Rodizio SP
Categories:

Rodízio SP placas com final 5 e 6 [quarta-feira]

O rodízio de placas proíbe veículos com finais 5 e 6 de circular às quartas-feiras, visando a fluidez do trânsito e a qualidade de vida na cidade. Esteja ciente e contribua para uma cidade mais organizada.

Quem nunca esteve em um engarrafamento tão grande que perdeu a hora para um compromisso, seja familiar, seja profissional?! Ou, ainda, aquela situação onde você precisa manter os vidros fechados devido ao excesso de barulho vindo de outros automóveis e também aos poluentes em demasia que saem de escapamentos de carros, motos, caminhões e demais veículos?

Estas situações podem causar muito estresse no trânsito, para o motorista, os pedestres e todos os que estão exercendo o direito de ir e vir em via pública. Para evitar problemas deste tipo ou mesmo para amenizar tais situações, a Prefeitura da Cidade de São Paulo precisou repensar sua engenharia de trânsito.

Tarefa nada fácil para a maior metrópole da América Latina. Porém, mais do que necessária, afinal os impactos do trânsito pesado e que não flui agem diretamente em aspectos como econômica, saúde, além do planejamento que cada pessoa que está no trânsito tem.

Rodizio em São Paulo

Tabela rodízio SP horários proibidos de circular 

Livre circulação manhã

00:01 até 6:59

Rodízio manhã

07:00 até 10:00

Livre circulação tarde

10:01 até 16:59

Rodízio tarde/noite

17:00 até 20:00 

Livre circulação noite

20:01 até 00:00

A solução foi criar o rodízio de placas para automóveis e caminhões. A iniciativa, vinda da própria Prefeitura da Cidade de São Paulo, funciona desde 1997 e tem como objetivo trazer mais qualidade de vida aos paulistanos e aos que transitam no município. Além disso, essa distribuição para circulação veicular, dividida em dias específicos para cada um, melhora a forma como está funcionando trânsito na cidade, tratando cidadãos e o meio ambiente com mais respeito.

Este conteúdo vai lhe mostrar o que é o rodízio, quais dias e horários estão designados para ele, quais os cuidados que motoristas cuja placa final são 5 ou 6 devem tomar, além de dicas para evitar deslizes, infrações e multas de trânsito. Confira!

Como está o rodízio em SP hoje?

Qual é o dia do rodízio para a placa final 5 e 6?

Qual é o horário do rodízio para placa 5 e 6?

Como está o rodízio em SP hoje?

Se você jogar em seu buscador favorito “placa final 5 rodízio” ou ainda “placa final 6 rodízio”, há grandes chances da pergunta seguinte em sua mente ser como está funcionando o rodízio em SP? São perguntas básicas e estratégicas para que os condutores de veículos possam ser organizar nos dias que os respectivos automóveis ficam impedidos de transitar em vias públicas.

Mas fique tranquilo, pois é fácil se programar para não ser pego de surpresa no dia do rodízio. Também conhecida como Operação Horário de Pico, a iniciativa tem dias fixos para cada final de placa. Spoiler: são apenas os dias úteis.

Se você é condutor de um veículo cuja placa tem o final 5 ou 6, saiba que quarta-feira é o dia de seu rodízio. Então, muita atenção para se dirigir ao trabalho ou à faculdade ou qualquer outro compromisso que demande deslocamento utilizando carro ou caminhão. A dica é: organize-se e utilize o transporte público para realizar seu deslocamento, ou mesmo compartilhe uma carona com um colega ou ainda utilize táxis ou aplicativos de mobilidade. Tudo para evitar que uma infração seja cometida e para que o trânsito circule melhor.

Em cada dia da semana, dois finais de placas são submetidos ao rodízio para a diminuição do congestionamento na cidade de São Paulo. Fique atento, pois em alguns feriados ou situações de exceção o rodízio fica suspenso.

Conheça a distribuição em cada um dos dias da semana:

– Finais 1 e 2: segunda-feira

– Finais 3 e 4: terça-feira

– Finais 5 e 6: quarta-feira

– Finais 7 e 8: quinta-feira

– Finais 9 e 0: sexta-feira

Qual é o dia do rodízio para a placa final 5 e 6?

Se você é um motorista de carro ou caminhão, cujo final da placa é 5 ou 6, você já sabe que às quartas-feiras é preciso conseguir outras alternativas para se locomover na cidade de São Paulo.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da cidade de São Paulo, os veículos (carros e caminhões) não podem circular nas ruas e avenidas internas do chamado minianel viário. Já nas vias limítrofes da cidade não podem circular automóveis, Segundo a CET, caminhões estão liberados do rodízio, porém devem respeitar as demais regulamentações de restrição ao seu trânsito. Portanto, fique ligado para não cometer nenhum deslize e nem nenhuma infração de trânsito – e muito menos ter dores de cabeça com o rodízio.

A multa para o motorista que é flagrado dirigindo em dia não permitido é de R$130,16. Trata-se de uma infração média e adiciona 4 pontos à CNH. Detalhe: a multa pode ser aplicada mais de uma vez, se houver reincidências em dias diferentes. Fique atento.

Porém, vale dizer que há alguns veículos que são isentos de circulação durante o rodízio. Para ter essa possibilidade, o proprietário deve fazer uma solicitação na Secretaria de Mobilidade e Transporte da Prefeitura de São Paulo. Saiba quais veículos tem este direito e verifique se você se encaixa no perfil para o pedido de isenção:  

  1. Transporte coletivo ou de lotação.
  2. Veículos guincho.
  3. Carros funerários.
  4. Veículos das Forças Armadas ou Defesa Civil.
  5. Transporte escolar.
  6. Ambulância, polícia e corpo de bombeiros.

Mesmo tendo cautela, você ficou na dúvida se tomou alguma multa no dia de rodízio final 5? Ou acabou tendo imprevistos e deslizes e foi autuado com uma infração no dia da placa do seu carro no rodízio placa final 6? Não precisa se preocupar: a Zapay lhe ajuda a consultar estas multas e também indica formas para quitar estes débitos e que cabem no seu bolso. Confira as dicas neste conteúdo: Placa final 1 e 2: Saiba os locais onde tem rodízio em SP e veja nossas dicas sobre como evitar multas.

Qual é o horário do rodízio para placa 5 e 6?

O rodízio de placas na cidade de São Paulo é distribuído nos seguintes horários:  das 7h às 10h e das 17h às 20h. Ou seja, se você tem um veículo cuja placa tem final 5 ou 6, seu rodízio acontece todas às quartas-feiras, das 7h às 10h e das 17h às 20h. Portanto, fique ligado para evitar deslizes, infrações e outros problemas.

E caso o condutor queira saber como está o rodízio em SP hoje? Isso é sem problemas!

 Caso você, motorista, tenha qualquer dúvida, é possível consultar a Central de Operações CET através da central SP156 ou ainda acessar a página da CET. Precaver-se e obter informação é um dever de todos para um trânsito mais seguro e uma vida com menos estresse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *