Dia Mundial sem Carro trânsito
Categories:

Dia Mundial sem Carro: qual o objetivo da data?

Comemorado em 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro alerta para o uso do transporte alternativo

O Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro, é uma data marcada por ações em várias cidades ao redor do mundo. A data surgiu em 1997, na França, e tem como objetivo chamar a atenção para o excesso de veículos nas áreas urbanas e os impactos que o transporte individual gera para a mobilidade e para o meio ambiente. 

Com o crescimento da urbanização e industrialização em todo o mundo, o carro passou a fazer parte do cotidiano das pessoas. Para muitos motoristas, é difícil imaginar viver um dia sem utilizar o veículo para se locomover. A ideia do Dia Mundial sem Carro é gerar uma reflexão e estimular o uso do transporte coletivo, além de viagens curtas de bicicleta, patinete elétrico ou até mesmo a pé.

Dia Mundial sem Carro ônibus
Imagem: Rovena Rosa/ABr

Após a criação por ambientalistas franceses, o Dia Mundial sem Carro foi estendido para mais de 750 cidades europeias no ano 2000. No Brasil, o movimento chegou no ano seguinte a 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT); Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC) e São Luís (MA). Na capital de São Paulo, a data começou a ser incentivada pela sociedade civil em 2003, passando a ter apoio da Prefeitura a partir de 2005.

Ao contrário do que muitos imaginam, a proposta do Dia Mundial sem Carro não é tornar os veículos terrestres vilões, mas sim jogar luz para o uso consciente do transporte individual. Entram nesse debate o estímulo aos transportes coletivos, às alternativas sustentáveis (bicicleta e patinete), ao compartilhamento de veículos, ao uso de combustíveis renováveis (como o etanol, por exemplo) e aos veículos mais eficientes (como os híbridos) e do tipo zero emissão (que são os 100% elétricos).

Entre as vantagens de deixar o carro em casa ocasionalmente estão a economia de dinheiro gasto com combustíveis e manutenção, a redução da poluição do ar e até a diminuição do estresse gerado ao dirigir – veja aqui as 5 atitudes que mais incomodam os motoristas brasileiros.

Dia Mundial sem Carro ciclovia bicicleta
Imagem: Rovena Rosa/ABr

Como deixar o carro na garagem por um dia?

Se você tem um veículo na garagem e deseja aderir ao Dia Mundial sem Carro, pode buscar alternativas para se locomover no dia a dia. Sabemos que o Brasil é um país de dimensões continentais e que nem sempre há alternativas viáveis em todas as regiões. Nas grandes cidades e capitais, é possível apostar no transporte coletivo, como ônibus, metrô, trem e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Já em cidades menores, onde não houver malha de transporte coletivo satisfatória, é possível optar pelas bicicletas tradicionais ou mesmo as elétricas, que exigem menos esforço do ciclista e não emitem poluentes. No contexto da pandemia, inclusive, a utilização das bicicletas cresceu em todo o mundo. 

Dia Mundial sem Carro metrô
Imagem: Rovena Rosa/ABr

De acordo com o estudo ‘Mobility Futures 2021: The Next Normal’, da consultoria Kantar Insights, o uso de bicicletas e patinetes teve alta de 3% no mundo. No Brasil, as vendas de bicicletas no primeiro semestre de 2021 cresceram 34% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mesmo que você decida deixar o veículo na garagem neste Dia Mundial sem Carro, saiba que é essencial manter a situação do automóvel em dia – e isso inclui o pagamento de licenciamento, IPVA e multas. Para realizar a consulta de débitos do veículo, conte com a Zapay! Em nosso site ou aplicativo, você pode parcelar esses débitos em até 12x! É rápido, fácil e seguro. 

Imagens: ABr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *