Categories:

Rodízio SP: Placa final 7 e 8

Quem tem carro quer sempre utilizar de suas praticidades, certo? A possibilidade de deixar os filhos na escola e depois já ir para o escritório, ir ao supermercado e carregar o porta-malas com os itens comprados, ter mais autonomia para ir e vir, sobretudo quando o compromisso fica a uma longa distância.

Mas e quando o número de veículos transitando é tão alto que prejudica o fluxo, além e trazer poluição sonora e excesso de gases poluentes lançados no ar? A cidade de São Paulo enfrenta esta situação e, desde 1997, aplica o rodízio de automóveis. 

Trata-se de uma iniciativa vinda da Prefeitura da Cidade de São Paulo, que tem como objetivo trazer mais qualidade de vida aos paulistanos e aos que transitam no município. 

O rodízio funciona da seguinte forma: carros e caminhões são divididos em dias úteis da semana para poderem circular nas vias públicas, sendo cada placa tem um dia específico para transitar.

Se você tem um carro com placa final 7 no rodízio e/ou ainda um caminhão com a placa final 8 no rodízio, por exemplo, seu dia de usar outro modo de se locomover é quinta-feira.

Conheça a seguir as dicas para se locomover em São Paulo, se seu carro tem o final de placa 7 ou 8, como evitar multas e saiba mais sobre como funciona o rodízio na metrópole.

– Que horas começa o rodízio em SP?

– Qual é o dia do rodízio para a placa final 7 e 8?

– Qual é o horário do rodízio para placa 7 e 8?

Que horas começa o rodízio para placas com final 7 e 8?

Você já sabe que o dia de rodízio placa final 7 é o mesmo dia de rodízio placa final 8: quinta-feira. Mas a que horas começa essa determinação? Fique ligado, pois o rodízio se aplica aos carros e caminhões com estas terminações numéricas a partir das 7h de toda quinta-feira.

A dica é conseguir métodos alternativos para se locomover na cidade: utilizar o transporte público, pegar carona com um colega, acionar táxi ou motorista por aplicativo. O importante é evitar cometer infração no rodízio.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da cidade de São Paulo, os veículos (carros e caminhões) não podem circular nas ruas e avenidas internas do chamado minianel viário. Já nas vias limítrofes da cidade não podem circular automóveis. Ainda de acordo com a CET, caminhões estão liberados do rodízio, porém devem respeitar as demais regulamentações de restrição ao seu trânsito. Portanto, fique atento para não cometer nenhum deslize e nem nenhuma infração de trânsito – e muito menos ter problemas com o rodízio.

Vale a pena se atentar, motorista: a multa aplicada para quem é flagrado dirigindo em dia não permitido é de R$130,16. Trata-se de uma infração média e adiciona 4 pontos à CNH. Detalhe importante: a multa pode ser aplicada mais de uma vez, se houver reincidências em dias diferentes. 

Porém, há alguns veículos que são isentos de circulação durante o rodízio, devido à sua função enquanto serviço à sociedade. Para ter essa possibilidade, o proprietário deve fazer uma solicitação na Secretaria de Mobilidade e Transporte da Prefeitura de São Paulo. Saiba quais veículos têm este direito e verifique se você se encaixa no perfil para o pedido de isenção:  

  1. Transporte coletivo ou de lotação.
  2. Veículos guincho.
  3. Carros funerários.
  4. Veículos das Forças Armadas ou Defesa Civil.
  5. Transporte escolar.
  6. Ambulância, polícia e corpo de bombeiros.

 

Para evitar multas, infrações e problemas no trânsito, o ideal é que o motorista esteja atento e cauteloso. Afinal, ninguém quer cometer deslizes, nem ter o bolso penalizado junto. Em caso de dúvidas, você não precisa se preocupar: a Zapay lhe ajuda a consultar as multas e também indica formas para quitar débitos veiculares e que caibam no seu planejamento financeiro. Confira as dicas neste conteúdo: Placa final 1 e 2: Saiba os locais onde tem rodízio em SP e veja nossas dicas sobre como evitar multas.

Qual é o dia do rodízio para a placa final 7 e 8?

Quinta-feira é o dia do rodízio para o motorista cujo veículo termina em 7 ou 8. E não há razão para ficar aflito, basta se informar previamente sobre os dias de rodízio em SP  de cada placa e reorganizar a rotina, sem prejudicar nenhum compromisso pessoal ou profissional.  

E você já sabe: em cada dia da semana, dois finais de placas são submetidos ao rodízio para a diminuição do congestionamento na cidade de São Paulo. É sempre bom lembrar que é preciso ficar atento, pois em alguns feriados ou situações de exceção o rodízio pode ficar suspenso.

Quer conhecer a distribuição em cada um dos dias da semana? É simples, basta conferir a tabela abaixo e ver quais dias impactam a sua rotina. 

Confira o rodízio de placas em São Paulo:

Placa

Dia do rodízio

Finais 1 e 2

segunda-feira

Finais 3 e 4

terça-feira

Finais 5 e 6

quarta-feira

Finais 7 e 8

quinta-feira

Finais 9 e 0

sexta-feira

Qual é o horário do rodízio para placa 7 e 8?

O rodízio de placas na cidade de São Paulo é distribuído nos seguintes horários:  das 7h às 10h e das 17h às 20h. Ou seja, se você tem um veículo cuja placa tem final 7 ou 8, seu rodízio acontece todas às quintas-feiras, das 7h às 10h e das 17h às 20h. 

Caso o condutor de carros e/ou caminhões tenha qualquer outra dúvida sobre o rodízio, é possível consultar a Central de Operações CET através da central SP156 ou ainda acessar a página da CET. Basta clicar neste endereço on-line da Companhia de Engenharia de Trânsito

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.