mapa de rodizio sp
Categories:

Rodízio SP placas com final 7 e 8 [quinta-feira]

Quem tem carro quer sempre utilizar de suas praticidades, certo? A possibilidade de deixar os filhos na escola e depois já ir para o escritório, ir ao supermercado e carregar o porta-malas com os itens comprados, ter mais autonomia para ir e vir, sobretudo quando o compromisso fica a uma longa distância.

Mas e quando o número de veículos transitando é tão alto que prejudica o fluxo, além e trazer poluição sonora e excesso de gases poluentes lançados no ar? A cidade de São Paulo enfrenta esta situação e, desde 1997, aplica o rodízio de automóveis. 

Trata-se de uma iniciativa vinda da Prefeitura da Cidade de São Paulo, que tem como objetivo trazer mais qualidade de vida aos paulistanos e aos que transitam no município. 

O rodízio funciona da seguinte forma: carros e caminhões são divididos em dias úteis da semana para poderem circular nas vias públicas, sendo cada placa tem um dia específico para transitar.

Se você tem um carro com placa final 7 no rodízio e/ou ainda um caminhão com a placa final 8 no rodízio, por exemplo, seu dia de usar outro modo de se locomover é quinta-feira.

Conheça a seguir as dicas para se locomover em São Paulo, se seu carro tem o final de placa 7 ou 8, como evitar multas e saiba mais sobre como funciona o rodízio na metrópole.

Que horas começa o rodízio em SP?

Quais ruas e avenidas em São Paulo tem rodízio?

Como fica a circulação dentro do meu bairro em dias de restrição?

Existe a isenção do rodízio em São Paulo para veículos de outras cidades?

Veja quem está isento do rodízio na capital paulista

Qual é o dia do rodízio para a placa final 7 e 8?

Confira os dias do rodízio por placas em São Paulo

Qual é o horário do rodízio para placa 7 e 8?

Que horas começa o rodízio para placas com final 7 e 8?

Você já sabe que o dia de rodízio placa final 7 é o mesmo dia de rodízio placa final 8: quinta-feira. Mas a que horas começa essa determinação? Fique ligado, pois o rodízio se aplica aos carros e caminhões com estas terminações numéricas a partir das 7h de toda quinta-feira.

A dica é conseguir métodos alternativos para se locomover na cidade: utilizar o transporte público, pegar carona com um colega, acionar táxi ou motorista por aplicativo. O importante é evitar cometer infração no rodízio.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da cidade de São Paulo, os veículos (carros e caminhões) não podem circular nas ruas e avenidas internas do chamado minianel viário. Já nas vias limítrofes da cidade não podem circular automóveis. Ainda de acordo com a CET, caminhões estão liberados do rodízio, porém devem respeitar as demais regulamentações de restrição ao seu trânsito. Portanto, fique atento para não cometer nenhum deslize e nem nenhuma infração de trânsito – e muito menos ter problemas com o rodízio.

Vale a pena se atentar, motorista: a multa aplicada para quem é flagrado dirigindo em dia não permitido é de R$130,16. Trata-se de uma infração média e adiciona 4 pontos à CNH. Detalhe importante: a multa pode ser aplicada mais de uma vez, se houver reincidências em dias diferentes. 

Porém, há alguns veículos que são isentos de circulação durante o rodízio, devido à sua função enquanto serviço à sociedade. Para ter essa possibilidade, o proprietário deve fazer uma solicitação na Secretaria de Mobilidade e Transporte da Prefeitura de São Paulo. Saiba quais veículos têm este direito e verifique se você se encaixa no perfil para o pedido de isenção:  

  1. Transporte coletivo ou de lotação.
  2. Veículos guincho.
  3. Carros funerários.
  4. Veículos das Forças Armadas ou Defesa Civil.
  5. Transporte escolar.
  6. Ambulância, polícia e corpo de bombeiros.

Para evitar multas, infrações e problemas no trânsito, o ideal é que o motorista esteja atento e cauteloso. Afinal, ninguém quer cometer deslizes, nem ter o bolso penalizado junto. Em caso de dúvidas, você não precisa se preocupar: a Zapay lhe ajuda a consultar as multas e também indica formas para quitar débitos veiculares e que caibam no seu planejamento financeiro. Confira as dicas neste conteúdo: Placa final 1 e 2: Saiba os locais onde tem rodízio em SP e veja nossas dicas sobre como evitar multas.

Tabela rodízio SP horários proibidos de circular 

Livre circulação manhã

00:01 até 6:59

Rodízio manhã

07:00 até 10:00

Livre circulação tarde

10:01 até 16:59

Rodízio tarde/noite

17:00 até 20:00 

Livre circulação noite

20:01 até 00:00

Quais ruas e avenidas em SP têm rodízio?

Dentro da área designada como zona de rodízio em São Paulo, há restrições de circulação que devem ser observadas. A zona de rodízio engloba uma ampla extensão desde a Vila Leopoldina, na Zona Oeste, até a Mooca, na Zona Leste, e do Bom Retiro, na Zona Norte, até o bairro da Saúde, na Zona Sul.

As avenidas que delimitam essa área são: Marginal Pinheiro (Zona Oeste), Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste), Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul) e Marginal Tietê (Zona Norte).

Como fica a circulação dentro do meu bairro em dias de restrição?

Se o seu bairro fizer parte da zona de rodízio e for o dia estabelecido para a restrição do seu veículo, é importante respeitar essa medida. Em tal situação, você não terá permissão para utilizar o seu carro durante o período determinado pelo rodízio. É crucial lembrar que, caso seja flagrado dirigindo dentro da zona de rodízio durante o horário de restrição, seja por um agente de trânsito, autoridade policial ou radar eletrônico, estará sujeito a receber uma multa.

Existe a isenção do rodízio em São Paulo para veículos de outras cidades?

Não há isenção do rodízio de veículos em São Paulo para aqueles registrados em outras cidades. Essa medida restritiva abrange todos os automóveis e caminhões de todas as regiões do Brasil que circularem pela cidade de São Paulo. Portanto, os veículos vindos de outras cidades também devem cumprir as diretrizes do rodízio estabelecido na capital paulista.

Veja quem está isento do rodízio na capital paulista

De segunda a sexta-feira, carros e caminhões enfrentam restrições de circulação, enquanto aos sábados, domingos e feriados, o rodízio é suspenso. É fundamental observar que essa restrição não se aplica a motocicletas, táxis, veículos de transporte escolar, guinchos, bem como veículos ligados a serviços essenciais e situações de emergência.

Rodizio em São Paulo

Qual é o dia do rodízio para a placa final 7 e 8?

Quinta-feira é o dia do rodízio para o motorista cujo veículo termina em 7 ou 8. E não há razão para ficar aflito, basta se informar previamente sobre os dias de rodízio em SP  de cada placa e reorganizar a rotina, sem prejudicar nenhum compromisso pessoal ou profissional.  

E você já sabe: em cada dia da semana, dois finais de placas são submetidos ao rodízio para a diminuição do congestionamento na cidade de São Paulo. É sempre bom lembrar que é preciso ficar atento, pois em alguns feriados ou situações de exceção o rodízio pode ficar suspenso.

Quer conhecer a distribuição em cada um dos dias da semana? É simples, basta conferir a tabela abaixo e ver quais dias impactam a sua rotina. 

Confira os dias do rodízio por placas em São Paulo

Placa

Dia do rodízio

Finais 1 e 2

segunda-feira

Finais 3 e 4

terça-feira

Finais 5 e 6

quarta-feira

Finais 7 e 8

quinta-feira

Finais 9 e 0

sexta-feira

Qual é o horário do rodízio para placa 7 e 8?

O rodízio de placas na cidade de São Paulo é distribuído nos seguintes horários:  das 7h às 10h e das 17h às 20h. Ou seja, se você tem um veículo cuja placa tem final 7 ou 8, seu rodízio acontece todas às quintas-feiras, das 7h às 10h e das 17h às 20h. 

Caso o condutor de carros e/ou caminhões tenha qualquer outra dúvida sobre o rodízio, é possível consultar a Central de Operações CET através da central SP156 ou ainda acessar a página da CET. Basta clicar neste endereço on-line da Companhia de Engenharia de Trânsito

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *