulte gratuitamente a sua placa e confira, em poucos segundos, se há débitos em aberto:
Consulte sua placa grátis
Quem viu esse conteúdo, leu também: renovação de CNH para PCD, curso de reciclagem do DETRAN e como transferir multa.