IPVA 2023
Categories:

IPVA de carro: Veja como consultar e pagar

0
(0)

IPVA de carro 2023: Aprenda a calcular

O IPVA do carro é uma das obrigações que o proprietário do veículo deve arcar em todo início de ano. Mas você pode estar se perguntando: como saber o valor do IPVA do meu carro

Para esta e outras dicas, a Zapay preparou este conteúdo sobre a consulta do IPVA do carro. Embarque nessa conosco e fique por dentro sobre como manter sua vida veicular em dia.

– Como saber o valor do IPVA de um veículo? 

– Como ver o valor do IPVA 2023

– Quando eu tenho que pagar o IPVA 2023? 

– Como ver valor do IPVA pela placa?

O site da Zapay é sempre uma mão na roda!

Conheça nossos serviços e aprenda como quitar os seus débitos veiculares.

Você pode também consultar débitos do automóvel ou da motocicleta – dentre outras opções automotivas. 

Saiba como parcelar e pagar multas, IPVA, licenciamento e demais tributos em até 12 vezes no cartão de crédito.

Vem que a Zapay lhe ajuda a deixar sua vida veicular em dia!

Como saber o valor do IPVA de um veículo? 

O primeiro passo para saber o valor do IPVA de um automóvel é entender, afinal, o que quer dizer esta sigla tão famosa no universo dos veículos automotivos. Trata-se do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, um tributo estadual que incide sobre a propriedade de veículos.

Vale destacar que apenas os estados e o Distrito Federal podem instituir o IPVA – e esta norma consta no Artigo 155, da Constituição Federal. Cada proprietário de veículo deve pagar o imposto – salvo algumas exceções – e esta quitação é feita através da alíquota do IPVA.

A alíquota é a taxa de referência determinada segundo cada governo estadual (todas as Unidades Federativas possuem autonomia), ou seja, se baseiam em critérios próprios. Desse modo, a base de cálculo é o valor venal de cada automóvel – ou seja, a alíquota é embasada na estimativa que o Poder Público realiza sobre o preço de determinados bens. 

O valor da alíquota do IPVA é feito considerando como base para o valor do veículo a Tabela FIPE (Fundação Instituto de pesquisas Econômicas). 

Um exemplo: em média, o valor da alíquota de um carro de passeio nos estados brasileiros é de cerca de 4% – este é o valor a ser pago no IPVA do veículo, 4% de seu valor, segundo a Tabela Fipe. 

Cada Unidade Federativa divulga anualmente as tabelas atualizadas com os valores das alíquotas para todos os veículos automotores.

Dica da Zapay: que saber o que fazer, em caso de IPVA atrasado? Então, vem, que a gente lhe ajuda!

Saiba mais sobre a Tabela FIPE.

A Tabela FIPE revela os preços médios de automóveis, motocicletas, caminhões e demais veículos automotores anunciados pelos vendedores, considerando todo o mercado nacional, de modo a servir apenas como um parâmetro para negociações e avaliações.

Assim, os preços efetivamente praticados variam em função da região onde está o veículo – vale a pena ter sempre esta informação em mente, afinal, o valor de uma Ford Ecosport Freestyle 2018 pode ser diferente se compararmos São Paulo e Mato Grosso do Sul, por exemplo. Outros pontos a serem considerados são conservação, cor, acessórios e outros fatores que possam influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.

Na Tabela FIPE, o ano do automóvel diz respeito ao ano do modelo e não são considerados veículos para uso profissional e especial. Ainda: os valores são sempre expressos em reais (R$) do mês e do ano de referência.

Como ver o valor do IPVA 2023? 

Para saber qual é o valor do IPVA 2023 que cada proprietário de automóvel deve pagar, basta acessar a rede bancária. A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, internet banking, aplicativos de celular/smartphones disponibilizados pelos bancos credenciados. Importante: tenha o número do RENAVAM do veículo por perto, você precisará deste dado.

Além disso, é possível acessar o valor a ser pago no IPVA diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (SEFAZ) de seu respectivo estado. Para acessar nesta plataforma, tenha em mãos o número do RENAVAM e a placa do veículo. 

A SEFAZ ainda disponibiliza a consulta ao valor venal do automóvel para o ano de 2023 – no caso da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo, tais dados estão disponíveis no Sistema de Veículos (Sivei). O dono do automóvel deve informar a placa do veículo para acessar os dados. 

Fique ligado: o proprietário do veículo tem até a data de vencimento que consta no calendário divulgado pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) de cada estado para pagar o imposto – além de poder optar pela cota única ou pelo parcelamento. 

O que é o RENAVAM?

O RENAVAM é a sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores, que trata de um sistema que foi desenvolvido pelo SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados -, onde há o registro de todo o histórico do automóvel em sua vida útil – desde a sua fabricação até o dia do desmanche (que representa a inatividade).

É importante destacar que o sistema RENAVAM cobre todo o território nacional, de modo que seu principal objetivo é registrar todos os veículos automotivos que constam nos dados dos DETRANs de todas as Unidades Federativas brasileiras. Ainda: estas informações são agrupadas por uma unidade central, que é o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

IPVA Atrasado

Quando eu tenho que pagar o IPVA 2023? 

O início do pagamento do IPVA inicia logo nos primeiros meses de 2023. Para saber a data exata do seu estado, acesse Secretaria da Fazenda, o site do DETRAN de sua localidade, ou acompanhe os conteúdos da Zapay. 

Como ver valor do IPVA pela placa?

Para saber o valor do IPVA pela placa e manter a vida veicular em ordem, o amigo condutor pode contar com os serviços da Zapay – tanto pelo site quanto pelo aplicativo.

A Zapay conta com grande abrangência, pois presta serviços em 25 estados brasileiros, tendo a maior cobertura nacional de consulta de veículos, contando com a integração feita com os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) de todas as regiões. 

Para consultar e pagar débitos veiculares, o proprietário do automóvel pode fazer a operação pelo site da Zapay ou usando o app. Tudo para ajudar o dono do veículo a ter praticidade na hora de quitar multas, impostos e demais tributos. 

Se você é daqueles que prefere fazer pagamentos no modo mais tradicionais, saiba que o mundo off-line também é contemplado: basta se dirigir a um dos postos físicos. 

Confira o passo a passo para pagar débitos com a Zapay:

  1. Acesse o site da Zapay ou baixe o app, que está disponível tanto para Android quanto para iOS. 
  2. Consulte os débitos do seu veículo pela placa – no caso desde artigo, verifique o IPVA.
  3. Caso haja algum débito, ele aparecerá na tela. Lembre-se: é necessário se cadastrar na plataforma da Zapay e criar um usuário com senha.
  4. Após esta ativação, selecione o débito que deseja pagar ao clicar no botão “Pagar agora”.
  5. Em seguida, escolha a forma de pagamento que melhor combina com seu planejamento financeiro.
  6. É possível efetuar o pagamento do IPVA e de demais débitos em até 12 vezes no cartão de crédito, fazer um PIX, pagar via boleto, TicketLog ou ainda voucher. Basta escolher a opção que lhe deixa mais confortável.

É importante ressaltar que a consulta feita pelo site da SEFAZ demanda que o proprietário do veículo tenha em mãos o RENAVAM, além do número da placa do automóvel.

Dicas da Zapay!

Dica 1: fique por dentro sobre os carros isentos de IPVA 2023 e verifique se você é um dos contemplados. 

Dica 2: saiba mais detalhes sobre o valor do IPVA.

Com o app da Zapay você vai:

Consultar seu IPVA, licenciamento e Multas;

Parcelar tudo em até 12x com as menores taxas do mercado;

Ser avisado quando precisar renovar seus documentos.

Qual nota você dá pra esse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar! Nenhum voto até agora 🙁

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar ele!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Avatar image of Alessandra
Written by

Alessandra

Jornalista formada há mais de 15 anos, com 12 anos de experiência em produção e criação de conteúdo, edição de texto, e gestão de pessoas. Atualmente atuo como redatora e produtora de conteúdo SEO freelancer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *