Categories:

O que é rastreador veicular?

Rastrear um veículo é uma funcionalidade que já existe há bastante tempo. A diferença para os dias atuais, é a possibilidade de muitos detalhes fornecidos. No passado, um rastreador veicular funcionava através de sinais de rádio, e servia basicamente para identificar a área onde o veículo poderia ser encontrado. Por conta do custo elevado, era utilizado basicamente por empresas de transporte de carga ou de passageiros.

Com o avanço da tecnologia, o rastreador passou a funcionar com geolocalização, o conhecido GPS, permitindo, entre outras opções, o monitoramento em tempo real.

Por que usar um rastreador?

Um rastreador veicular é um equipamento de segurança e controle. Se você possui um rastreador em seu carro particular, por exemplo, ele pode ser rastreado por você mesmo, ou ainda pela empresa responsável pelo dispositivo.

Usar um rastreador é garantir uma probabilidade maior de encontrar o veículo em caso de furto, ou saber os locais exatos onde ele esteve, além da velocidade que trafegou. Esse último caso é bastante utilizado por empresas de transporte, que querem controlar a conduta de seus motoristas. Isso possibilita manter uma segurança maior do condutor, do veículo e das demais pessoas que utilizam a via.

Quais são as vantagens do uso do rastreador veicular?

Como dissemos no começo deste artigo, a tecnologia permitiu uma quantidade de recursos importantes, agora possíveis através de um rastreador veicular.

Entre as principais vantagens, podemos ressaltar os aplicativos domésticos, que permitem que o usuário possa manter o controle do seu veículo. Imagine que você precisou deixá-lo no estacionamento de um aeroporto, enquanto faz uma viagem de trabalho. Através do seu login, é possível saber se ele continua em segurança.

Você consegue conferir o percurso exato do veículo, após ele ter sido utilizado por uma outra pessoa. Caso algo dê errado, alguns rastreadores permitem o bloqueio do veículo à distância.

Em caso de furto, a empresa responsável pelo rastreador e que também possui acesso ao rastreamento, pode contatar autoridades, passar informações rapidamente e, em alguns casos, oferecer equipes de recuperação.

Rastreador veicular pode ajudar na segurança da família?

Pode e muito. Por todas as vantagens que citamos acima, já podemos dizer que é possível deixar sua família mais segura.

Na grande maioria dos casos, o rastreador está em comunicação direta com o computador de bordo do veículo. Dessa forma, as empresas podem não apenas auxiliar você em caso de furto, como também lhe dar assistência em caso de problemas durante uma viagem.

Se sua família faz uma viagem sem você, o acesso ao trajeto, velocidade e localização do carro, também garante que possa acompanhar tudo em tempo real.

De uma maneira um pouco mais indireta, imagine que empresas de transporte responsáveis controlam o tráfego de sua frota, garantindo maior segurança nas estradas que você e sua família compartilham.

Diferenças entre rastreamento e monitoramento

Um rastreador veicular pode oferecer ambos os serviços, assim como as empresas que os comercializam. Rastrear ou monitorar utilizam a mesma tecnologia, mas o que muda é o objetivo.

O monitoramento permite, através do GPS, acompanhar dados de rota durante o trajeto. Ou seja, informações como tempo estimado de chegada ao destino, condições do veículo e velocidade. Para empresas de transporte, isso é essencial para informar ao cliente o tempo estimado de chegada. Em casos mais particulares, como o seu e de sua família, estamos falando de acompanhamento em tempo real do que está acontecendo na viagem.

O rastreamento diz respeito, basicamente, em não necessariamente acompanhar um carro em tempo real, mas acessá-lo pontualmente, para garantir que ele chegou ao destino, ou que saiu de uma rota. Em casos de furto, quando o proprietário deu falta do veículo, ele pode acessar a empresa de rastreamento, que fará o acesso e identificará a localização exata.

Como faço o monitoramento do meu veículo?

Acabamos falando um pouco sobre isso nos tópicos anteriores, mas existem hoje duas formas básicas de monitorar e rastrear um veículo:

Você pode fazê-lo por conta própria, através de aplicativos ou acessos oferecidos pelas empresas. Tudo depende do tipo de serviço que você contrata. Existem vários tipos de empresas. Através dos acessos particulares e online, você pode monitorar e fazer uso dos pontos que levantamos como vantagens, e acionar autoridades ou a própria empresa, em caso de emergências.

A segunda é através da empresa que você contratou. Ela pode estar associada ao primeiro tópico, mas com a empresa estando responsável, pessoas são dedicadas a isso 24h por dia, ou durante uma situação especial, como uma viagem de família. É como ter alguém garantindo sua segurança, para que você possa se concentrar em outras coisas.

Em qualquer um dos casos, o rastreador é instalado em seu carro e através do sinal de geolocalização que ele emite, é possível fazer a triangulação que garante saber seu local exato, mesmo que esteja em movimento. Quando você utiliza um serviço de motoristas de aplicativo, por exemplo, e consegue acompanhar pelo celular o caminho que sua carona está tomando, é exatamente isso que está acontecendo.

A diferença é que nesse caso a geolocalização está no celular do motorista, e não no carro.

O rastreador estará sempre funcionando. No entanto, ele pode ser acessado apenas quando for ativado, como no rastreamento.


O que fazer em caso de roubo ou furto?

Em caso de roubo ou furto, algumas empresas possuem serviços de emergência e envio de equipes que farão a busca e recuperação do veículo. Outras, acionam as autoridades e comunicam a emergência.

Ao dar falta do carro e perceber o roubo, o mais importante é comunicar a empresa, que ao perceber o veículo em rota, pode simplesmente achar que é você quem o está conduzindo. Quando se utiliza aplicativos para fazer o controle por conta própria, esse alerta normalmente pode ser feito através dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *