nova cnh
Categories:

Entrega de CNH: Como rastrear?

Ansiedade faz parte da vida de muitas pessoas e esse artigo é para quem está ansioso sobre a melhor forma de rastrear CNH.

Vamos falar sobre como rastrear CNH, além de como rastrear CNH pelo correio e atualizar você sobre esse documento tão importante para os motoristas de todo país.

Então. acelere com a Zapay e descubra tudo sobre a relação entre rastrear CNH-Correios

Como rastrear a habilitação pelo CPF?

Antes de tirar suas dúvidas sobre “como rastrear minha CNH”, vamos, primeiro, relembrar um pouco sobre esse documento.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento que garante perante a lei a a capacidade de um cidadão conduzir veículos terrestres, seja carros, motos e caminhões, dependendo do tipo de carteira de motorista. Enviada por correspondência na casa do motorista, ela deve ser solicitada em três casos: nova habilitação, perda ou roubo do documento e fim do prazo de validade do documento.

O processo de entrega sempre foi o mesmo, porém muita gente ainda não sabe como acompanhar a entrega da CNH pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Por isso, a Zapay fez um passo a passo para você aprender mais esse macete. Confira!

Acesse o site do Detran

Para fazer o rastreamento da sua CNH, você deve primeiro acessar o site do DETRAN do seu Estado. Lembrando que cada estado tem seu próprio DETRAN e, assim, consequentemente, sua própria página de internet para você consultar a do estado em que sua CNH foi emitida.

Por isso, pesquise “DETRAN + o nome do estado” no buscador de sua preferência. Caso prefira, também é possível acessar inserindo https://www.detran.uf.gov.br/ na barra de pesquisa do seu navegador, substituindo “uf” pela sigla do seu Estado.

Procure por serviços online

Após entrar no site do DETRAN, chegou a hora de procurar por “serviços online”. Essa subpágina poderá estar disponível logo na página inicial ou no menu de opções presentes no site. Isso porque as páginas de um Estado para o outro costumam ser diferentes.

Após clicar na opção correta, é preciso localizar a funcionalidade de rastreamento. No órgão de São Paulo, por exemplo, ela aparece como “Acompanhamento de serviços de CNH (envio pelos correios)”, mas pode receber o nome de “Consultar envio da CNH” ou algo semelhante.

Consulte sua placa grátis

Insira os dados solicitados

Agora basta inserir os dados solicitados pelo site, que normalmente envolvem o CPF, número da CNH e a data de nascimento e depois clique em “Avançar”. Usando mais uma vez o exemplo de São Paulo, o site vai redirecionar o usuário para uma página contendo as informações sobre o andamento do processo de emissão do documento.

Se ele já tiver sido postado, será possível visualizar o código de rastreio dos Correios. Esse número pode ser copiado e colado no próprio site dos Correios para rastrear a entrega.

Como rastrear a CNH pelo código do Correios?

Se for o caso de o condutor já ter o código de rastreio de sua CNH em mãos, fica fácil demais acessar pelo site dos Correios. Basta entrar em www.correios.com.br e procurar a área “rastreamento de objetos” para, então, inserir a combinação no campo em branco, localizado no centro da tela. Depois, clique em “Buscar” para visualizar se a sua CNH já saiu para a entrega ou se ainda está em deslocamento da cidade de origem para a sua.

Nas próximas consultas ao site, o motorista precisa apenas entrar na página e inserir o código de rastreio. Mas vale lembrar que sites do DETRAN de alguns estados também conseguem puxar a informação de rastreio por meio de sua própria plataforma, fazendo com que o motorista possa acompanhar a jornada de sua CNH diretamente lá.

O código de rastreamento de produtos

Mas, afinal, como funciona o código de rastreamento de produtos? A primeira informação que você deve saber é que ele sempre é composto por 13 dígitos. O site dos Correios e das empresas que realizam o transporte permitem essa consulta, sendo necessário que o usuário tenha o código de rastreamento, que é enviado por e-mail pelo prestador de serviços, no caso, o DETRAN do seu estado.

Quais as vantagens do rastreamento de produtos?

E quais as vantagens de poder acompanhar o rastreamento de seus produtos ou, no caso, de sua CNH? A gente separou algumas abaixo.

Agilidade na entrega

A velocidade é intimamente ligada às rotas escolhidas para transportar a mercadoria solicitada. O rastreamento permite que quem solicitou a CNH tenha informações detalhadas sobre a localização dela, de modo que ele obtém uma estimativa razoável de quando receberá o seu documento. Um dos detalhes que os clientes têm acesso é em relação à quantidade de paradas que o entregador fez, seja para descanso ou algum procedimento de fiscalização, por exemplo. Além disso, em caso de atraso ou quaisquer outros problemas, o consumidor é notificado quanto ao novo prazo de entrega da mercadoria, não precisando ficar no escuro pensando o que pode ter acontecido com seu pedido.

Em Busca da Melhor Rota

O uso da melhor rota é outra parte positiva do rastreio de sua CNH. Isso porque os Correios podem fazer um planejamento melhor junto ao DETRAN sobre os possíveis percalços do caminho, como a existência de obras e estradas com grande incidência de buracos.

Resumindo, essa otimização tem a intenção de considerar todas as variáveis e mostrar o melhor caminho, mesmo se ele for aparentemente mais longo, mas será a certeza de que o percurso será feito de forma segura.

Rastreamento da CNH: controle da entrega

Diversas situações podem acontecer durante o trajeto de uma mercadoria até o chegar ao destinatário. O rastreio é a melhor forma de ver a em tempo real de todas as informações, de modo a poder ficar ciente, por exemplo, extravios de carga, acidentes e congestionamentos. Em caso de sinistro, medidas podem ser tomadas rapidamente, como o acionamento da polícia, no intuito de recuperar o produto roubado e não prejudicar consideravelmente o tempo de entrega até o cliente final.

Segurança da mercadoria e do condutor

Infelizmente, os roubos de carga estão cada vez mais frequentes no Brasil, representando prejuízos para a indústria e dor de cabeça para todos que esperam seus pedidos. Por isso, o uso de rastreadores nos veículos ajuda a saber a sua localização exata, de modo que, em caso de mudança na rota, pode ser sinal de que houve um roubo. Portanto, tanto o motorista como a mercadoria passam a ter uma segurança adicional quando a indústria adota o rastreamento de cargas.

O DETRAN é responsável por passar o código de rastreamento?

O DETRAN não é o único responsável por passar o código de rastreamento de sua CNH. Esse é um trabalho conjunto entre o DETRAN do seu estado e os Correios, órgão que irá efetivamente fazer a entrega em sua casa.

Importância da CNH

E o trabalho de tirar e esperar a CNH, será que vale a pena? Hoje vivemos ainda um período pandêmico, com ainda uma crise financeira grave e muitos setores sofrendo para crescer. Porém, como muitos empreendedores de sucesso dizem, são nas crises que se abrem janelas de oportunidade. E, com toda certeza, dá para dizer que a aquisição de uma CNH é uma ótima oportunidade. Abaixo a gente lista alguns motivos que fazem da CNH um documento fundamental até os dias de hoje.

CNH um documento de respeito

Assim como a Zapay é uma mão na roda, a CNH também facilita a sua vida. Assim que você a coloca no seu bolso ou na sua carteira, pode tirar o RG e o CPF. Isso porque ela tem um alcance em todo território nacional, aceito em 99,9% dos lugares por ser um documento com foto (muitas vezes mais atual do que a foto do RG, diga-se de passagem). Por isso, ela dispensa o uso desses outros dois documentos. Dá para você apresentar em portas de prédios, usar para fazer registros de outros documentos, entre muitas outras funcionalidades;

Busca de Emprego

Uma coisa que tem sido pauta em especial para os mais jovens é a busca pelo emprego. E é aí que entra a CNH, uma parceira que pode se tornar sua maior aliada. A concorrência está cada vez maior, assim como a qualificação de diversos candidatos. Por isso, é importante você ter diferenciais na hora de se candidatar à aquela vaga tão esperada. Muitos empregos, como representante comercial, por exemplo, exigem carteira de habilitação devido ao deslocamento diário entre cidades ou mesmo dentro do município. Isso inclui vagas que nem precisam de experiência! Basta ter a CNH em mãos e pegar o volante para aprender um novo ofício e começar uma nova carreira. E tem mais, cada vez mais concursos públicos estão exigindo a CNH, então fique de olho nessas vagas!

Procuramos Independência 

Ir e vir livre, leve e solto é a melhor coisa do mundo, não é mesmo? Você com certeza já teve aquele momento em que quis ir até um lugar e não teve quem levasse você? Um show de sertanejo, um sítio de amigos, um jogo de futebol, uma viagem pra praia… Sempre depender da carona dos pais ou dos amigos pode ser bem chato as vezes, né? Nesses casos, a CNH é uma verdadeira benção. Você pode ir e vir quando quiser, para onde quiser, na hora que quiser. Com os dias cada vez mais corridos, isso pode ajudar muito você, seus familiares e seus amigos. Mas temos um recado importante para todos os condutores: na hora da diversão, se beber, não dirija!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *