Categories:

Carro por assinatura vale a pena? Saiba como funciona

Você já deve conhecer vários serviços por assinatura, com certeza. Mas e os carros por assinatura? O que são e como funcionam?

Hoje, por exemplo, muitos dos filmes e séries que assistimos passaram por essa atualização, indo de TV a cabo para os serviços de streaming por assinatura. 

Assim vem acontecendo com o carro, depois que os serviços convencionais de aluguel de automóveis passaram a oferecer outros tipos de serviço, como veículos por assinatura, com períodos maiores e serviços inclusos no valor do contrato.

O que é carro por assinatura?

Com esse modelo de aluguel, você não precisa se preocupar com nenhuma burocracia, porque até os valores como IPVA, licenciamento, seguro DPVAT estão inclusos na mensalidade do carro 0km que você contrata, além do valor de seguro e de manutenção preventiva.

As normas desse contrato variam de operadora para operadora, mas o que elas têm em comum é o período médio de uso do carro – que vai de 12 a 36 meses –, e o limite de quilometragem para o condutor. Após o término do limite ou do contrato, você deve devolver o carro, podendo escolher por renovar o contrato e pegar um novo veículo, ou ainda adquirir o veículo, caso a operadora ofereça essa possibilidade. 

Como funciona o carro por assinatura?

Quando você decide contratar o serviço de carro por assinatura, já pode selecionar também o modelo que deseja, além de checar os preços com as diferentes empresas que trabalham com esse tipo de aluguel.

Assim como nos modelos tradicionais de aluguel, os carros são divididos em categorias, que vão desde carros populares, até SUVs e utilitários. A diferença, claro, está no valor e nas condições de pagamento das parcelas.

Quando você decide pelo modelo, é hora de entrar em contato com a empresa e se informar sobre quais os seguros e taxas que o valor da mensalidade cobre. Também é importante se informar sobre o tempo de contrato.

Existem pré-requisitos para realizar a assinatura, como ter mais de 21 anos, passar pelo processo de avaliação e aprovação pela operadora de crédito credenciada à empresa e possuir cartão de crédito em seu nome.

7 motivos  para optar por aluguel de carro por assinatura

Nós separamos algumas vantagens que se destacam na hora de ponderar se vale a pena você fazer a assinatura ou não:

  • Ao optar por um contrato maior, as operadoras, normalmente, lhe oferecem um carro 0km;
  • Taxas inclusas e livre de preocupação;
  • Facilidade no processo de aprovação;
  • Período e franquias;
  • Assistência 24 horas;
  • Sem processo de revenda;
  • Preços vantajosos.

Desvantagens do carro por assinatura

Sem dúvidas podemos começar pelo fato de que o carro não é seu, e isso pode ser motivo suficiente para muitos motoristas. Ter o veículo em sua propriedade pode ser uma tranquilidade maior, e isso costuma pesar bastante no momento da decisão.

Um segundo ponto é o limite de quilometragem, estabelecido pela maioria das operadoras. Existe a possibilidade de um número de quilômetros livre, mas o valor costuma ser consideravelmente maior. Então, independentemente se você costuma ou não fazer longas viagens, isso certamente irá limitar o seu aproveitamento.

Justamente por isso, os motoristas de aplicativos costumam ser impedidos de utilizar este modelo, tendo que optar pela locação mensal, o que eleva bastante o custo final.  

Afinal, vale a pena?

O que determina se a assinatura vale a pena é o tipo de utilização que você faz do carro. 

Simplesmente porque o serviço impõe um limite de quilometragem, e se esse limite é atingido antes do período, o contrato é encerrado. 

Então se você é, por exemplo, motorista de aplicativo, alcançar essa quilometragem vai ser muito rápido, e pode não valer a pena.

Além do mais, conforme mencionamos no tópico acima, você precisa ponderar a importância ou não de ter com você um veículo que não é seu, ainda que a preocupação com custos cotidianos possa ser amenizada. 

Conclusão

E então, você já conhecia o serviço de carro por assinatura? 

Achou que vale mais a pena?

Agora que você conhece mais esse serviço, continue com a gente. O Blog da Zapay tem conteúdos exclusivos que vão desde as consequências das infrações de trânsito, até dicas de economia e consumo de combustível.

Por último, se podemos te deixar mais uma dica, é ficar sempre atento a sua situação com relação a pendências com IPVA e multas de trânsito, por exemplo. A correria do dia a dia pode deixar essas coisas passarem despercebidas, e acabar te pegando desprevenido no futuro.

Aqui na Zapay a gente ajuda você com isso, sem que você precise sair de casa. Nós temos a maior cobertura nacional de consulta de débitos veiculares, com um sistema integrado a 25 DETRANS, em todas as regiões brasileiras. Além da consulta, você ainda pode fazer o pagamento com um parcelamento de até 12x.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *