filmes sobre carro
Categories:

Separamos uma seleção de longas-metragens para você

As férias chegaram e nada como um cineminha em casa, não é mesmo?! Separamos uma lista de filmes sobre carro que podem ser curtidos por toda a família. São histórias clássicas e contemporâneas para agradar aos diferentes admiradores de automóveis.

Coloque seu cinto de segurança e embarque com a Zapay para conhecer os melhores filmes sobre carros

– Taxi Driver (1976) 

– Rush: No Limite da Emoção (2013) 

– Ford vs Ferrari (2019) 

– Gran Torino (2008) 

– Drive (2011) 

– Encurralado (1971) 

– Em Ritmo de Fuga (2017) 

– Bullitt (1968) 

– 60 Segundos (2000) 

– Velozes e Furiosos (2001) 

– Outros filmes sobre carros que vale a pena assistir

Dica da Zapay: afinal, qual o melhor motor, diesel ou gasolina? Confira as vantagens e desvantagens de cada um neste conteúdo especial sobre o tema. 

Taxi Driver (1976) 

Nossa lista começa com um clássico de Martin Scorsese, “Taxi Driver”, estrelado por Robert De Niro. Na trama, Travis Bickle (De Niro) é um veterano de Guerra do Vietnã, que vive de forma solitária em meio ao caos da cidade de Nova York. 

No turno da noite, Bickle trabalha como motorista de táxi. Ao longo da história, cresce no protagonista o sentimento de revolta por problemas urbanos, como o vício, a miséria, a violência e a prostituição – que estão sempre em seu entorno. Ele passa, então, a cogitar atitudes mais drásticas para que este cenário mude. 

O filme de 1976, além de Robert De Niro, conta com atuação de Jodie Foster e Harvey Keitel. 

É importante destacar que “Taxi Drive” é um filme aclamado pela crítica especializada em cinema – uma ótima opção para ser vista em família. Esse filme foi indicado a quatro categorias do Oscar, incluindo melhor filme, melhor ator (Robert De Niro) e melhor atriz coadjuvante (Jodie Foster)

Dica da Zapay: tire todas as suas dúvidas sobre veículos automotores e conheça aquele que melhor combina com você.

filmes sobre corridas de carro

Rush: No Limite da Emoção (2013) 

Fãs do glamouroso mundo da Fórmula 1 (F1) terão entretenimento garantido com “Rush: No Limite da Emoção”, dirigido por Ron Howard. A película gira em torno de uma das rivalidades mais intensas do esporte, que ocorre entre os pilotos Niki Lauda (Daniel Brühl) e James Hunt (Chris Hemsworth), na década de 1970.

A batalha de velocidade entre os dois pilotos teve seu ápice em 1976, porém o filme vai muito além das pistas e mostra diferenças de personalidade entre Lauda e Hunt. Enquanto o primeiro é conhecido por ser metódico e brilhante, o segundo era mais despojado e com hábitos típicos de um playboy, como se o trabalho fosse uma diversão.

Assim, a película conta a história de vida dos dois pilotos, por intermédio de suas glórias, dos respectivos antagonismos e da antipatia nutrida entre eles. Há ainda o campeonato, onde os dois disputam em igualdade para ver quem fica com o título. 

Além de Brühl e Hemsworth, o elenco conta ainda com Alexandra Maria Lara, Olivia Wilde, Natalie Dormer e Pierfrancesco Favino.

Dica da Zapay: mas, afinal, o que acontece se o motorista furar blitz? Confira quais são as punições para quem comete este tipo de infração. A dica é: evite dores de cabeça e respeite as autoridades na via pública.

Ford vs Ferrari (2019)

Com direção de James Mangold, “Ford vs Ferrari” é mais uma opção para quem é fã de escuderias e montadoras – e do universo empresarial por trás do negócio que enche os olhos de milhões de fãs de velocidade.

Na película, há a batalha nas pitas entre duas protagonistas do mercado global, Ford e Ferrari, tendo como trama o trabalho detalhado do projetista Carroll Shelby (Matt Damon) e do piloto Ken Milles (Christian Bale). O objetivo é fazer com que a montadora norte-americana possa enfrentar e, claro, vencer, a escuderia italiana na corrida das 24h de Le Mans. 

Trata-se de um filme que vai além do mundo das montadoras, envolvendo o espectador com a vida e os problemas enfrentados pelos dois protagonistas, sobretudo o piloto interpretado por Bale.

“Ford vs Ferrari” recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, porém levou a estatueta somente para as categorias melhor edição de som e melhor montagem. 

Gran Torino (2008) 

Fãs do ator e diretor Clint Eastwood podem conferir este drama que é considerado um dos principais filmes do artista norte-americano. “Gran Torino”, aliás, é estrelado e dirigido por Eastwood e narra a história de Walt Kowalski, um trabalhador aposentado e veterano da Guerra da Coreia. Ele preenche seus dias realizando pequenos reparos em sua residência e bebendo cerveja. 

O protagonista despreza famílias asiáticas, negras e latinas no bairro onde mora. Contudo, a história muda quando um vizinho, um jovem vindo do Laos, é obrigado por uma gangue a roubar o Gran Torino de Kowalski. Uma amizade improvável se inicia, com muitas reviravoltas e lições de vida.

“Gran Torino” não recebeu indicações ao Oscar, mas é um filme altamente aclamado pela crítica especializada. Em seu elenco, há: Clint Eastwood, Scott Eastwood, Ahney Her, Bee Vang, Chritopher Carley e Dreama Walker.

melhores filmes sobre carros

Drive (2011) 

“Drive”, dirigido por Nicolas Winding Refn, é estrelado por Ryan Gosling, que faz o papel de um habilidoso motorista, que trabalha como dublê em cenas de perseguição em filmes de Hollywood e também como mecânico em uma oficina. Além disso, ele é um habilidoso piloto de fuga de assaltos. 

A vida solitária e misteriosa do personagem muda quando ele se aproxima de sua vizinha e seu filho – mulher essa cujo marido está prestes a sair da prisão. Ao mesmo tempo, o chefe da oficina mecânica está tentando organizar uma corrida com dinheiro sujo. 

Além de Gosling, o elenco do filme conta com Carey Mulligan, Bryan Cranston, Oscar Isaac, Christina Hendricks, Ron Perlman e Albert Brooks. 

Encurralado (1971) 

“Encurralado” é um dos primeiros filmes do diretor Steven Spielberg e conta a história de David Mann, um educado vendedor de eletrônicos, interpretado por Dennis Weaver. O personagem é perseguido por um caminhão enquanto viaja a trabalho em uma estrada de duas pistas. 

Um detalhe: o caminhão-tanque é conduzido por um motorista invisível, que faz uma série de brincadeiras perigosas para irritar o protagonista. Conforme o filme se desenvolve, a perseguição se torna cada vez mais absurda. 

Este filme foi indicado a diversos prêmio, como o melhor filme no Globo de Ouro. O elenco de “”Encurralado”, além de Weaver, conta com nomes como Carey Loftin, Jacqueline Scott, Eddie Firestone e Tim Herbert. 

Em Ritmo de Fuga (2017) 

Dirigido por Edgar Wright, “Em ritmo de fuga” narra a história de um talentoso motorista de fuga, chamado Baby, que trabalha para alguns criminosos. O filme tem forte ligação com música, com uma trilha sonora cheia de personalidade ouvida pelo protagonista, interpretado por Ansel Elgort.

Baby não escuta música ao acaso: é uma estratégia para silenciar um zumbido incômodo que está presente em sua vida desde um acidente sofrido na infância. Depois de conhecer Debora, a mulher de seus sonhos, ele percebe uma oportunidade para recomeçar a vida.

Porém, para seguir em frente, ele deve terminar um trabalho encomendado por um chefão do crime organizado.

“Em ritmo de fuga” recebeu três indicações ao Oscar e conta com elenco estrelado por Elgort, Lily James, John Hamm, Kevin Spacey, Jamie Foxx, Jon Bernthal e Eiza González.

Bullitt (1968) 

Considerado um clássico, “Bullitt” é dirigido por Peter Yates e conta com a interpretação de Steve McQueen para o protagonista, o tenente Frank Bullitt. 

A história é baseada no livro de Mute Witness, de 1963, na qual Bullitt, ao lado de outros dois policiais, é escalado para vigiar e proteger uma testemunha por 24 horas antes que ele se apresente ao tribunal. Porém, o plano dá errado e a testemunha, que é uma peça chave contra o crime organizado de Chicago, é assassinada assim como os dois policias. Cabe a Bullett investigar o crime e capturar os autores desse homicídio. 

Este filme tem uma das perseguições mais famosas da história do cinema, envolvendo um Dodger Charger R/T (carro do assassino) e um Ford Mustang GT 390 (veículo de Bullitt).

A película venceu a categoria melhor edição no Oscar. Fazem parte do elenco: Steve McQueen, Robert Vaughn, Jacqueline Bisset, Don Gordon, Pat Renella e Simon Oakland. 

60 Segundos (2000)

Este filme dirigido por Dominic Sena, conta com Nicolas Cage no papel do protagonista Randall “Memphis” Raines, um famoso ladrão de carros que agora está aposentado, vivendo cum vida normal e distante das atividades relacionadas ao mundo do crime.

No decorrer da trama, Raines se vê obrigado a roubar 50 veículos de luxo para salvar a vida de seu irmão, Kip (Giovanni Ribisi), que caiu em desgraça com um perigoso chefe do crime. Kip havia topado trabalhar para esse chefão, porém não consegue finalizar a encomenda e passa a ser ameaçado por isso.

O filme conta com mais um protagonista especial: Eleanor, um Ford Mustang 1967, que é o principal alvo da lista. “60 segundos” conta ainda com Angelina Jolie, H. B. Halicki e Vinnie Jones no elenco.  

Velozes e Furiosos (2001)

Eis aqui uma das franquias mais famosas da história do cinema. “Velozes e furiosos” teve seu primeiro filme lançado em 2001, sob a direção de Rob Cohen. Ao longo dos anos, foram lançados 11 filmes da franquia, que é uma das queridinhas dos apaixonados por carros, personalização e velocidade. 

O filme de estreia conta a história do policial Brian O’Conner (Paul Walker), que se infiltra no submundo dos rachas de rua com o objetivo de investigar crimes de furto. Enquanto tenta não ser desmascarado, O’Conner conquista a confiança do líder do da gangue de corridas, Dom Toretto (Vin Diesel).

Além de Diesel e Walker, participaram do filme: Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Matt Schulze, Johnny Strong, Chad Lindberg e Rick Yune. 

Ao todo, os 11 filmes da franquia já arrecadaram mais de US$5.000.000.000 em todo o planeta, tendo seus protagonistas como figuras da cultura pop.

Confira alguns dos carros mais icônicos da franquia de “Velozes e furiosos”:

  1. Dodge Charger R/T 1970.
  2. Toyota Supra MK IV 1994.
  3. Nissan Skyline GT-R R34 1999. 
  4. Mitsubishi Lancer Evolution IX 2006. 
  5. Toyota GT86 2012
  6. Mitsubishi Eclipse 1995.
  7. Honda S2000 2001.
  8. Nissan Fairlady Z (Z33) de 2002.

Outros filmes sobre carros que vale a pena assistir

Há vários outros filmes sobre carros que valem a pena assistir, cada um com seu estilo e enredo único, assim como a lista previamente apresentada neste artigo. 

Confira algumas mais dicas para uma sessão repleta de pipoca, velocidade e relíquias automotivas. 

  1. “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015) – este filme pós-apocalíptico de ação apresenta cenas de perseguição de tirar o fôlego com veículos extravagantes e personalizados. Neste universo, Max Rockatansky acredita que o melhor jeito para sobreviver é não depender de ninguém. Contudo, ele é capturado pelo tirano Immortan Joe e seus rebeldes. Há ainda uma guerra iniciada pela Imperatriz Furiosa, que quer salvar um grupo de garotas. Este filme é dirigido por George Miller e conta com Tom Hardy, Charlize Therin, Nicholas Hoult, Zöe Kravitz e Hugh Keays-Byrne no elenco.
  2. “Carros” (2006) – este filme conta a história de um famoso carro de corridas, chamado Relâmpago McQueen. Ao viajar para a Califórnia, o veículo animado se perde e vai parar em Radiator Springs, onde conhece novos amigos e aprende sobre diferentes perspectivas para encarar a vida. Trata-se de uma animação da Pixar Animation Studios, com direção de John Lasseter.
  3. “Uma corrida de loucos” (1976) – nessa comédia, acontece uma inusitada corrida subterrânea de a costa a costa nos Estados Unidos – trata-se de uma competição sem regras pelas estradas do país. O evento é organizado por um bilionário fabricante de chicletes (no original, o nome do filme é The Gumball Rally, fazendo referência a esse personagem). Os motoristas devem viajar da Quinta Avenida de Nova York até Long Beach, na Califórnia.  A película é dirigida por Charles Bail e conta no elenco com Michael Sarrazin, John Durren, Gary Busey, Joanne Nail, Norman Burton e Tim McIntire. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *