Prova do detran
Categories:

Prova do DETRAN 2023: Descubra o que cai na prova

A prova do DETRAN é uma das etapas obrigatórias para todos aqueles que sonham em conduzir veículos, de qualquer uma das categorias automotivas disponíveis. Porém, alguns candidatos a condutores ficam tomados pela ansiedade e isso pode dificultar um pouco no desempenho tanto da prova teórica quanto da prova prática.

Com este artigo, a Zapay quer lhe ajudar no processo de avaliação e mostrar que não há bicho de sete cabeças. Separamos dicas que podem lhe ajudar a ter um bom desempenho no resultado da prova do DETRAN, como acessar o simulado da prova do DETRAN, além de informações para as provas teórica e prática.

Afinal, o foco é um só: que você possa ficar tranquilo, realizar um bom exame e conquistar a sua carteira de motorista. Conte conosco e leia as dicas! 😉

O que cai na prova do DETRAN? 

Tem como pegar o PDF da prova do DETRAN  2021 para estudar? 

Quais são as maiores dificuldades na prova? 

O que cai na prova do DETRAN?

É de extrema importância que o condutor se prepare para o dia dos exames, tanto o teórico quanto o prático. Afinal, além de ser um processo educativo para aprender a dirigir, as aulas trazem informações essenciais para uma condução defensiva, que preserva a vida e respeito todos que fazem parte do fluxo do trânsito.

Quando chegar o momento das suas aulas teóricas, você receberá uma cartilha com o conteúdo a ser estudado e explicado aula a aula. Revisar este aprendizado em casa pode lhe ajudar a fixar ainda mais os pontos abordados nas aulas. Outra dica: observe atentamente o trânsito, sobretudo suas diversas sinalizações – isso é um exercício prático para entender o motivo dessas placas, por exemplo.

App do Detran SP simulador de prova teórica
App do Detran SP simulador de prova teórica

Para se preparar para a prova teórica do DETRAN, saiba que o conteúdo abordado é o seguinte:

  • Processo de Habilitação (Legislação de Trânsito);
  • Sinalização de Trânsito (Legislação de Trânsito);
  • Circulação e Conduta (Legislação de Trânsito);
  • Infrações e Penalidades (Legislação de Trânsito);
  • Direção Defensiva;
  • Primeiros Socorros;
  • Cidadania e Meio Ambiente;
  • Mecânica Básica.

Já no exame prático, o candidato a condutor colocará em prática todos os aprendizados das aulas (teóricas e práticas). O avaliador considerará a habilidade do aspirante a motorista, bem como sua tranquilidade para realizar os movimentos com segurança e os aprendizados para uma condução defensiva e responsável perante a todos.

Há um simulado da prova do DETRAN para fazer? 

Resposta direta e reta: sim, há simulado da prova DETRAN! =]

Para acessá-la basta que você entre no site do DETRAN do seu respectivo estado, localize a área de formação de condutores e procure pelo simulado da prova teórica.

Simulador de prova: Detran RJ

Moradores do estado do Rio de Janeiro podem acessar este endereço, por exemplo: http://simulado.detran.rj.gov.br/ . Trata-se do Simulado On-line do DETRAN RJ, que ajuda na preparação do candidato para o exame de Legislação de Trânsito. Este simulado é composto de trinta (30) questões de múltipla escolha e tem duração de sessenta (60) minutos. Cada candidato a motorista pode realizar as provas simuladas quantas vezes desejar – o importante é que a pessoa tenha um bom aproveitamento no dia do exame e, para isso, nada como estar bem preparado e treinado, não é mesmo?!

Estes simulados podem ser de grande ajuda para 1ª Habilitação (destinado àqueles que irão portar pela 1ª vez sua CNH, Carteira Nacional de Habilitação), renovação (destinado aos motoristas já habilitados) e CRCI (destinado a condutores infratores, que tiveram, por qualquer motivo, sua CNH apreendida). CRCI é a sigla para Curso de Reciclagem para Condutores Infratores.

Simulador de prova: Detran SP

Já o DETRAN SP, oferece o simulado da prova neste link: https://www.detran.sp.gov.br/simulado

No DETRAN SP, cada tipo de prova tem diretrizes específicas quanto ao tempo e ao número de questões: 

  1. 1ª Habilitação: Tempo de prova: 40 minutos. Mínimo para aprovação: 21 de 30 questões. 
  2. Renovação:  Tempo de prova: 40 minutos. Mínimo para aprovação: 21 de 30 questões.
  3. ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotor: Tempo de prova: 60 minutos. Mínimo para aprovação: 9 de 15 questões.

Dicas para passar na prova do DETRAN em 2023

Quando você, futuro condutor, for realizar a sua prova do DETRAN, sobretudo a avaliação prática, saiba que manter o foco e confiar nos ensinamentos que recebeu são alguns dos passos importantes para a aprovação.

Mas e se bater o nervosismo? E se der aquele friozinho na barriga?! Fique tranquilo, pois a Zapay separou algumas dicas que podem lhe ajudar muito no dia do seu teste de direção. Afinal, você já sabe: a Zapay é sempre uma mão na roda. Confira!

  1. Treine seus pontos fracos: quando fizer as aulas práticas, você descobrirá alguns pontos não tão fortes no seu desempenho com o carro. O que é normal para quem está aprendendo a dirigir. Procure focar nesses pontos que precisam de melhora antes de prestar a sua prova, afinal, o treinamento pode lhe conduzir até a perfeição – ou ao movimento necessário para a aprovação.
  2. Reduza a ansiedade: pode parecer difícil, mas nada como manter a cabeça fria nessas horas. Respire fundo e tente relaxar, de modo a sentir a respiração no seu corpo. Este exercício pode lhe ajudar muito com a ansiedade. Ainda: procure ter uma boa noite de sono e uma alimentação saudável e leve às vésperas e também no dia da sua prova.
  3. Tire todas as suas dúvidas com o instrutor antes da prova: não tenha vergonha de perguntas todas as suas dúvidas ao instrutor designado para lhe ensinar a dirigir. As aulas funcionam justamente para isso e elas têm um papel pedagógico importante para a formação do condutor. E não se esqueça que este profissional é especializado na legislação de trânsito, sobretudo àquilo que se direciona à CNH (Carteira Nacional de Trânsito).
  4. Estude e prepare-se para saber o que será cobrado no seu exame: esta dica vale tanto para o exame teórico quanto para o prático. Por isso é importante valorizar e se dedicar às aulas (teóricas e práticas), dialogando sempre que possível com o instrutor para sanar suas dúvidas e dificuldades. E há uma questão lógica e que pode lhe tranquilizar muito: conhecer previamente o conteúdo das provas faz com que você se sinta mais preparado, confiante e menos ansioso para a prova. E não se esqueça de acessar o “Manual de obtenção da CNH”, criado pelo DETRAN DF com leituras e complementos sobre o conteúdo da prova. Ainda: esteja atento aos detalhes do veículo no início, no meio e ao final da prova.
  5.  Conheça o carro: o veículo que você fará a prova é o mesmo que você fez as aulas práticas e isso é um ponto muito positivo. Afinal, você já conhecerá o carro que será seu parceiro no exame, o que pode lhe deixar mais confiante e mais habituado ao veículo.
  6. Seja prudente e realize as ações devagar: executar tudo sem pressa pode ser uma ação aliada no dia da sua avaliação. Afinal, você poderá pensar e agir com calma para executar todos os movimentos necessários, os quais você treinou (lembre-se sempre disso). Criar um roteiro mental para se lembrar de tudo é uma estratégia que pode lhe ajudar muito.

Tem como pegar o PDF da prova do DETRAN 2022 para estudar?

Ao acessar os simulados que constam no site dos DETRANs de todos os estados brasileiros, você terá acesso às versões mais atualizadas da prova teórica para obtenção de habilitação. O DETRAN, aliás, é o local mais confiável para você estudar para a sua prova de habilitação.

Se você fizer uma busca no Google, outros sites com simulados preparatórios para a prova teórica aparecerão também.

Quais são as maiores dificuldades na prova?

No dia da sua prova, é muito importante que você saiba administrar a sua ansiedade. E essa dica é válida tanto para a avaliação teórica quanto para a prática. Não se compare com as outras pessoas e nem considere os comentários vindos de outras experiências. Por exemplo, ficar assistindo a prova prática de outras pessoas podem lhe deixar bastante ansioso. Confio no que você estudou e praticou.

Caso você reprove em qualquer uma das duas provas, não se preocupe, pois há como refazer o exame. Este processo demanda dias específicos e novo pagamento da avaliação, mas você não perde todo o investimento feito para a sua formação de condutor. Respire fundo, repasse o conteúdo e tente novamente. Ah, e não invente truques e macetes: siga aquilo que foi aprendido durante a sua formação de condutor, afinal, as aulas são baseadas na legislação de trânsito e supervisionadas por quem entende do assunto.

Confira algumas dicas para não esquecer no dia da sua avaliação prática:

  1. Atente-se para não esquecer de sinalizar a manobra pretendida.
  2. Coloque o veículo na área balizada.
  3. Cuidado para não acionar o freio sem pisar na embreagem antes.
  4. Dirija dentro do limite de velocidade permitido.

Todos estes pontos, se não forem cumpridos com atenção e cautela podem representar faltas na sua avaliação. Portanto, preste muita atenção e procure ficar tranquilo para realizar sua prova da melhor forma possível.

Em caso de reprova, o que eu faço? 

O DETRAN SP explica os seguintes passos para candidatos que forem reprovados tanto na prova teórica quanto na prova prática:

Prova teórica

Se for reprovado na prova teórica, o candidato poderá pagar novamente a taxa de exame do DETRAN SP e remarcar a prova na unidade de atendimento onde o processo de Permissão para Dirigir está cadastrado ou pelo portal do DETRAN SP.

Prova prática

Se for reprovado no exame prático, a autoescola poderá pagar novamente a taxa de exame do DETRAN SP e remarcar a prova na unidade de atendimento onde o processo de Permissão para Dirigir está cadastrado.

Vale dizer que DETRAN SP não é responsável pelas taxas cobradas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Por isso, leia atentamente o contrato que assinará com o CFC escolhido, para tomar conhecimento de todas as condições e taxas de serviço que ele cobra.

Tem como recorrer? 

Caso o candidato não concorde com o resultado do exame prático e queira pedir revisão, o DETRAN SP sinaliza que “Não é possível reverter o resultado do exame prático de direção veicular, visto que não há elementos formais para uma revisão de resultado”.

Após terminar a prova, todo candidato deve verificar o resultado e tomar ciência. Caso tenha sido reprovado e não concordar, ele deve fazer a reclamação na hora, com o presidente da banca. 

O DETRAN salienta que recebe e averígua todas as manifestações enviadas a fim de aprimorar o exame prático e melhorar a prestação do serviço público.

Caso o candidato deseja, ele pode preencher o Formulário de Manifestação presente neste link.

Dicas para passar na prova teórica e prática do Detran

Como você já aprendeu ao longo deste artigo, algumas das principais dicas para passar na prova é procurar se manter calmo para o dia da avaliação, confiar nos seus estudos e na sua dedicação tanto nas aulas teóricas quanto práticas e respeite a legislação de trânsito.

Pensar de forma positiva no seu esforço para conquistar a habilitação pode ser um autocuidado que ajudará a afastar a ansiedade e pensamento negativos sobre a prova. Valorize sua caminhada e sempre dialogue com os instrutores sobre suas dúvidas e dificuldades.

Qual a pontuação necessária?

Para que você possa se aprovado na prova teórica, é necessário acertar 70% das questões. Ou seja, em uma prova de 30 questões, o aspirante a condutor deve acertar, ao menos, 21 das perguntas propostas.

Já na avaliação prática, é aprovador o candidato que não cometer nenhuma falta eliminatória ou não ultrapassar os três (3) pontos negativos computados, com base nos seguintes critérios: uma falta eliminatória (reprovado), uma falta grave (três pontos negativos) e uma falta média (dois pontos negativos).

Dicas da Zapay!

Dica 1: Quer pagar os seus débitos veiculares em até 12 vezes no cartão de crédito ou ainda escolher a opção que melhor caiba no seu bolso? Então, vem que a Zapay lhe ajuda! 😉 Acesse nosso site e saiba mais!

Dica 2: Aprenda aqui como marcar o seu agendamento no DETRAN SP.

Dica 3: Este conteúdo traz todas as dicas e informações importantes aos candidatos à CNH B, que permite que o condutor dirigir passos de passeio. Acesse e saiba mais! 

Dica 4: Se o que você procura são informações para tirar a sua CNH A, destinada aos motoristas aptos a conduzirem veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, e com mais de 50cm³ de cilindrada, então este é o artigo especial para você.

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e as redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *