Imagem de uma motorista recém-habilitada
Categories:

Recém-habilitados: 14 dicas valiosas para não passar perrengue!

Ser recém-habilitado nunca foi fácil… no trânsito de hoje em dia, então, nem se fala. 

Quem acabou de se habilitar precisa de tempo para se sentir mais confiante dirigindo nas ruas e estradas. Pegar o jeito e dirigir com tranquilidade não acontece da noite pro dia. 

Pensando em ajudar, a Zapay trouxe informações e dicas essenciais para recém-habilitados e recém-habilitadas conseguirem se adaptar da forma mais tranquila possível. Confira!

Todo mundo já foi recém-habilitado um dia! 

Antes das dicas, relembramos um ditado muito importante: ninguém nasce sabendo dirigir!

Todo condutor já foi recém-habilitado um dia, e teve seus percalços até se acostumar com o veículo – muitas vezes, até dando aquela raspadinha na roda na hora de estacionar o carro. Quem nunca?!

Por isso, não se preocupe tanto por estar nessa fase inicial, todo motorista já passou por ela!

Tenha paciência com você e com o seu aprendizado, dirija sempre que puder e seja atencioso. Logo mais você vai pegar o jeito e vai dirigir tranquilamente!

13 dicas para recém-habilitados não passarem perrengue 

Agora, sim, bora conferir algumas dicas para que os recém-habilitados evitem dores de cabeça no trânsito? Conheça as nossas dicas de quem sabe do assunto para novos motoristas:

1: Não tenha medo de praticar: treine bastante! 

Para motoristas recém-habilitados, o treino ajuda a ganhar mais confiança e se familiarizar com o veículo e com diferentes situações do dia a dia. Treinar em diferentes tipos de veículos e em variadas condições de trânsito ajuda o novo motorista a se adaptar e responder adequadamente a cada situação. 

Veja alguns pontos importantes sobre dirigir para treinar a direção quando se é recém-habilitado:

  • Reflexos e habilidades motoras em dia são necessários para uma direção segura. Situações de emergência, como a necessidade de uma frenagem brusca ou desviar de um obstáculo inesperado, exigem respostas rápidas e precisas de condutores. Apenas com a prática o motorista pode melhorar esses reflexos e aprender a tomar decisões corretas sob pressão.
  • O ideal é que o motorista recém-habilitado treine a direção em diversas condições meteorológicas, como chuva, neblina e sol intenso, para aprender a adaptar sua condução e seus sentidos em cada situação. 
  • Outro ponto importante para os recém-habilitados são os diferentes tipos de vias: é importante treinar desde ruas de bairro até avenidas movimentadas, e em diferentes horários do dia, para entender como o tráfego e a visibilidade mudam.
  • Praticar também ajuda a fixar as leis de trânsito e o significado das sinalizações: placas de trânsito, zona azul, multas por excesso de velocidade, placas de regulamentação e muito mais… Embora essas coisas sejam aprendidas nas aulas do processo de habilitação, a aplicação prática no dia a dia reforça esse conhecimento e ajuda o motorista a agir corretamente sempre! 
  • E tem também o fator psicológico: muitos motoristas recém-habilitados sentem-se nervosos ou inseguros ao enfrentar situações de trânsito desafiadoras. Com a prática, esses sentimentos tendem a diminuir muito e você se sentirá cada vez mais seguro, acredite!

2: Dê um check em tudo antes de dirigir: retrovisores, altura do banco e mais 

Como falamos acima, a ansiedade pode atrapalhar na hora de um motorista recém-habilitado iniciar sua jornada. Por isso, a gente aconselha ter atenção já na hora de entrar no carro. 

Ao entrar no veículo, confira a altura do banco e a distância dele para o volante, a posição dos retrovisores e do espelho central e também as informações sobre o carro no painel. 

Não precisa também demorar uma eternidade: no trânsito de hoje em dia, vale a pena lembrar que é bom não dar tanta bobeira com o veículo parado pois os dados de roubos não estão para brincadeira. 

Portanto, aos recém-habilitados, o resumo: entre com atenção no veículo, dê um check nos itens e siga o seu caminho com confiança. Você vai pegar o jeito de ajeitar essas coisas cada vez mais rápido!

3: Utilizar a direção defensiva evita muitas dores de cabeça 

Para quem não conhece, a direção defensiva é um conjunto de técnicas e atitudes adotadas pelo motorista com o objetivo de prevenir acidentes de trânsito, proteger a vida e preservar o patrimônio.

 É o bom e velho “dirigir com cuidado e fazer a sua parte desconfiando do outro”. Recém-habilitado, sempre presuma que algo inesperado pode acontecer: o carro da frente frear do nada, um cachorro passar correndo na frente do carro, um carro te fechar do nada… Na dúvida, dirija atento e tomando cuidado para ter espaço para frear ou desviar sempre que precisar!

Essa abordagem vai além de simplesmente seguir as leis de trânsito. Ela envolve uma postura proativa e atenta, antecipando possíveis riscos e tomando medidas para evitá-los.

Esse tipo de condução, inclusive, é perfeito para motoristas recém-habilitados:  dirija sempre a uma certa distância do carro da frente, respeite todas as leis de trânsito (elas existem por algum motivo)… são esses alguns dos comportamentos da direção defensiva que podem ser muito úteis para vocês!

4: Esteja sempre atento às placas e sinalizações 

Os condutores recém-habilitados devem usar de todas as ajudas disponíveis para ter uma direção mais tranquila e segura. Isso inclui todas as placas e sinalizações. 

Ao dirigir, fique atento às placas e sinalizações e com o passar do tempo você vai conseguir identificar elas com cada vez mais rapidez e naturalidade!

5: Pratique meia embreagem em subidas e descidas 

A meia embreagem é o verdadeiro pesadelo de muitos recém-habilitados. Mas como diria o bom e velho brasileiro: você precisa dar seus pulos!
As ladeiras não vão deixar de existir só porque você tem medo delas. Treinar meia embreagem é fundamental para que recém-habilitados peguem o jeito com a manobra.

Dica: treine em vias mais vazias em dias como domingo, que costumam ser mais tranquilos. É importante treinar tanto em subidas, quanto em descidas. 

O nosso corpo tem uma capacidade absurda de se adaptar e memorizar reflexos, com o passar dos treinos você fará a meia embreagem com cada vez mais tranquilidade e naturalidade. Treine e persista, você logo mais vai superar o pesadelo!

6: Sempre ande com a documentação em mãos e em dia 

Ter os documentos tanto do condutor como do veículo são fundamentais, em especial para os recém-habilitados. Deixe-o sempre com você, como no porta luvas do seu carro, por exemplo. Qualquer problema que aconteça pode ser bem menos traumático com eles à mão.

É válido relembrar que andar sem a documentação é infração grave, o que pode já marcar sua carteira e até fazer você perder a sua habilitação!

7: Tenha cuidado com as rotas traçadas por aplicativos 

Imagem de um motorista recém-habilitado olhando um aplicativo de rotas no celular que está no suporte do carro.

As rotas traçadas pelo GPS podem ser uma grande mão na roda para os motoristas, mas também podem causar complicações, em especial para novos condutores.

Os recém-habilitados devem sempre tomar cuidado na hora de seguir as rotas traçadas pelos aplicativos. Isso porque elas podem ser confusas e não considerar os perigos de algumas áreas da cidade, ou até mesmo obras que foram iniciadas e não terminaram.

Esse tipo de contratempo pode gerar mais ansiedade por colocar o recém-habilitado em um lugar desconhecido, com pouca experiência no volante e muito mais nervosismo para sair dessa determinada situação.

8: Pratique a gentileza, dê passagens e evite confusões 

Gentileza no trânsito é fundamental. Para quem é recém-habilitado, ela pode ser ainda mais importante. Por isso, aconselhamos a todos os novos motoristas evitar ao máximo se meter em confusões no trânsito. 

Você não sabe quem está no outro veículo e alguns segundos a mais em determinadas vias podem evitar horas de dor de cabeça, discussões e muitos outros problemas. Mais um cuidado crucial para veteranos e para recém-habilitados.

Além disso, infelizmente, existem pessoas com muito descontrole emocional no volante. Isso pode gerar situações perigosas, ainda mais quando se está acompanhado de algum familiar e, dificilmente, podemos reconhecer essas pessoas até vivenciar uma dessas situações perigosas.

9: É melhor evitar acidentes do que “ter razão” 

Vivemos em um mundo em que todos querem “ter razão” e isso não é diferente no trânsito, em especial os de grandes capitais.

Existem vários momentos em que os motoristas recém-habilitados precisam fazer escolhas nas vias. Muitas vezes, você irá se deparar com um apressadinho mal-educado que não respeitará a sua preferência em uma entrada, por exemplo.

Por mais que você tenha razão e a lei esteja do seu lado, o melhor a se fazer é ficar tranquilo e deixar o motorista passar. O melhor é que todo mundo chegue ao seu destino sem stress, e o motorista recém-habilitado, muitas vezes, por ser mais jovem, pode levar a culpa em situações como essa, mesmo que esteja 100% correto.

10: Saiba lidar com situações adversas 

Infelizmente, a rua tem seus perigos: chuva, buracos, obras, motoristas perigosos… Por isso, é fundamental para quem acabou de começar na direção ter todo cuidado e saber lidar com problemas. 

Como dito acima, todo mundo que está começando está sujeito a pequenas batidas, erros na hora de estacionar e muitos outros percalços pela falta de experiência. Não se culpe por isso e normalize essas situações, todo mundo já passou por essa fase. E este tipo de situação pode ocorrer tanto com recém-habilitados quanto com veteranos.

Caso você esteja em uma situação assim, amigo motorista, mantenha a calma e procure entender o que aconteceu. Resolva de forma mais pacífica possível e, depois, leve o carro a um mecânico de confiança caso tenha alguma dúvida.

11: Atenção redobrada em dias de chuva 

É preciso o dobro de atenção e cuidado em dias de chuva. Veja abaixo alguns dos motivos que podem complicar a vida dos recém-habilitados e entenda por que a atenção precisa ser redobrada:

  • A chuva diminui a visibilidade, tanto para o motorista quanto para os demais condutores ao redor. O para-brisa e as janelas podem embaçar, e a água nas estradas pode refletir luz, criando reflexos que dificultam a visão de todos. Mesmo durante o dia, ligue os faróis para ajudar a aumentar a visibilidade do seu veículo para outros motoristas.
  • Se a água que está caindo é suficiente para empoçar nas vias, os pneus podem perder contato com a superfície da pista e “flutuar” torna a direção perigosa e traz o risco da temida derrapagem.  Dirija mais devagar do que a velocidade em pista seca, isso te dará mais tempo para reagir a situações imprevistas. Um ponto de atenção fundamental para recém-habilitados!
  • As estradas molhadas têm menos aderência, o que significa que a distância de frenagem aumenta. É necessário mais tempo e espaço para parar o veículo em condições de chuva, portanto mantenha uma distância ainda maior dos demais veículos!
  • As poças de água podem esconder buracos e detritos na estrada, causando danos ao veículo ou perda de controle. Cuidado ao ver aquela área alagada que parece rasa… nunca se sabe o que tem ali embaixo!
  • Pedestres e ciclistas também têm visibilidade reduzida na chuva, dirija com cuidado por você e por eles!

12: Utilize uma placa de recém-habilitado caso vá se sentir mais seguro 

A “placa de recém-habilitado” consiste em um aviso na parte de trás do veículo que mostra aos outros condutores que se trata de alguém que está começando. Isso geralmente gera ainda mais empatia, paciência e compreensão, por parte dos demais motoristas.

Pode ser mais uma ferramenta para dar tranquilidade em situações como demora para andar, demora na meia embreagem, erro no acionamento da seta, etc. 

Imprima e plastifique a plaquinha para recém-habilitados que preparamos para vocês:

Placa de motorista recém-habilitado

Placa de motorista recém habilitado pedindo paciência

Placa de motorista recém-habilitada

Placa de motorista recém habilitada pedindo paciência

13: Aulas para recém-habilitados também são uma baita ajuda 

Motoristas que acabaram de tirar a carta ainda precisam de experiência. Por isso, algumas aulas para recém-habilitados podem ser a solução ideal para quem ainda se sente inseguro de dirigir sem ajuda. 

É uma maneira segura de viver novas experiências acompanhado de alguém com mais vivência em tudo o que você está passando, geralmente são pessoas que sabem te destravar exatamente nos pontos que você tem medo.

Aproveite também para perguntar tudo o que ficou em dúvida em relação à autoescola. É uma ótima oportunidade, já que você pode perguntar livremente e não está sendo avaliado e com a pressão de ter de ir bem em um teste.

Quais os maiores erros cometidos por recém-habilitados? 

Os maiores erros cometidos por recém-habilitados estão relacionados tanto com o excesso, quanto com a falta de confiança. 

Por isso, recomendamos que você preste atenção em todos os momentos que estiver no carro: pode ser antes de dar a partida conferindo o cinto, na hora de sair ou entrar na garagem (muitos acidentes ocorrem exatamente nesse momento) entre outros momentos.

Ja mais se sinta confiante demais, assim como também não vale a pena ficar se sentindo o pior dos motoristas. Acredite em você, mas tenha sempre atenção e humildade. Você não sabe de tudo o que pode acontecer!

Vale ressaltar também que os motoristas que têm menos experiência devem sempre evitar dirigir muito cansados ou com sono acumulado. Isso pode ser decisivo na hora de fazer uma manobra que exija mais habilidade.

14: [dica bônus] conheça a Zapay e resolva todas as suas pendências 100% online

Seja recém-habilitado, seja mais experiente, todo motorista pode contar com a Zapay para resolver suas pendências relacionadas a débitos de forma 100% online em qualquer lugar do Brasil! Também contamos com postos de atendimento dentro dos DETRANs, caso seja do time que gosta de pagar as coisas olhando no olho 🤗

Consulte as suas multas de maneira gratuita e super rápida 

Somos credenciados a SENATRAN e a 25 DETRANS pelo Brasil. Criamos um sistema integrado que permite a consulta de débitos do seu veículo através da placa, de forma online, segura e gratuita. 

Você consegue consultar se tem multas no seu veículo e, caso tenha, já dá pra quitar diretamente com a gente (e dá até pra parcelar no cartão de crédito!). A tecnologia chegou para facilitar tudo! 

Insira seus dados abaixo e consulte em poucos segundos:

Consulte sua placa grátis

Pague também o IPVA e o Licenciamento de forma totalmente online

Além das multas, aqui você também consegue consultar e pagar as parcelas do seu IPVA e o licenciamento do seu veículo. Sim, de forma totalmente online e podendo parcelar no cartão de crédito (até mesmo o ipva!). 

Consulte sua placa na ferramenta acima e confira!

Desejamos muito sucesso para vocês, recém-habilitados e habilitadas!

Esperamos que as dicas tenham sido úteis para vocês, recém-habilitados. Dirigir parece um bicho de 7 cabeças, mas não é. Você vai ver que com a prática, logo logo você pega o jeito. É impressionante como a gente evolui rápido quando o assunto é direção!

Agora é pegar confiança e bora rodar! Nós, da Zapay, desejamos viagens cada vez mais tranquilas ao lado de quem você ama. 

Lembre-se: todos os veteranos um dia já foram motoristas recém-habilitados. 😉

Avatar image of Zapay
Written by

Zapay

A Zapay nasceu em 2017 para facilitar a vida dos proprietários de veículos! Somos os únicos parceiros credenciados à SENATRAN e a todos os 27 DETRANs do Brasil. Trabalhamos duro para que você, motorista de carro, moto ou caminhão, tenha mais praticidade para realizar diversos pagamentos, processos burocráticos e consultas relacionadas ao seu veículo. Temos mais de 20 MILHÕES de clientes espalhados por todo o pais. Ah, fazemos questão de compartilhar todo o conhecimento e a experiência que a gente tem aqui em nosso blog. Amamos tudo sobre o universo automotivo. Dar dica boa, é com a gente mesmo!